As estratégias do GP de Barcelona-Catalunha do último domingo (14) foram afetadas principalmente pelo alto desgaste dos pneus, uma vez que a Pirelli optou por disponibilizar uma gama mais macia em comparação com a temporada passada, o que abriu a possibilidade de Ferrari e outras equipes ousarem na busca por um melhor resultado. Desta forma, a pergunta que fica é: como Fórmula 1 e Pirelli podem trabalhar juntas para trazer cada vez mais imprevisibilidade às corridas?
Ainda estamos em junho, mas a chamada 'silly season' já começou e colocou o segundo assento da Haas como um dos mais cobiçados nesse momento. Rafael Câmara aparece entre os candidatos, embora tenha a concorrência de nomes da Toyota e até de Leonardo Fornaroli. Será que o brasileiro realmente tem chances de figurar na F1 em 2027?
Com apresentação de JP Nascimento e comentários de Daniel Balsa e Vicente Soella, o TTGP desta quarta-feira (17) debate esses assuntos.
Viva o melhor das corridas com o GP EXPERIENCE: https://gpexperience.tur.br
GPTV CHEGOU AO YOUTUBE: 24h da programação do nosso canal! Siga já! youtube.com/@GPTV
CHEFÃO GP! Chame os amigos e participe do Fantasy Game da F1 no GRANDE PRÊMIO: https://www.grandepremio.com.br/chefao/
Ajude o GRANDE PRÊMIO a ter cada vez mais eventos em nossa grade de programação. Contribua pelo PIX gptv@grandepremio.com.br
Faça parte da comunidade do GRANDE PRÊMIO no Reddit: https://reddit.app.link/j0s3bfZHx0b
VOTE NO GRANDE PRÊMIO no Prêmio iBest 2026! https://app.premioibest.com/votacao/canal-de-esportes/687302540
Compartilhe este vídeo: https://youtube.com/shorts/o74PfUYnD1w
Seja membro deste canal e ganhe benefícios: http://bit.ly/GPMembroYT
Notícias da F1 https://www.grandepremio.com.br/f1/
Ouça os podcasts do GRANDE PRÊMIO no Spotify: https://open.spotify.com/show/5OBbp8MzxQymoyneX4IviF
Facebook | Twitter | TikTok | Instagram | Twitch | Pinterest @grandepremio
#f1 #f12026
Ainda estamos em junho, mas a chamada 'silly season' já começou e colocou o segundo assento da Haas como um dos mais cobiçados nesse momento. Rafael Câmara aparece entre os candidatos, embora tenha a concorrência de nomes da Toyota e até de Leonardo Fornaroli. Será que o brasileiro realmente tem chances de figurar na F1 em 2027?
Com apresentação de JP Nascimento e comentários de Daniel Balsa e Vicente Soella, o TTGP desta quarta-feira (17) debate esses assuntos.
Viva o melhor das corridas com o GP EXPERIENCE: https://gpexperience.tur.br
GPTV CHEGOU AO YOUTUBE: 24h da programação do nosso canal! Siga já! youtube.com/@GPTV
CHEFÃO GP! Chame os amigos e participe do Fantasy Game da F1 no GRANDE PRÊMIO: https://www.grandepremio.com.br/chefao/
Ajude o GRANDE PRÊMIO a ter cada vez mais eventos em nossa grade de programação. Contribua pelo PIX gptv@grandepremio.com.br
Faça parte da comunidade do GRANDE PRÊMIO no Reddit: https://reddit.app.link/j0s3bfZHx0b
VOTE NO GRANDE PRÊMIO no Prêmio iBest 2026! https://app.premioibest.com/votacao/canal-de-esportes/687302540
Compartilhe este vídeo: https://youtube.com/shorts/o74PfUYnD1w
Seja membro deste canal e ganhe benefícios: http://bit.ly/GPMembroYT
Notícias da F1 https://www.grandepremio.com.br/f1/
Ouça os podcasts do GRANDE PRÊMIO no Spotify: https://open.spotify.com/show/5OBbp8MzxQymoyneX4IviF
Facebook | Twitter | TikTok | Instagram | Twitch | Pinterest @grandepremio
#f1 #f12026
Categoria
🥇
EsportesTranscrição
00:26Bom dia, amigos e amigas!
00:28Se acompanham o canal do Grande Prêmio, tudo certo com vocês?
00:31Eu sou o João Pedro Nascimento, estou aqui, mais uma edição do nosso TTGP semanal,
00:37saindo um pouquinho da minha função normal de comentarista
00:41e vindo aqui para apresentar o programa para vocês em mais uma semana.
00:45Já, já, Pedro Henrique Marum está de volta à função dele e eu retorno aos comentários.
00:51Mas a gente tem bastante coisa para falar,
00:53porque foi um fim de semana cheio do esporte a motor, bastante cheio.
00:58Vitória de Lewis Hamilton, a primeira pela Ferrari e a primeira desde aquele GP da Bélgica de 2024,
01:05que ele herdou a vitória após desclassificação de George Russell.
01:10Na pista, Hamilton não vencia desde a Inglaterra,
01:13que também em 2024 foi umas duas ou três etapas antes daquela corrida na Bélgica.
01:18E agora venceu em Barcelona, a primeira pela Ferrari, no ano em que ele também conquistou o primeiro pódio, né?
01:24Pela escuderia, algo que ele não tinha conseguido fazer ano passado.
01:28Então, depois de uma primeira temporada pela Ferrari, que tudo parecia caminhar de uma maneira muito negativa,
01:33Hamilton vive uma fase bem diferente em 2026, passa a ser falado de outra forma na Fórmula 1.
01:40Então, forma essa que ninguém falava desde 2021, o único ano, o último ano em que ele batalhou pelo título.
01:46Claro, a gente não pode ainda cravar de maneira nenhuma, pelo menos eu não cravaria de maneira nenhuma.
01:50E a Ferrari e o Hamilton estão na batalha pelo título nesse momento,
01:54mas uma vitória do heptacampeão mundial pela Ferrari,
01:58equipe que busca pela primeira vez um título desde 2007,
02:02uma coisa que não acontece desde Kimi Raikkonen,
02:04são obviamente ingredientes que preenchem tranquilamente uma semana de debate sobre a Fórmula 1.
02:11Só que o que eu quero falar com vocês aqui hoje não é especificamente Lewis Hamilton,
02:15não é especificamente a Ferrari.
02:17Eu quero falar com vocês sobre pneus,
02:20sobre as belezas das corridas da Fórmula 1 e como alcançá-las,
02:25como a gente chega, como a gente conseguiu mais uma vez disputar uma...
02:31Nós não disputamos, mas como a gente conseguiu mais uma vez assistir a uma grande corrida,
02:36pelo menos a uma boa corrida, olhando ali para a questão estratégica e tudo mais,
02:40e qual é a participação do desgaste de pneus,
02:44quero muito falar sobre isso, nessa empreitada.
02:47Porque acho que está muito claro já, e vai ficar cada vez mais claro,
02:51que a Fórmula 1 precisa realmente dar um jeito nessa questão da estratégia,
02:58porque quanto mais alternativas estratégicas ao longo do fim de semana,
03:02mais a ordem de forças da Fórmula 1 se desgasta,
03:04mais a ordem de forças da Fórmula 1 parece menos determinante para o resultado da corrida.
03:09E foi mais uma vez o que a gente viu em Barcelona.
03:11Além disso, teve vitória brasileira também por lá.
03:14E não é de Lewis Hamilton, brasileiro honorário,
03:17mas sim de Rafael Câmara, que venceu pela primeira vez
03:20na Fórmula 2, piloto da Invicta, da Academia Ferrari,
03:24e de olho em uma vaguinha da Fórmula 1 em 2027.
03:28Campeão da Fórmula 3 no ano anterior,
03:31campeão da Freca,
03:33o Rafael Câmara vem realmente caminhando ao longo do tempo
03:38de uma maneira muito dominante por todas as categorias que ele passa
03:42e de uma forma que a Ferrari realmente não tem como ignorá-lo
03:47na corrida para uma vaga na Fórmula 1.
03:48Mas como está a situação do brasileiro?
03:51A gente vai falar também sobre isso hoje.
03:53E antes de entrarmos nos nossos assuntos, de fato,
03:56tenho um recadinho da Peugeot para você.
04:02Tudo começa na pista.
04:06Onde cada milésimo importa.
04:09Cada resposta precisa ser exata.
04:12Precisamos de detalhes.
04:14Potência que surpreende.
04:17Tecnologia que antecipa movimentos.
04:21Tudo aqui foi pensado para transformar.
04:24Condução em emoção.
04:30Peugeot testado nas pistas, aprimorado nas ruas.
04:37É isso.
04:39Já estamos aqui na telinha, né?
04:41Eu, Daniel Balsa, Vicente Soella.
04:44Na produção temos Caco Caldas, Ícaro Caldas, o nosso Caco.
04:49E, claro, vocês que ajudam a gente a fazer esse programa.
04:54Não se esqueça de deixar o like, de deixar aqui o seu engajamento.
04:57Comenta com a gente também e participa do nosso TTGP de hoje.
05:02Balsa, vou te convidar a dar aí o seu destaque inicial.
05:04Depois já pode passar até para o Vissa diretamente e falar o que você gostaria de destacar ao nosso público
05:13nesse início de TTGP.
05:15Muito bom dia, boa tarde, boa noite, JP, Vissa.
05:22Eu gostaria de destacar o goleiro Vozinha.
05:25Mas como isso é um programa de automobilismo, eu vou destacar a minha editoria.
05:30Editoria da Indy.
05:31Que, mais uma vez, vemos uma certa confusão lá.
05:35Porque os motores híbridos, nessa temporada, tem dado muito problema.
05:40E, com isso, a Indy estuda, etapa a etapa, limitar a potência do híbrido.
05:47Tipo, para deixar uma margem de segurança para que não haja mais falhas.
05:52Para quem não sabe, a categoria flertou nessa sequência de corridas com as 500 milhas de Indianápolis no meio.
06:00Com mil treinos acontecendo naquela semana.
06:05Foram cinco semanas de atividades em pista, com as etapas, além das 500 milhas de Indianápolis.
06:13E aí, houve escassez de peças.
06:14Teve equipe que emprestou peça para outra equipe, por conta das falhas nos motores híbridos.
06:20E, com isso, a Indy estuda limitar essa potência para que não haja mais esse tipo de problema daqui para
06:27o final da temporada.
06:28Lembrando que a Indy já passou da metade da sua temporada.
06:30Já foram nove etapas e tem nove etapas daqui para frente.
06:39Vissa, bom dia. Pode também trazer o seu destaque para a gente.
06:44Fala, JP. Fala, Balsa.
06:46Ícaro, é um prazer estar aqui com vocês nesta quarta-feira e com todos que estão nos acompanhando nesse TTGP.
06:52O meu destaque vai para o fim de semana em Barcelona.
06:55Como o JP bem destacou, a gente vai falar rapidamente sobre isso.
06:57mais a questão dos pneus, mas eu estou curioso para ver como a Fórmula 1 vai se desenrolar a partir
07:03de agora.
07:04Eu também sou muito cauteloso ao dizer que Lewis Hamilton e a Ferrari agora, de fato, são candidatos ao título.
07:09Mas é inegável que a equipe vem em uma boa sequência.
07:13Hamilton vem em uma boa sequência.
07:14E o que destaca é que a Barcelona sempre foi uma pista em que as equipes tomaram como base, obviamente.
07:20Por ter uma pista, são uma pista de muitas características distintas.
07:23Curva de média, de alta, de baixa, retas.
07:25Então, sempre foi assim. O carro que vai bem ali, costume bem na maioria das outras pistas.
07:30Então, é um bom sinal também para a Ferrari.
07:32Sinal de que as atualizações levadas para o carro, de fato, funcionaram.
07:37Foi até bom a Ferrari ter aceitado a estratégia também, algo que não acontecia há algum tempo.
07:41É bom ver o Hamilton confortável, um carro de Fórmula 1 novamente.
07:45É sempre bom ver esses grandes nomes brigando por grandes coisas na categoria.
07:48Seja o Hamilton, seja o Verstappen, seja até mesmo o Antonelli.
07:51Que ainda não é um grande nome, mas tem tudo para se tornar um.
07:54Então, o Barcelona deixou um gostinho de quero mais na Fórmula 1.
07:57A gente começou a temporada com aquela questão de...
08:00Ah, vai dar só a Mercedes?
08:02Depois, vai dar só a Antonelli?
08:04Isso para a competitividade não é bom.
08:07A gente não gosta. A gente quer ver mais piloto disputando.
08:09Então, o Barcelona deu aquele gostinho de que é possível a Ferrari chegar.
08:12É possível o Hamilton chegar ainda mais em Antonelli.
08:15Até porque a Mercedes tem questões de confiabilidade para resolver.
08:18Só que também é muito cedo para a gente tomar qualquer decisão.
08:22Qualquer...
08:23Argumentar qualquer coisa aqui em relação ao título mundial.
08:26Até porque foi aí uma corrida.
08:27Uma corrida que é positiva para a Ferrari.
08:29Mas ainda há muita coisa para acontecer.
08:31E como o próprio Federico Vassan falou.
08:32É um ano, 2026, de muito desenvolvimento por parte das equipes devido ao novo regulamento.
08:38Então, as outras equipes podem evoluir.
08:39A Ferrari pode, daqui a pouco, retroceder.
08:42Travar em uma atualização, podemos dizer assim.
08:44Então, tem muita coisa para mudar mais.
08:46Como a gente não está tratando de se isso vai acontecer.
08:49Mas o que a gente viu na pista foi um bom sinal para a Ferrari.
08:52Foi um bom sinal para o Hamilton que se colocam ali.
08:55Apenas 41 pontos atrás de André Aquino e Antonelli.
08:58Então, é interessante a Fórmula 1.
09:00Essa perna europeia foi como ela vai se desenrolar.
09:02E o Russell, que embora tenha diminuído a sua vantagem, a sua desvantagem em relação a André Aquino e Antonelli.
09:07Ainda assim, a situação não melhorou para o lado dele.
09:10Foi muito bem na sexta, no sábado.
09:11Mas, se tudo desse certo para o Antonelli, terminaria mais uma vez atrás do jovem italiano.
09:17Então, o Russell, para mim, está muito ameaçado nessa Mercedes.
09:19Principalmente com os rumores, agora que naturalmente voltaria uma tona do Max Verstappen podendo sair da Red Bull em 2027.
09:27Então, o meu destaque inicial é só como o desenho, o cenário da Fórmula 1 mudou após o Barcelona.
09:33Para mim, o Antonelli continua favorito ao título.
09:36O Antonelli continua, e a Mercedes, os mais fortes, a principal força.
09:39Só que o cenário que o Barcelona trouxe para a Ferrari em si, para o próprio Deus Hamilton, deixa o
09:44campeonato muito mais interessante.
09:48Cara, sobre esse ponto, até para entrar nisso rapidamente, eu vou expressar a minha surpresa por ter visto isso ser
09:56pouco falado desde domingo.
09:58A derrota... O George Russell saiu da Espanha com uma derrota considerável no campeonato.
10:04Ah, porque o Antonelli abandonou e ele cortou 18 pontos na classificação.
10:10Cara, eu vou lembrar uma coisa que eu disse sobre o GP do Canadá, e que é uma pista em
10:15que o Russell costuma ir bem, e foi bem também, de novo, esse ano.
10:20Mas que o Antonelli estava tão próximo, que eu ficava pensando, que eu até fiz esse comentário aqui no TT.
10:28Talvez o Antonelli esteja comemorando ainda mais estar tão próximo do Russell em uma pista em que o Russell é
10:34bom,
10:34do que o Russell comemorar estar tão pouco à frente do Antonelli em uma pista que é a segunda vez
10:40que o Antonelli pilota na Fórmula 1.
10:41Então, e eu faço o mesmo comentário na Espanha, em uma etapa em que o Russell foi bem na sexta
10:47-feira, foi bem no sábado,
10:49tinha ritmo, estava sempre à frente do Antonelli, e principalmente que o Antonelli teve dificuldades, tá?
10:55O Antonelli teve dificuldades, ele falou sobre isso ao longo do fim de semana, mesmo assim o Russell ia perder
11:00no final.
11:00Então, assim, deu sorte, o Antonelli abandonou e tal, só que foi uma derrota considerável para George Russell, na minha
11:10visão,
11:11essa etapa da Fórmula 1 na Cataluña.
11:14Acho que uma das grandes da temporada, porque mesmo no fim de semana em que ele parecia bem,
11:19e o companheiro dele não tão bem assim, ele ia terminar atrás.
11:22Então, alarmante a situação do Russell na Mercedes, eu concordo muito com o Vissa.
11:26Mas a gente vai partir agora para o primeiro assunto do nosso programa, que é sobre os pneus.
11:31Queria falar com vocês sobre pneus da Fórmula 1, porque está escrito aqui embaixo, né?
11:36Fórmula 1 faz corrida boa sob calor na Cataluña.
11:39Segredo está nos pneus?
11:41Porque muito se reclama sobre as corridas da Fórmula 1 sempre, sempre, sempre.
11:47Se as corridas são ruins porque ninguém passa ninguém, é porque a turbulência dos carros está danificando,
11:53está prejudicando e aí tem que mudar o regulamento para os carros poderem se seguir mais próximos.
11:57Se a gente vê um monte de ultrapassagens, aí é artificial, aí é corrida ioiô, enfim, o que o povo
12:02quer reclamar.
12:03A questão aqui é, toda vez que a Fórmula 1 chega em algum lugar,
12:08em que as equipes precisam lidar com algo, não é nem desconhecido, mas algo inesperado,
12:14como um desgaste absurdo de pneus, como foi encontrado na Espanha, Barcelona,
12:18porque, assim, o calor era previsível, a pista chegou a fazer 52 graus, assim,
12:23é uma coisa, é um calor, uma taxa considerável aí de temperatura.
12:30O calor já era previsto, só que o desmanche dos pneus pegou as equipes um pouco no contrapé
12:36e aí todo mundo foi se adaptando ao longo do fim de semana,
12:38principalmente depois da sexta-feira que ficou muito claro que os pneus iam editar o ritmo da etapa.
12:44Então, assim, em etapas em que, e eu vou começar por você essa, Vissa,
12:48em etapas em que o comportamento dos pneus é mais linear e previsível,
12:54a tendência é de que a ordem de forças determine o que vai acontecer na corrida,
12:59ou seja, vantagem para a Mercedes nesse sentido.
13:02Agora, quando o imprevisível acontece, quando você precisa agir fora do linear,
13:09fora do normal, para conquistar um resultado,
13:13aí outras valências suas precisam entrar em ação.
13:16A estratégia, a capacidade de agir rápido,
13:19coisas que a Red Bull, por exemplo, dominou nos últimos anos,
13:22coisas que a Red Bull foi mestra nos últimos anos
13:25e que não tem como ser em 2026 porque não tem carro para isso.
13:28Mas a oportunidade se ofereceu para a Ferrari, Vissa,
13:31e a Ferrari foi lá, meteu três paradas, uma estratégia diferente da Mercedes
13:35que colocaria Lewis Hamilton em posição de brigar pela vitória,
13:39mesmo sem o full-core Cielo, mesmo sem o safety car virtual, perdão,
13:43o costume das 24 horas alemã, sem o safety car virtual.
13:48O Hamilton venceria? Eu estou cravando aqui?
13:50Não, não estou cravando que ele venceria porque ele teria que ultrapassar as Mercedes,
13:53repito, num calor absurdo, com pneus que se desmanchavam,
13:56mas com a previsão de ter até um segundo e meio de vantagem por volta,
14:01ou seja, Vissa, estaria na briga pela vitória.
14:05Então o que eu quero te perguntar é, o segredo estar nos pneus,
14:08deveria a Fórmula 1 esquecer um pouquinho esse negócio
14:11e focar um pouco em criar pneus que gerem corridas como a do último fim de semana,
14:18talvez pneus que se desgastem mais rápido, como a gente já viu no passado,
14:22enfim, coisas que permitam que as equipes adotem estratégias diferentes,
14:26mudem os seus comportamentos, e é claro, o pior vai ser exposto,
14:31enquanto o melhor vai levar vantagem.
14:35JP, esse é um ponto muito interessante que eu concordo com você,
14:39obviamente que quando a gente não gosta daquela corrida
14:43que é decidida apenas pela estratégia, vamos dizer assim,
14:46de que aquela equipe que ganha posição apenas no pit stop,
14:49e volta na frente, ganha corrida,
14:51obviamente nós queremos ver troca de posições na pista,
14:53e algumas corridas que são apenas pela estratégia em si,
14:57eu digo todos optam pela mesma estratégia,
15:00mas acaba que um faz o undercash do outro, vence ali nos boxes,
15:03como por exemplo pode ser Monaco, vou usar aqui, é muito chato,
15:05mas em outras pistas também acontece isso.
15:07Então, obviamente, que o pneu para mim,
15:09ele tem um fator muito importante nas corridas,
15:12que a Pirelli poderia,
15:13na verdade a Pirelli já tem tentado fazer isso há algum tempo,
15:16se a gente for lembrar do ano passado,
15:17em algumas corridas nós tivemos o C6,
15:19o composto ainda mais macio,
15:21que a Pirelli tinha essa intenção de desgastar mais,
15:24esforçar mais vida aos boxes, maior desgaste,
15:27e aí estratégias diferentes,
15:29só que ele acabou não dando certo,
15:30porque não havia tanta diferença entre o C6 e o C5,
15:33então acabou que essa ideia da Pirelli foi por água abaixo.
15:36Nesse GP de Barcelona,
15:37eu acho que a Pirelli tomou uma decisão muito boa,
15:39que foi ter uma gama mais macia em comparação com o ano passado.
15:43No ano passado nós tivemos o C1, o C2 e o C3,
15:46esse ano nós tivemos o C2, o C3 e o C4,
15:49e isso sim faz diferença,
15:50que a Pirelli queria que o pneu duro fosse um fator durante o fim de semana,
15:54e ele foi um fator,
15:55ele foi utilizado durante as corridas,
15:57algumas equipes se entenderam melhor,
15:59outras não se entenderam muito bem com os pneus duros,
16:01que de fato, os três compostos estavam sofrendo bastante ali,
16:05com a questão do calor,
16:06como você bem destacou,
16:07a temperatura de pista passou muitas vezes dos 50 graus Celsius,
16:09que é algo absurdo,
16:11então eu acho que o pneu sim,
16:13ele deve ser levado em consideração pela categoria,
16:16como uma maneira de trazer mais entretenimento para a corrida,
16:18mais imprevisibilidade para a corrida.
16:21Obviamente que também a gente fica naquela balança,
16:24porque você também não pode colocar pneus que corram ruim com risco,
16:28como no Qatar, por exemplo,
16:29que tem a questão do calor,
16:30a gente pode optar por pneus macios demais,
16:32que correm risco de causar algum acidente,
16:34tem obviamente a questão da segurança,
16:35e não é esse o ponto aqui.
16:37O ponto é que em pistas que forem possíveis,
16:39variar um pouco a gama de pneus,
16:41a Pirelli deveria fazer isso como fez em Barcelona,
16:43de novo,
16:44que optou por uma gama mais macia,
16:46em comparação com o ano passado?
16:47Precisa, eu acho que precisa.
16:49Isso tira das principais equipes a força de sempre estar,
16:53a capacidade de sempre estar ganhando,
16:55como o JP bem disse.
16:56Hoje, uma pista que é previsível,
16:58uma pista que não demanda tanto do carro assim,
17:01a gente espera que a BC seja a melhor equipe,
17:03e automaticamente vença.
17:05Em pistas como a de Barcelona,
17:07que historicamente não é uma pista que temos muitas ultrapassagens,
17:10obviamente a estratégia sempre é um fator,
17:12e os pneus, consequentemente,
17:14também são sempre um fator importante.
17:16E apenas em pistas com o Barcelona,
17:18apenas com as opções que foram dadas pela Pirelli,
17:20que a gente viu, por exemplo,
17:21a Ferrari ousando com o Deus Hamilton,
17:23largando com os pneus macios,
17:24enquanto a Mercedes estava com os pneus médios.
17:26E mesmo que a Hamilton não tenha conseguido fazer aquilo que desejava,
17:29que era largar com os pneus macios,
17:31melhor tração,
17:31assumir a liderança,
17:32mesmo a gente ficando na segunda posição,
17:34a Ferrari conseguiu mexer os pauzinhos na estratégia,
17:37para dar uma vantagem competitiva absurda no fim,
17:40mesmo que voltasse atrás das Mercedes,
17:43e até o Llanos Morse já voltaria,
17:44bem provavelmente conseguiria vencer essa corrida,
17:47então a Ferrari conseguiu ousar,
17:49por causa dos pneus que foram disponibilizados.
17:51Se fosse a mesma gama do ano passado,
17:53a Mercedes teria mais facilidade,
17:55talvez essa mudança toda,
17:57essa surpresa toda que foi a Ferrari,
17:59a gente não teria visto nessa temporada.
18:01Então eu acho que o pneu deve ser levado em consideração,
18:03eu acho que sempre que possível,
18:05quando não for trazer algum risco à segurança dos pilotos,
18:08a Perioli deve decidir algumas opções,
18:10mudar opções de composto,
18:12talvez até como fez no ano passado,
18:14que apulava um composto,
18:15C2, C3, pula o C4,
18:17e disponibiliza o C5.
18:18Eu acho que precisa sim ter essa variação,
18:21para forçar as equipes a pensar em estratégias diferentes,
18:24e forçar os pilotos também a economizar pneu,
18:26ou decidir quando pode forçar o pneu,
18:28eu acho que isso também faz parte da corrida.
18:31E aí, nesses casos,
18:32a corrida não seria definida apenas por estratégia,
18:35por ultrapassagem nos boxes,
18:36mas também por desempenho em pista,
18:38e por ultrapassagens na pista,
18:40que é o que nós gostaríamos de ver.
18:42Então eu acho que é um fator que sim,
18:43a PPL deve sim explorar mais vezes na Fórmula 1,
18:47que vai trazer um diferencial.
18:48Até porque,
18:49quando a gente fala de economizar pneu,
18:51a gente fala de calor,
18:52eu acho que você tira também a força da principal equipe.
18:55A Ferrari, por exemplo,
18:56teve um truque na sua roda ali,
18:58para conseguir gerenciar melhor o pneu em Barcelona.
19:01Isso é método da Ferrari,
19:03que em qualquer outra pista,
19:05e em qualquer outros pneus,
19:06talvez disponibilizados,
19:07não seria possível a Ferrari tirar proveito disso.
19:10Então eu acho que a PPL pode explorar,
19:12e explorando,
19:13deixa o caminho mais aberto também,
19:15para outras equipes vencerem na temporada de 2026.
19:20Concordo muito com o que o Vissa disse,
19:21e lembrando que no passado,
19:22por exemplo,
19:23a McLaren tinha aquela tecnologia absurda de resfriamento,
19:26nos pneus e tal.
19:28Então assim,
19:28mais um exemplo de como,
19:32esse tratamento aos compostos,
19:33ele é uma parte importante da Fórmula 1.
19:36Fausta,
19:37eu gostei muito do que o Vissa falou,
19:39no sentido de ultrapassagens de pista,
19:42porque,
19:43quando eu puxo esse tema,
19:45quando eu começo a falar aqui sobre os pneus,
19:47eu estou me referindo a ultrapassagens na pista mesmo.
19:50Não necessariamente em trocas de pneu,
19:52em pit stop e tal,
19:53porque isso aí realmente,
19:54é claro,
19:55é algo oferecido por esse tipo de corrida,
19:59mas que não é exatamente o que a gente está buscando aqui.
20:02E nesse fim de semana,
20:03a gente teve Fórmula 1 e Fórmula 2,
20:05a Fórmula 3 também correu,
20:06mas eu queria só fazer um paralelo aqui,
20:09que na Fórmula 1 e na Fórmula 2,
20:10aconteceu uma coisa muito interessante.
20:12Primeiro pela Fórmula 2,
20:14a Invicta deixou o Rafael Câmara na pista,
20:16estou falando da corrida principal,
20:17claro,
20:17deixou o Rafael Câmara na pista,
20:19esticando com pneus a gasto,
20:21enquanto outros pilotos com pneus mais novos
20:23já tinham parado
20:24e iam cortando o caminho para ele.
20:27Em particular,
20:28a Gabriela Miny e Alexander Dano,
20:30se não me engano.
20:30O Nicola Tzolov estava com um composto diferente.
20:33E a Invicta foi deixando o Rafael Câmara na pista,
20:36a ponto de,
20:36quando parou o brasileiro,
20:38ele voltou em terceiro,
20:39se não me engano,
20:40e precisou ultrapassar
20:42tanto o Miny quanto o Dano
20:43para conseguir a vitória.
20:46E conseguiu,
20:46porque tinha muito mais pneu do que eles,
20:48tinha umas 10 voltas de pneu a mais do que eles
20:50e conseguiu.
20:51Mas a gente viu a batalha acontecer na pista.
20:53Na Fórmula 1,
20:54a coisa ia ser igual.
20:56A diferença seria que
20:58o Hamilton faria uma parada a mais do que os outros,
21:01enquanto o Rafael Câmara
21:02estava fazendo só uma parada,
21:03igualmente a estratégia geral.
21:05Mas essa é a única diferença.
21:07O fato é,
21:08a Ferrari deixa o Hamilton na pista,
21:10deixa ele esticar,
21:11deixa ele esticar,
21:12e quando parasse o Hamilton,
21:14ele ia voltar atrás dos carros da Mercedes
21:16e potencialmente até do Norris.
21:18E teria que recuperar essa...
21:20Eu não lembro exatamente a desvantagem
21:22que ele estava para o Norris,
21:23mas eu acho que voltaria atrás do Norris.
21:24E aí teria que ultrapassar esses três carros
21:26para brigar pela vitória.
21:27Nas mesmas condições,
21:28com pneu muito melhor
21:29do que esses carros à frente dele.
21:31Enfim,
21:32condições muito melhores
21:33para buscar esse ritmo.
21:34a estimativa é de que os carros
21:36tenham perdido 0,15 segundo por volta
21:39devido ao desgaste de pneus.
21:40Então, ele teria...
21:42A medição ali feita pela Ferrari
21:44é que ele teria quase um segundo e meio
21:46de vantagem por volta
21:47em relação aos outros.
21:49Aconteceu a mesma coisa,
21:50uma coisa parecida nas duas corridas,
21:52só quis fazer esse paralelo aqui
21:53para te perguntar.
21:55Você acha que os pneus,
21:57eles...
21:58Deveria haver,
21:59como o Vissa disse,
22:00uma atenção maior da Pirelli
22:02em relação ao desenvolvimento desses pneus,
22:05mas a gama escolhida
22:07para as etapas,
22:08justamente para que a gente
22:09possa viver corridas
22:10como a desse último fim de semana?
22:13Priorizar corridas
22:14de duas a três paradas
22:16ao invés de provas com uma só.
22:18E se isso não for possível,
22:19talvez pensar em pneus
22:20que se desgastem mais rápido.
22:21Eu queria saber a sua opinião.
22:23Ah, sem dúvida.
22:24Eu concordo totalmente,
22:26viu, JP?
22:27Eu acho que...
22:28Primeiro que
22:29quando a gente fala de...
22:32Quando a gente vai falar
22:33dessa questão do pneu,
22:34eu penso que assim,
22:35o pneu precisa ser um desafio.
22:37Eu acho que quando a gente
22:38vê as corridas anteriores
22:40com uma parada somente,
22:42a gente vê uma corrida
22:44entre aspas simples, né?
22:46Você vai, faz uma parada,
22:48resolveu.
22:49E a gente vê uma corrida
22:50muito mais dinâmica dessa vez.
22:52E com relação ao autodesgaste,
22:55faz com que o piloto
22:56tenha que gerenciar.
22:57A equipe tem que, digamos assim,
23:00fazer uma análise volta a volta, né?
23:02Pra ver se de repente
23:03não tem um plano B, um plano C.
23:05Quando a gente vê uma corrida
23:08de uma parada e a equipe
23:09falando de um plano B,
23:10é basicamente mudar uma volta aqui,
23:13outra colar,
23:14em vez de colocar um pneu duro,
23:18colocar, largar de macio
23:21e colocar um duro depois,
23:22ou sair de médio,
23:23arrastar um pouco
23:25pra usar um período menor
23:26o duro no fim,
23:28e por aí vai.
23:30Eu acho que a Fórmula 1
23:31tem que pensar nesse ponto.
23:33Eu acho que o pneu,
23:34ele precisa ser um desafio
23:35para os pilotos, né?
23:37Eu acho que a gente vê
23:39ultimamente algo muito,
23:40entre aspas, controlado
23:41por conta da maioria das corridas
23:44serem uma parada somente.
23:47Se não, como você disse,
23:49JP, uma corrida com duas ou três paradas,
23:52se tiver uma gama de pneus
23:54que faz com que as equipes pensem,
23:57olha, não sei se aqui é uma parada ou duas,
23:59isso já vai mudar bastante
24:01o dinamismo das corridas, né?
24:03Já vai proporcionar uma situação
24:05como essa do Hamilton,
24:07de parar uma vez a mais
24:09e ter um ritmo melhor.
24:11Óbvio, veio o virtual safety car
24:14e praticamente matou a charada.
24:17Deu a condição ideal,
24:19perfeita para o Hamilton
24:20voltar à frente.
24:22Aí fica aquela questão,
24:24óbvio que ele ia voltar
24:25muito mais rápido,
24:26mas a gente sabe que
24:27ele voltou de cara para o vento
24:29é um tipo de desempenho.
24:31Ele voltando atrás dos carros,
24:32é óbvio que os primeiros
24:34com uma diferença muito grande
24:36entre a durabilidade dos pneus,
24:41ele ultrapassaria mais fácil.
24:43Só que, óbvio,
24:44você andando atrás de um carro,
24:45você desgasta mais
24:47os seus pneus dianteiros.
24:49Então, como que seria
24:50o comportamento dele
24:51quando ele fosse chegar
24:52nas Mercedes?
24:53Esse é um outro ponto.
24:54Seria uma outra...
24:57Agora, a discussão seria uma...
25:01Levemente alterada, digamos assim.
25:03Mas seria interessante.
25:04De todo modo,
25:05eu acho que esse tem que ser o caminho
25:07à Fórmula 1, junto com a Pirelli,
25:10eles pensarem nessa questão esportiva.
25:15É óbvio que uma fabricante de pneus,
25:16ela queria que o pneu fosse
25:18o mais durável possível,
25:20mas eu acho que hoje o público
25:22tem muita maturidade para separar
25:24o que vai para a rua
25:26e o que está dentro da pista.
25:28Que o produto Fórmula 1,
25:30ele é muito mais entretenimento
25:33do que propriamente vender aquela imagem
25:37de que você faz um pneu que não acaba nunca.
25:40Eu acho que isso é...
25:42Hoje, hoje, é bem mais separado,
25:46o pista com rua,
25:49do que era, por exemplo, anteriormente.
25:52Então, eu acho que esse tem que ser
25:54definitivamente um caminho
25:55para melhores corridas na Fórmula 1.
25:59Justo.
26:00Na minha introdução,
26:03eu nem comentei
26:03que o Safety Car Virtual entrou
26:07e afetou a estratégia da Ferrari,
26:10mas não seria tão cansado
26:11de saber disso.
26:13Bom, eu vou partir
26:14para o nosso segundo assunto
26:16do programa de hoje
26:17porque eu acho que é importante
26:18que a gente fale com tranquilidade
26:20sobre Rafael Câmara.
26:23Vocês vão ver o GC aparecer
26:25na telinha aí em breve,
26:26a imagem do Rafael Câmara.
26:28O que aconteceu foi o seguinte,
26:30o Câmara venceu a primeira corrida dele
26:32na Fórmula 2.
26:33E, assim,
26:34o Rafa tem tido alguns problemas
26:36na temporada,
26:37ele não está entre...
26:39Ele acabou de voltar
26:40a se colocar
26:41entre os primeiros colocados
26:42da categoria.
26:43Fez 25 pontos com a vitória,
26:45mais a pontuação
26:46do dia anterior, né?
26:47Terminou o ponto
26:48nas duas corridas.
26:50Bals, eu vou começar
26:51essa por você
26:51para a gente inverter
26:53aqui um pouquinho
26:54a nossa ordem.
26:57Tudo bem, beleza.
26:58Rafael Câmara não está...
26:59Não é o primeiro colocado
27:00da Fórmula 2,
27:01ele não é...
27:02Ele tem vivido
27:03uma temporada
27:04com alguns erros aqui e ali,
27:05Monaco foi o maior deles.
27:07Mas, cara,
27:08acho que, assim,
27:09sendo sincero,
27:10na minha opinião,
27:11o Câmara me parece
27:12que até nos erros
27:13comete erros
27:15de alguém
27:15que tem um nível
27:17muito acima.
27:17Comete erros
27:18que eu já vi
27:19campeões mundiais
27:20cometerem
27:21por excesso
27:23de arroz
27:26ou de...
27:26Todo piloto comete
27:27esse tipo de erros.
27:29a questão do Rafael Câmara
27:30para mim
27:31é que em toda
27:32categoria que ele chega
27:33ele é protagonista,
27:35ele briga por título,
27:36ele se coloca
27:36entre os primeiros.
27:37Não importa
27:38quantos pilotos
27:39naquele grid
27:40tenham mais
27:41adaptação do que ele,
27:42conheçam mais o carro,
27:43estejam mais adaptados
27:44aos pneus.
27:45E nesse fim de semana
27:46o Câmara
27:47deu uma demonstração
27:48e Monaco também.
27:49E Monaco também
27:50porque eu sou totalmente
27:51contra a gente
27:52detonar o fim de semana
27:53de um piloto
27:54por causa de um erro.
27:55O erro foi muito grave.
27:56Custou a corrida,
27:57eu concordo.
27:57Mas a gente está falando
27:58de uma categoria de base.
27:59Se fosse um piloto
28:00brigando pelo título
28:01da Fórmula 1
28:01eu acho que deveria ser
28:03não é massacrado o termo aqui
28:05mas uma coisa desse tipo.
28:06Eu concordaria
28:07com essas críticas fortes.
28:09A gente está falando
28:10de uma categoria de base.
28:12Olhem para André
28:13aqui e me Antonelli.
28:14O mais importante
28:15não é ser campeão
28:16da Fórmula 2.
28:17É mostrar na Fórmula 2
28:18que você pode ser campeão
28:20da Fórmula 1.
28:21E eu acho que
28:22Rafael Câmara
28:23vem mostrando
28:24que é material
28:25como se diz
28:26em inglês
28:27é o material
28:28de um campeão mundial.
28:30Digo aqui
28:31algo que
28:32o Vissa sabe
28:33porque eu acho
28:33que a gente já trocou
28:34essa ideia
28:34em programas anteriores.
28:36Em 2022
28:36aqui no Grande Prêmio
28:38eu apostava
28:39em Rafael Câmara
28:40como o próximo
28:41brasileiro na Fórmula 1.
28:42O Bortoleto furou
28:43essa fila.
28:44Eu achava
28:44naquela altura
28:45do campeonato
28:46eu achava
28:46que não ia dar
28:46para o Bortoleto.
28:47Só que quando
28:48o Bortoleto chega
28:49na Fórmula 3
28:49ele se torna
28:50um piloto
28:51assim
28:51diferente.
28:52O Bortoleto
28:53tem um salto
28:54de patamar
28:54na Fórmula 3
28:55e que
28:56é campeão
28:57na Fórmula 3
28:57campeão
28:58na Fórmula 2
28:58a partir dali
28:59ficou muito claro
28:59que ele seguiria.
29:02Mas
29:02na minha visão
29:03e não tem como
29:05a Fórmula 1
29:052027
29:06não ter um espaço
29:07para a Rafa
29:08Câmara
29:08que é
29:09para mim
29:09não é por ele ser brasileiro
29:10mas para mim
29:11é o grande
29:12próximo talento
29:13a despontar
29:15no automobilismo.
29:16Queria saber
29:16o que você pensa.
29:18Assim JP
29:19eu concordo
29:21com você
29:21eu acho que tem
29:22às vezes
29:23muita gente
29:23que traça um paralelo
29:26com o André
29:26Aquimi e o Antonelli
29:27porque basicamente
29:29em dado momento
29:30eles foram contemporâneos
29:31na base
29:32o Antonelli
29:33já está na Fórmula 1
29:34então no ano
29:34que o Antonelli
29:35estreou na Fórmula 1
29:36o Câmara
29:37estava na Fórmula 3
29:39eu acho que
29:40assim
29:40maturidade
29:41a gente
29:42não tem muito
29:43o que comparar
29:44eu acho que
29:45realmente
29:45o Câmara
29:46digamos assim
29:47é um talento
29:49de maturidade
29:49mais tardia
29:51com hoje
29:51uma Fórmula 1
29:52tão precoce
29:53vendo o Antonelli
29:55com 19 anos
29:56despontando
29:57por um título
29:58um Verstappen
30:00que entrou na Fórmula 1
30:01com 16
30:01mas eu assino
30:02embaixo
30:03o que você disse
30:04quando você
30:05olha o cenário
30:06e pensa
30:07num próximo piloto
30:08para entrar
30:09na Fórmula 1
30:10a gente está falando
30:11de uma dupla brasileira
30:13óbvio que o Câmara
30:14está aqui
30:15também muito
30:16por ser brasileiro
30:17mas no geral
30:19no geral
30:20por talento
30:21o próximo da fila
30:23numa Fórmula 1
30:24seria o Câmara
30:25mesmo
30:26eu olho assim
30:27para o cenário
30:28da Fórmula 2
30:28eu acho que tem
30:30por exemplo
30:31um Gabriel Emini
30:32que tem essa condição
30:33de entrar na Fórmula 1
30:34mas eu não vejo ele
30:36hoje
30:37tão pronto
30:38quanto o próprio Câmara
30:39o Câmara
30:40é aquele cara
30:41que
30:41aí
30:42eu traço um paralelo
30:44por exemplo
30:44com o Berman
30:45o Berman
30:45numa Fórmula 2
30:46ele
30:47em termos de resultado
30:49ele não teve resultados
30:50brilhantes
30:51assim
30:52mas é uma aposta
30:53da Ferrari
30:54porque talento
30:55ele mostrou
30:55mostrou maturidade
30:57e por aí vai
30:58e quando chegou
30:59na Fórmula 1
31:00agora na Fórmula 1
31:01para mim é nítido
31:02e claro
31:02que hoje
31:03ele é o melhor piloto
31:04da Haas
31:05no ano passado
31:06ele enfrentou
31:07um certo tipo
31:07de dificuldade
31:08mas depois
31:09com o progresso
31:10do carro
31:11ele teve desempenho
31:12bem melhor
31:13do que o Ocon
31:14e aí
31:15até falando
31:16no Ocon
31:17é óbvio
31:18que o Ocon
31:19pesa a experiência
31:20mas assim
31:20ele está
31:21numa curva descendente
31:23bem acentuada
31:25enquanto o Câmara
31:26ele mostra
31:27um serviço
31:28um trabalho
31:29bem interessante
31:30na Fórmula 2
31:30como você disse
31:31errou em Mona
31:35para mim
31:35é emblemático
31:36o erro
31:37que ele teve
31:37na Austrália
31:39mas
31:39que acabou
31:41pegando a sujeira
31:42digamos assim
31:43foi aquele erro
31:44que o cara
31:45estava tentando
31:45ele estava indo
31:46para cima
31:46tentou ultrapassar
31:47pegou a sujeira
31:48perdeu algumas posições
31:49porque aí
31:50o pneu
31:51ficou bem
31:52bem sujo
31:53e quantas vezes
31:54a gente já viu
31:55na Fórmula 1
31:56ao longo dos anos
31:57o cara que tentou
31:58uma ultrapassagem
31:59pegou sujeira
32:00e também perdeu posição
32:02e quantas vezes
32:03a gente fala
32:03poxa
32:04se fulano
32:05fizesse isso
32:06teria um futuro
32:07bem melhor
32:09porque é melhor
32:09o cara errar
32:10tentando
32:11do que se acomodar
32:12sendo parte
32:12perfeito
32:13então
32:13para mim
32:15o Câmara
32:17hoje
32:17eu não digo
32:19que assim
32:20se hoje
32:20der um carro
32:21de Fórmula 1
32:21para o Câmara
32:22ele está pronto
32:22não
32:23eu não acho
32:23mas eu acho
32:24que ele está
32:24no caminho certo
32:25e você vê
32:26o grau de maturidade
32:27e ascensão dele
32:29para mim
32:29está imperfeito
32:30para que termine
32:32a temporada
32:32de 2026
32:33é óbvio
32:34tem pré-temporada
32:35e aí em 2027
32:36ele chega
32:37como um piloto
32:38pronto
32:38para fazer
32:39um bom papel
32:40na Fórmula 1
32:42nossa
32:43eu concordo
32:43muito com isso
32:44que o Balsa falou
32:45é muito comum
32:46porque fulano
32:47deveria ter
32:48o Norris
32:49deveria ter sido
32:50mais arrojado
32:51deveria ter
32:51aí quando o cara
32:52faz e erra
32:53aí ele é criticado
32:55ah não
32:55mas tem que ter
32:56maturidade
32:57tem que botar
32:58a cabeça no lugar
32:59isso aí
32:59eu concordo
33:00isso é muito complicado
33:02mas Fissa
33:03vamos lá
33:03eu vou trazer
33:04uma verdadeira
33:05salada aqui
33:06para a gente
33:07finalizar esse tema
33:08porque eu quero
33:09falar com você
33:10da salada
33:11Haas
33:14o tema ainda é
33:15Rafael Câmara
33:16tá pessoal
33:16então vocês vão entender
33:17onde eu vou chegar aqui
33:18a Haas tem dois pilotos
33:20na Fórmula 1
33:20hoje
33:20Oliver Berman
33:21e Esteban Ocon
33:22se a gente olhar
33:24para as duas vagas
33:24da Haas
33:25a gente pode
33:26a gente entende
33:27que uma delas
33:27uma delas
33:28é da Ferrari
33:29uma delas
33:30é da Ferrari
33:30é um acordo
33:31ali
33:32a Haas anda
33:33de motores
33:34Ferrari
33:34tem a questão
33:35das
33:36hoje em dia
33:37não é mais tão dependente
33:38da Ferrari
33:38como era antes
33:39tem a parceria lá
33:40com a Toyota
33:40que eu já vou chegar nisso
33:41mas
33:42o Oliver Berman
33:44preenche a cota
33:45Ferrari
33:46da Haas
33:46essa que é a verdade
33:47e ali tem
33:48o Esteban Ocon
33:49uma decisão
33:50da própria equipe
33:52um piloto
33:52extremamente experiente
33:53como disse o Balsa
33:54inclusive vencedor
33:55de corrida
33:55na Fórmula 1
33:57só que
33:58também tem
33:59uma coisa chamada
34:00Toyota
34:00a Haas
34:02carrega
34:03o TGR
34:04ali da Toyota
34:04Gasuracing
34:05no carro
34:05e não é à toa
34:06existe uma parceria
34:07forte entre as duas
34:08inclusive de criação
34:10de programa
34:11e desenvolvimento
34:12de pilotos
34:12com intercâmbio
34:14de pilotos
34:15japoneses
34:15e não japoneses
34:17o Shotsuboi
34:18o Hitomo Miyata
34:20teve mais gente
34:21até o Roman
34:23Grangean
34:23apareceu lá
34:24para testar carro
34:25como despedida dele
34:26na Fórmula 1
34:27a Haas
34:27ofereceu o teste
34:28para o Leonardo
34:28Fonaroli
34:29atual campeão
34:30da Fórmula 2
34:31campeão da Fórmula 3
34:32no ano anterior
34:33então a Haas
34:34ela vive uma saladona
34:35porque é uma equipe
34:36que tem direito
34:37óbvio
34:38de contratar o piloto
34:39mas ela tem a influência
34:40da Ferrari
34:41que a gente já conhece
34:42há anos
34:43e agora ela tem a influência
34:44da Toyota
34:44que também quer emplacar
34:46um cara ali
34:47fala-se até na possibilidade
34:48de Yuki Tsunoda
34:49que é apadrinhado
34:50pela Honda
34:51mas que obviamente
34:52faria de tudo
34:53para voltar ao grid
34:54da Fórmula 1
34:55e acho que se a Toyota
34:56tiver disposição
34:57de atrás
34:58certamente o Tsunoda
34:59não pensa duas vezes
35:01então assim
35:02só que eu já citei
35:03três nomes
35:04já citei Tsunoda
35:05Fornaroli
35:06e Rafael Câmara
35:07eu queria saber de você
35:09como você enxerga
35:11o fato
35:12primeiro
35:13de que a Haas
35:14tem a vaga
35:15mais disputada
35:16da Fórmula 1
35:162027
35:17neste momento
35:18porque Esteban Ocon
35:19está aí
35:19na disputa
35:20vou falar aqui
35:21em segredinho
35:22Esteban Ocon
35:23é um dos pilotos
35:23que eu mais gosto
35:24a nível pessoal
35:26Esteban Ocon
35:26não briga pelo título
35:27então ninguém vai se irritar
35:29com isso
35:29é um dos pilotos
35:30que eu mais gosto
35:30a nível pessoal
35:31na Fórmula 1
35:33talvez o que eu mais gosto
35:34então
35:36eu acho
35:36eu sempre achei
35:37o Ocon um pilotaço
35:38é muito bom mesmo
35:40um cara que
35:40no ápice
35:42incomodaria campeões mundiais
35:44se tivesse o mesmo equipamento
35:45mas o que o Balsa falou
35:47se impõe
35:47é uma curva descendente
35:50vertiginosa
35:51o que o Ocon
35:52eu não imaginei
35:52ver o Ocon
35:53despencando em ritmo
35:54do jeito que ele
35:55despencou atualmente
35:56eu quero saber de você
35:58como você enxerga
35:59essa salada toda aí
36:00esse cenário
36:01da Haas
36:02para 2027
36:03e o que o nosso título
36:04diz aqui
36:05as chances reais
36:06de Rafael Câmara
36:07estar na Fórmula 1
36:08no ano que vem
36:10então JP
36:11foi até um ponto interessante
36:12você ter falado
36:13sobre isso na pergunta
36:14primeiro porque
36:15só falando
36:16o Rafael Câmara
36:16ensina a Fórmula 2
36:17para mim é indiscutivelmente
36:18o melhor piloto do grid
36:19não tem nenhuma discussão
36:20quanto a isso
36:21e aí eu acho
36:22que ele paga muito mais
36:23pelos erros dele
36:24do que pela falta
36:25de talento
36:26porque se olha
36:27para o Rafael Câmara
36:27o que a gente pode
36:28criticar dele
36:29na Fórmula 2
36:30ah forçou demais aqui
36:31no Canadá
36:32não precisava ter forçado ali
36:34na corrida principal
36:35perdeu um top 3
36:36mas um top 5 garantido
36:38ali em Mônaco também
36:39ficaria em segundos
36:40estaria mais em cima brigando
36:41mas cometeu um erro
36:42isso tudo para mim
36:43como vocês bem disseram
36:45eu concordo plenamente
36:46é bom
36:47o que o piloto
36:47seja arrojado
36:49mas se há alguma coisa
36:50para entre aspas
36:51consertar no Rafael Câmara
36:53é a mentalidade
36:54é a cautela
36:55que isso é natural
36:56de qualquer piloto talentoso
36:57é melhor você trabalhar
36:58isso em um piloto
36:59porque há um conserto
37:01na parte mental
37:02de ser mais cauteloso
37:04do que se o problema
37:05fosse na pilotagem
37:06porque pilotagem não adianta
37:07quem não tem pilotagem
37:08quem não é talentoso
37:08jamais será talentoso
37:09Rafael Câmara é
37:11e o mais importante
37:11ele já tem que é o talento
37:12a parte mental
37:13quando chegar na Fórmula 1
37:15não for mais trabalhado
37:16ele vai ganhar isso
37:18a gente tem que lembrar
37:18do Max Verstappen
37:19no início
37:20era bem arrojado
37:21e era bem precipitado
37:22muitos até falavam
37:23que o Verstappen
37:23era o perigo
37:24para a Fórmula 1
37:24lá em 2016
37:262017
37:27o Hamilton
37:27também quando começou
37:28pouca gente lembra
37:29mas o Hamilton
37:30também fazia
37:30algumas loucurinhas
37:31lá no início
37:32da sua carreira
37:33na Fórmula 1
37:33embora sempre tenha sido
37:34talentoso
37:35e esses pilotos
37:36com o tempo
37:36foram obviamente
37:37mudando
37:38amadurecendo
37:39e isso acontece
37:39também com o Rafa Câmara
37:40isso tende a acontecer
37:42com o Rafa Câmara
37:43porque tem talento de sobra
37:44então para mim
37:45sendo campeão ou não
37:46da Fórmula 2
37:47é o melhor piloto
37:48disparado do grid atual
37:49da categoria
37:50embora tenhamos
37:50alguns outros bons nomes
37:51ali também
37:52enfim
37:52em relação
37:53a vaga na Raiz
37:54primeiro
37:55eu concordo com o JP
37:57eu acho que o Copom
37:58é um baita piloto
37:58sempre achei também
37:59um baita piloto
38:00mas eu acho
38:01que ele vai rodar
38:02na Raiz
38:02eu acho que ele
38:03a não ser que tenha
38:04uma transformação
38:04muito grande aí
38:05que deu uma volta por cima
38:06tremenda até o fim do ano
38:08eu acho que o Copom
38:09já perdeu essa vaga
38:10na Raiz
38:11para onde ele vai
38:12é outro assunto
38:13é outra história
38:13mas na Raiz
38:15eu acho que já
38:15o bonde dele
38:16está passando
38:17por culpa dele
38:18essa queda aí
38:19inexplicável também
38:20não consigo muito entender
38:21por que essa queda
38:22tão grande na carreira dele
38:23mas o Copom
38:24para mim
38:24está afadado
38:26a ser tirado
38:26da Raiz
38:27que descobriu
38:27ali no Oliver Berman
38:28o seu mais novo líder
38:29é mais novo
38:31mas já é experiente
38:32também
38:32o Oliver Berman
38:33não é mais um novato
38:34bobo
38:34tem experiência
38:35sim
38:35para liderar a Raiz
38:36principalmente
38:37olhando para 2027
38:38em diante
38:39visto que não vai ter
38:40uma vaga na Ferrari
38:41com o Hamilton
38:42no barco central
38:42é claro que já renovou
38:43o contrato
38:44enfim
38:44então o Berman
38:45permanecendo por lá
38:46eu acho que a Raiz
38:46já viu no Berman
38:47alguém que pode liderar
38:49independentemente
38:49de quem seja
38:49seu companheiro de equipe
38:50e isso é ruim
38:51para o Esteban Ocon
38:52e aí olhando para
38:54a salada de nomes
38:56que você trouxe aqui
38:57eu gostei que você
38:58pontuou isso
38:59por quê?
38:59porque para mim
39:00o grande
39:02a grande pedra
39:04no sapato
39:04o Rafa Cameron
39:05conseguiu uma vaga
39:06na Raiz
39:06é realmente
39:07essa parceria
39:07da Raiz
39:08com a Toyota
39:08eu acho que
39:09esse é o grande problema
39:10porque se a Raiz
39:11tivesse força
39:12ainda totalmente
39:12dependente da Ferrari
39:14tivesse aquela
39:15parceria como era
39:16até poucos anos
39:17com a Ferrari
39:17eu acho que
39:18essa vaga
39:19estaria muito mais segura
39:20para o Rafa Cameron
39:21só que
39:22a cota Ferrari
39:23no dia de hoje
39:24como você bem destacou
39:25também gostei desse tema
39:25cota Ferrari
39:26já está sendo ali
39:28completada
39:29já está sendo ali
39:30a subida pelo Oliver Berman
39:31então
39:32com a parceria da Toyota
39:33ficando cada vez mais forte
39:34nós temos o nome da Toyota
39:35ali
39:36no nome oficial da equipe
39:37TGR
39:38lá
39:39a Toyota Gas Racing
39:41no nome da equipe
39:42da Raiz
39:42há uma parceria técnica
39:43por trás
39:44há especulações
39:45de que a Toyota
39:46quer voltar
39:47ficar mais ativo
39:47na Fórmula 1
39:48por meio da Raiz
39:49e aí temos os pilotos japoneses
39:51tem o Yuki Tsunoda
39:51ali reserva da Red Bull
39:53tem o Ryu Irakawa
39:54também
39:54tem o Shotsuboi
39:55também
39:55então tem o Leonardo
39:57Fornaroli
39:57da McLaren
39:58que vai testar
39:59hoje se eu não me engano
40:00testou com a Raiz
40:03também
40:03fez um convite a ele
40:04para fazer um teste
40:06com a Raiz
40:06então a Raiz
40:06está buscando opções
40:08ele tem uma salada
40:09imensa de nomes
40:10pode falar
40:12desculpa interromper
40:12mas até para acrescentar
40:14no seu ponto
40:14você pode até falar
40:15sobre isso
40:15o Fornaroli
40:16ele também é um
40:18ele também é um termômetro
40:20aí né
40:21porque é impressionante
40:22o Fornaroli
40:23ele é campeão
40:23de Fórmula 3
40:24e Fórmula 2
40:25de forma seguida
40:26não foi nem cogitado
40:28para a Fórmula 1
40:28esse ano
40:29e é um nome
40:30muito menos falado
40:31do que outros pilotos
40:32que registraram
40:32esse efeito também
40:33então eu acho que daí
40:34já dá para a gente ver
40:35também
40:36há uma diferença
40:37o que eu quero dizer aqui
40:38há uma diferença
40:39entre Fornaroli
40:40e Rafael Câmara
40:41beleza
40:42o Câmara não venceu
40:43a Fórmula 2 ainda
40:43o Fornaroli conseguiu
40:45mas cara
40:46a vitória do Fornaroli
40:46o título do Fornaroli
40:48na Fórmula 3
40:48ele veio sem uma vitória
40:49o ano inteiro
40:50foi a primeira e única vez
40:51que ele conseguiu fazer isso
40:52no campeonato da FIA
40:53na história
40:54então assim
40:54pode complementar
40:55esse seu ponto
40:56mas só para
40:56só para fazer
40:57essa comparação
41:00mas esse contraponto
41:01de um cara que
41:02venceu tudo nos últimos anos
41:03sem ser brilhante
41:04em nada
41:04e o Rafael Câmara
41:05que ainda não venceu
41:07mas que mostra
41:08sinais de brilhantismo
41:09a todo momento
41:12exatamente
41:12Fornaroli tomou um destaque
41:14pela consistência
41:14como você bem destacou
41:15um piloto que ganhava pouco
41:16mas tinha a consistência
41:17de estar sempre lá em cima
41:19e isso é muito importante
41:20obviamente
41:20que as equipes também
41:21ficam de olho
41:22mas nunca foi aquele piloto
41:23que chama a atenção
41:24chamava a atenção
41:25como o Câmara
41:26tem chamado
41:27na Fórmula 2
41:28todo mundo olha
41:29para o Câmara
41:30vendo ele um grande talento
41:31e alguém que vai estar
41:32na Fórmula 1
41:32em algum momento
41:34então falando
41:34dessa salada de frutas
41:36da Raiz
41:36eu acho que o grande
41:37empecilho do Rafa Câmara
41:38é de fato
41:39essa parceria com a Toyota
41:40porque tem um peso
41:41a gente sabe que
41:42essas parcerias
41:43não levam em consideração
41:43apenas o talento do piloto
41:45se a gente for comparar
41:46o Câmara com o talento
41:47que o Shotsubui tem
41:48que o Yuki Tsunoda tem
41:49que o Rio Irakawa tem
41:51é muito mais experiente
41:52muito mais velho também
41:53acho que tem mais de 30 anos
41:54Rio Irakawa tranquilamente
41:5530 e poucos
41:56então
41:58não dá para
41:59não dá para comparar
42:00o talento do Câmara
42:01o que ele pode
42:01via se tornar
42:02em relação
42:03a esses outros pilotos
42:05mas a gente sabe
42:05que essa parceria
42:07da Raiz com a Toyota
42:08tem o piloto japonês ali
42:09tem o peso também
42:10para a marca
42:11enfim
42:11a Fórmula 1 também
42:12é muito comercial
42:13sempre foi muito comercial
42:14não é de hoje
42:16nem de ontem
42:17é de muito tempo
42:18sempre foi muito comercial
42:19então acho que isso
42:20pode pesar um pouco
42:21para o lado do Câmara
42:22em contrapartida
42:23citando o Fornaroli
42:25o Fornaroli não é japonês
42:26o Fornaroli
42:27nem mesmo é
42:28da Ferrari
42:29da Academia Ferrari
42:30nem mesmo na Academia da Raiz
42:31nem mesmo na Academia da Toyota
42:32mas mesmo assim
42:33a Raiz está interessado
42:34no Fornaroli
42:35e fez um teste com ele
42:36então isso quer dizer
42:37que a Raiz também
42:38não está simplesmente
42:39olhando para os pilotos
42:40Toyota
42:40não coloca isso
42:42como um fator decisivo
42:44na dupla do Berman
42:45para 2027
42:46eu estou aqui
42:47desconsiderando
42:47por tudo que eu já falei
42:49então isso também
42:50é um bom sinal
42:51para o Câmara
42:51quer dizer que a Raiz
42:53também está expandindo
42:54os horizontes
42:54dizendo
42:55beleza
42:56Toyota
42:56temos uma parceria aqui
42:57mas não é só isso
42:58que importa para mim
42:59então embora o Câmara
43:01ao meu ver
43:01não seja a primeira opção
43:03da Raiz
43:03neste momento
43:04ainda assim
43:05é uma chance grande
43:06porque a Raiz mostra
43:07que está olhando
43:08para as outras opções
43:08até mesmo de dentro
43:10da sua parceria
43:11com a Toyota
43:11também na Academia Ferrari
43:13ou seja
43:14ela está aceitando
43:15qualquer um que mostre
43:15talento e capacidade
43:17para estar aí na Fórmula 1
43:18eu acho que isso
43:19o Rafael Câmara tem
43:20chegando lá
43:21vai cometer erros
43:22vai precisar amadurecer
43:23naturalmente
43:24como todo piloto
43:25o Antonelli
43:26há um ano
43:27estava cometendo erros
43:28absurdos na Europa
43:29ficando nove corridas
43:30sem pontuar na Europa
43:31erros absurdos
43:32a Mercedes também
43:33mudou o carro ali
43:35mas ele cometeu erros
43:36enfim
43:36e erros que muitos
43:37foram por culpa dele
43:38de fato
43:39mas hoje amadureceu
43:40e está brigando
43:40como grande favorito
43:42ao título
43:42então isso é normal
43:43é natural
43:44com qualquer piloto
43:45então eu vejo o Câmara
43:46com condições
43:47de ir para a Fórmula 1
43:47sim
43:48eu vejo ele brigando
43:49forte por essa vaga
43:51na Raiz
43:51sim
43:52eu acho que pelo Bermas
43:53já ser um piloto experiente
43:54isso não impediria a Raiz
43:56de ter um piloto novato
43:57no outro carro
43:58eu acho que o Bermas
44:00também evoluindo
44:00é bom
44:01para o Rafael Câmara
44:02porque a Raiz
44:04consegue depositar
44:04mais confiança
44:05no Bermas
44:06e contar com alguém
44:07que é talentoso
44:08também
44:08para ir evoluindo
44:09dentro da equipe
44:10então acho que
44:10de maneira geral
44:11eu vejo a parceria
44:12com a Toyota
44:13como algo que pode
44:13dificultar a ida do Câmara
44:15para a Raiz
44:16em 2027
44:16mas mesmo assim
44:18a postura da Raiz
44:19também eu vejo
44:20com uma maneira positiva
44:21de que há sim
44:22espaço
44:23mesmo que o Bermas
44:24esteja ocupando
44:24a cota Ferrari
44:25como o JP bem disse
44:26eu gostei muito
44:27dessa expressão
44:27eu acho que
44:28não é impossível
44:30que mesmo com a parceria
44:31com a Toyota
44:31a Raiz
44:32olhe para o Câmara
44:33e fale
44:33você foi o que mostrou
44:34mais talento
44:35você mostrou
44:35mais naturalidade
44:36você foi o que tem
44:36mais potencial
44:37para crescer
44:38o que para mim
44:39Vicente
44:39é entre esses nomes citados
44:41então a nossa escolha
44:42é por você
44:43então acho que
44:44é muito interessante
44:44essa vaga na Raiz
44:45eu acho que é muito interessante
44:46esse mercado na Raiz
44:49ali
44:49que pode acontecer
44:50nos próximos meses
44:50JP
44:53essa história
44:55vai render
44:55muitos capítulos
44:56ainda
44:57porque ao mesmo tempo
44:58em que eu entendo
44:59que formar uma dupla
45:02entre Berman
45:03e Rafael Câmara
45:04que seria
45:05esse cenário
45:06são dois pilotos Ferrari
45:07a Raiz estaria
45:08praticamente de mãos atadas
45:09em relação
45:10aos seus próprios pilotos
45:11eu entendo
45:11que essa é uma possibilidade
45:13muito difícil
45:13mas ao mesmo tempo
45:16ao mesmo tempo
45:17será que
45:18não seria
45:19uma dupla mais rápida
45:21do que Berman e Ocon
45:22ou Berman e Tsunoda
45:25ou Berman e
45:26o Irakawa
45:26está brincando
45:27de Fórmula 1
45:28ele gosta de pilotar
45:29o carro e tal
45:30mas tem 32 anos
45:31convenhamos que
45:32pensar em Fórmula 1
45:34agora já ficou
45:34difícil
45:35para o Rio Irakawa
45:37ou o próprio Fornaroli
45:40Berman e Fornaroli
45:41aí o Fornaroli
45:42no caso
45:42seria o piloto da Raiz
45:43porque assim
45:44a McLaren
45:44tem esse histórico
45:45e assim
45:47histórico
45:48talvez nem seja a palavra
45:49porque
45:50isso aconteceu
45:51uma vez
45:51mas é muito recente
45:53com o Gabriel Bortoleto
45:54lembrem-se
45:54Gabriel Bortoleto
45:55era piloto
45:56da Academia McLaren
45:58até que foi liberado
45:59para assinar
46:00contrato
46:00se não me engano
46:02essa informação
46:02inclusive foi divulgada
46:03primeiramente
46:04aqui no Grande Prêmio
46:05só que já faz
46:07algum tempo
46:08e precisaria voltar
46:09para conferir
46:10mas a McLaren
46:11fez isso
46:12ela liberou
46:13não entrou no caminho
46:14do seu piloto
46:14que tinha uma outra
46:15equipe interessada nele
46:16na época era o Bortoleto
46:17com a Sauber
46:18que virou áudio
46:19agora é o Fornaroli
46:20e a Raiz
46:22tem algum interesse
46:24aí também
46:24no trabalho do piloto
46:26então eu concordo
46:26que preencher
46:27os dois lugares
46:28com a Cota Ferrari
46:29é uma coisa
46:31improvável
46:32e que realmente
46:33deixaria a Raiz
46:34numa situação
46:35muito subalterna
46:36ao mesmo tempo
46:37acho que essa seria
46:38a dupla mais rápida
46:39dentro das opções
46:40que a equipe tem
46:41sinceramente
46:42Oliver Berman
46:43hoje está
46:44numa saída
46:44do Oliver Berman
46:45é maluquice
46:46isso não faz
46:47o menor sentido
46:47é um piloto
46:48para o futuro
46:48para a Ferrari
46:49inclusive
46:50mas o Rafael Câmara
46:52a Ferrari
46:53vai fazer uma forcinha
46:54para ter o Rafael Câmara
46:55nesse grid
46:55acredito eu
46:56porque eu acho
46:57que ele está pronto
46:57eu acho que ele está pronto
46:58não está pronto
46:59para ser um piloto
47:00competitivo
47:01de Fórmula 1
47:01acho que isso
47:02vem com o tempo
47:02mas eu vou
47:03100% na linha
47:04do que disse o Balsa
47:05de que a linearidade
47:07a cronologia
47:08está aí
47:09terminar o ano
47:10chegar na Fórmula 1
47:11tem uma pré-temporada
47:12eu acho que
47:13o trabalho
47:14tem que ser esse
47:16pessoal
47:17vou encaminhando
47:19aqui para o encerramento
47:20do programa
47:20mas eu tenho um recadinho
47:21antes
47:22para trazer para vocês
47:23e já está aqui
47:24na telinha
47:25sobre o prêmio
47:27iBest
47:27o grande prêmio
47:28está concorrendo
47:29mais uma vez
47:30na categoria
47:31entre influenciadores
47:33na categoria
47:34esporte a motor
47:35e nós
47:35já vencemos
47:36esse prêmio
47:37uma vez
47:38é um prêmio
47:39muito importante
47:40falando em termos
47:42de internet brasileira
47:44para influenciadores
47:45para criadores
47:46de conteúdo
47:47e
47:47essa votação
47:49já começou
47:50são 108
47:51canais pré-selecionados
47:52para vocês terem uma ideia
47:53e o grande prêmio
47:54é o único
47:54de esporte a motor
47:56na categoria
47:57canal de esporte
47:58então
47:58depois do título
47:59de 2008
48:00a gente conta
48:01com a sua ajuda
48:02para escanear
48:03o que o upload
48:04que está aqui
48:04na sua telinha
48:05e ajudar a gente
48:06a conquistar
48:07o bicampeonato
48:09em 2026
48:09beleza
48:10está uma coisa
48:11meio Ferrari
48:12que foi campeão
48:13em 2007
48:13e agora
48:14tenta ser campeão
48:15de novo
48:15em 2026
48:16a gente está melhor
48:17do que a Ferrari
48:18porque a gente ganhou
48:18em 2008
48:19então ajudem a gente
48:20a continuar
48:21melhor do que a Ferrari
48:23porque a gente
48:24com certeza
48:25não erra
48:25em estratégia
48:26eu não posso nem falar isso
48:27porque a Ferrari
48:28ultimamente
48:29está certinha
48:31está acertando os ponteiros
48:32não dá nem mais
48:32para brincar
48:33com a Ferrari
48:34esquecendo o pneu
48:35mas em breve
48:36a gente provavelmente
48:36que vai ter uma ceninha dessa
48:38sobre o fim de semana
48:40pouca coisa
48:41pouca coisa
48:42MotoGP
48:43as suas filhas
48:44a nossa querida
48:45Fórmula E
48:46comigo nos comentários
48:47aqui no Grande Prêmio
48:48Indies
48:49Tocar
48:49DTM
48:50Freca
48:51e Nascar
48:52além das pequenininhas
48:53vai ter F4 na Itália
48:54F4 na França
48:55mas fiquem ligados
48:56com a gente
48:57que a Fórmula E
48:57tem a P de Sane A
48:58aqui no Grande Prêmio
49:00ao vivo
49:00e com imagens
49:01comigo
49:01e Pedro Henrique Marum
49:02na transmissão
49:04de sexta para sábado
49:05domingo não tem corrida não
49:06a corrida é na madrugada
49:07de sábado
49:08cedinho ali
49:094, 5 horas da manhã
49:10é o horário que você está acordando
49:11para tomar seu café
49:12então não vai te atrapalhar em nada
49:14Vissa
49:14muito obrigado
49:15pelos comentários
49:16Balsa pela participação
49:17Caco que está aqui
49:18na produção
49:19com a gente também
49:20claro
49:20e a você
49:21que acompanhou
49:22mais uma edição
49:23de TTGP
49:24deixa aqui nos comentários
49:26o que você pensa
49:26sobre Ferrari
49:27os Hamilton
49:28Rafael Câmara
49:28Haas
49:29demissão de Esteban Ocon
49:30quem sabe
49:31e a gente volta
49:32na semana que vem
49:33para trazer o que há
49:34de mais quente
49:35no automobilismo
49:36para você
49:36valeu
49:36grande abraço
49:37e até mais
49:43beijo
49:56beijo
49:57e aí
49:58e aí
50:02Legenda por Sônia Ruberti
Comentários