O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se reuniu com representantes dos EUA após a tarifa de 50% imposta por Trump. Julia Lindner analisa como medida gerou tensão política e abriu divergências dentro da direita brasileira, com impacto direto na indústria e no agro.
Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00E o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como vinha dizendo o Gaier, se reuniu nesta sexta com o Gabriel Escobar,
00:07na Embaixada dos Estados Unidos, para discutir os impactos das tarifas impostas por Washington a produtos brasileiros.
00:14Esse assunto está no nosso site agora, o timesbrasil.com.br.
00:19Tarcísio disse que o aumento na sobretaxa afeta a indústria, o agronacional e também empresas americanas.
00:25Ele afirmou que vai abrir diálogo com o setor produtivo paulista para buscar soluções com base em dados.
00:32O governador declarou, é preciso negociar, narrativas não resolverão o problema, a responsabilidade é de quem governa.
00:42E essa iniciativa do governador de São Paulo não foi bem recebida por outra ala da direita.
00:48A nossa analista de política e economia, Julia Lindner, também está nessa história e traz mais informações ao vivo do Palácio do Planalto.
00:56Julia, boa tarde para você. É uma briga por protagonismo?
01:02Boa tarde, Turce, para você e para todos que nos acompanham.
01:05Claramente, esse episódio agora dessa tarifa imposta por Donald Trump ao Brasil já antecipa um pouco do debate entre a direita, pensando inclusive em 2026.
01:14Porque desde o início tem uma divergência de como a direita deve se posicionar, como a oposição deve se manifestar.
01:21E agora isso ficou mais evidente, porque Tarcísio tem sido muito pressionado, principalmente por integrantes do Palácio do Planalto.
01:27O ministro de Estado tem pressionado ele nas redes sociais por causa da tarifa imposta por Trump, tentando responsabilizá-lo por ele apoiar Trump, usar boné em apoio ao presidente americano.
01:38Então, hoje, Tarcísio tentou se esquivar disso, tentou ter essa conversa justamente com o representante americano para tentar fazer ali algum aceno de que ele faria um esforço para reverter essa tarifa.
01:50Nas redes sociais, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro e também um dos principais articuladores desse diálogo da direita com o Trump,
02:01que inclusive está nos Estados Unidos, ele se posicionou e ele deu um recado, sem citar Tarcísio, mas falou que qualquer tentativa de acordo sem um primeiro passo do regime em direção a uma democracia
02:12será interpretado como mais um acordo caracu, pois isso já foi exaustivamente tentado no passado e os americanos também conhecem essas histórias.
02:21Em outro trecho, é um texto mais longo, mas ele falou que não dá para pedir ao presidente Trump e nenhuma autoridade internacional minimamente decente para tratar uma ditadura como se fosse uma democracia.
02:33E aí, em outros pontos, ele defende a manutenção dessa tarifa imposta ao Brasil como um pré-requisito para se exigir, por exemplo, a anistia de condenados pelo 8 de janeiro.
02:44Ele fala também que sem a tarifa Moraes, que é algo que ele tem tentado dizer, tentar associar ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, não vai ter oposição no ano que vem.
02:54Enfim, dá para ver que Eduardo Bolsonaro fica numa linha mais radical na direita, na oposição, então ele defende muito esse discurso, tanto da manutenção da tarifa, como também a defesa de um discurso contrário ao Supremo Tribunal Federal.
03:08Mas a oposição aqui no Brasil tem muita dificuldade de aderir a isso. No caso de Tarcísio, por exemplo, por ele ser governador do estado de São Paulo, que é um dos mais prejudicados por essa tarifa,
03:18ele acaba sendo diretamente atacado e pode se prejudicar muito eleitoralmente, caso ele dispute tanto o governo do estado, a reeleição no ano que vem,
03:26como eventualmente essa tentativa de uma candidatura à presidência da república. Além disso, tem outros fatores ali de divergência.
03:33Tem muitos políticos que acham que seria hora de moderar o discurso, de diminuir essa tensão com o Supremo Tribunal Federal e tentar uma questão ali mais amena.
03:41Então, isso já gera muita divergência, inclusive opõe novamente, como já tem acontecido, inclusive, desde a gestão Bolsonaro, o Centrão,
03:49esses partidos que incluem, inclusive, os republicanos de Tarcísio de Freitas, com o bolsonarismo mais radical.
03:55E isso fica cada vez mais explícito e deve continuar, porque se de um lado a gente vê Eduardo Bolsonaro e outros bolsonaristas defendendo o Trump,
04:03de outro a gente tem esses integrantes da oposição se equilibrando para conseguir fazer uma defesa do Brasil e das questões brasileiras
04:13e também contra o presidente Lula, deixando de lado esse discurso de STF e mesmo os acenos a Trump.
04:20E quando o presidente Trump divulgou aquela carta enviada para o presidente Lula, comunicando sobre a nova tarifa de 50%,
04:29ele mencionou ali como um dos pontos o que chamou de censura a redes sociais no Brasil, redes que são empresas americanas.
04:37E hoje o ministro do STF, Gilmar Mendes, fez uma postagem falando sobre o uso dessas redes contra a democracia, né?
04:46É, uma mensagem que ele publicou inicialmente em português, ontem, e aí hoje ele publicou essa mensagem em inglês,
04:53realmente querendo passar essa mensagem, né, para os estadunidenses, para os americanos, de uma maneira geral,
04:59para passar um recado ali do Supremo Tribunal Federal, considerando que ele é o decano da corte.
05:03Nesse momento fica muito delicado para ter uma nota oficial do Supremo, então ficou uma mensagem ali, né, individualizada dele,
05:10mas que passa esse sentimento de desconforto da corte.
05:13Principalmente porque não é de hoje que tem alguns integrantes do governo Trump
05:18que vem ameaçando o ministro Alexandre de Moraes do Supremo de sanções,
05:22principalmente por essa atuação em relação às big techs.
05:26Recentemente também, a avaliação é que o clima piorou por causa do julgamento do marco civil da internet
05:31no Supremo Tribunal Federal, que também endurece as regras para redes sociais,
05:36então o Supremo se vê muito acuado.
05:37Nos bastidores, inclusive, alguns dos ministros acham que o governo deveria ter atuado mais firmemente com a sua diplomacia
05:44desde que essas ameaças contra a Moraes começaram para tentar dirimir essas ameaças
05:49e dirimir também esse clima muito negativo.
05:52Agora eles consideram que extrapolou tudo, né, com essa imposição das tarifas,
05:56acompanhada também da mensagem muito direta na carta que foi, né, determinada, anunciada, na verdade,
06:03a tarifa de 50% em que fala diretamente da justiça brasileira, de decisões envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
06:10Então foi uma forma dos ministros se manifestarem e tentarem passar a sua visão,
06:15não só no Brasil, mas nessa versão traduzida também para o mundo,
06:19para dizer todo o contexto que o Brasil está inserido no momento e tentar reduzir essas críticas.
06:25Mas claro que agora o diálogo vai seguir no campo diplomático, que é o meio adequado para isso,
06:30e o governo brasileiro tem tentado, né, um diálogo agora,
06:34tanto no sentido de resolver esse impasse com as tarifas,
06:37mas também resolver esse embrólio político que parece cada vez mais embolado, né, Turci?
06:42Pois é, Júlia, obrigado pela sua participação e a gente segue acompanhando daqui.
Seja a primeira pessoa a comentar