O ministro André Mendonça (STF) afirmou que o "bom Juiz é aquele que não aparece", durante um seminário sobre o Judiciário. A declaração reforça o debate sobre o ativismo judicial no país.
Confira o Tempo Real na íntegra em: https://youtube.com/live/Q_pbpyrrh5E
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos falar do ministro André Mendonça, do STF, que afirmou nesta segunda-feira que a sua atuação no Tribunal Superior Eleitoral será de descrição e imparcialidade.
00:12Quem chega ao vivo com essas informações de São Paulo é o Marcelo Matos, que entra agora com a gente. Oi Matos, boa tarde, bem-vindo.
00:18Muito boa tarde a você e a todos que nos acompanham. Olha, tempo louco, né? A gente saiu pra se posicionar, caiu uma rapidíssima chuva, até forte, chegou a molhar aqui o asfalto, mas de qualquer forma agora já parou de chover e muito calor, 30 graus em São Paulo.
00:36Exatamente, o ministro André Mendonça será o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições de 2026. O chefe que vai comandar toda a eleição, o ministro Cássio Nunes Marques, portanto, será o presidente do TSE em 2026, ano importante, ano das eleições presidenciais, escolha dos deputados, senadores e também governadores de Estado.
00:58Ele participou aqui em São Paulo do Arco Talks, também lá na Galápagos Capital, que nós estivemos acompanhando e vamos, ele disse o seguinte, o bom juiz é que nem no futebol, é aquele que não aparece durante a partida. Vamos acompanhar o ministro então, André Mendonça, aqui na Jovem Pan.
01:16Eu sou partidário daquela visão de que o bom árbitro de futebol é aquele que não aparece. O bom juiz também tem que ser aquele que não aparece.
01:25Deixar os atores políticos, eles sim são os atores principais desse processo, aparecerem, fazerem as disputas legítimas, os debates legítimos e nós modularmos de acordo com as regras do jogo, o jogo em si.
01:42Não terendo que A ou B se privilegiar ou tenha êxito ou outro um fracasso, mas fazer com que a regra do jogo, porque o que está em jogo, na verdade, é a melhoria desse Estado de Direito.
01:57Portanto, acompanhamos o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, um ano importante.
02:06A gente sabe, né, Márcia, que todas as discussões já começaram há muito tempo em relação aos destinos ainda.
02:12Falta só bater o martelo, de fato, mas teremos aí, mais uma vez, eleições muito disputadas.
02:18A gente observa que o presidente Lula ontem usou rede de rádio e cadeia de televisão, rádio e TV, para falar justamente da isenção para quem ganha até 5 mil reais do imposto de renda.
02:30Um discurso, mais uma vez, dividindo o país entre os ricos e os pobres, garantindo que nós estamos aí com o menor desemprego histórico do Brasil, maior distribuição de renda.
02:40Ou seja, a campanha não começou, mas já começou nos bastidores e também nas ações dos principais políticos que estão postulando justamente vagas em 2026.
02:51Retorno com você, Márcia, e também aos nossos estúdios na Jovem Pan.
02:56Obrigada, Marcelo Matos, pelas suas informações. Seguimos ao vivo aqui, 2 horas e 27 minutos.
03:01A preparação das eleições de 2026 não começa só no jogo político.
03:07Para quem vai ser candidato de cada partido, o Tribunal Superior Eleitoral começou já agora, há pouco, a oitava edição do teste público de segurança do sistema eleitoral.
03:18É o teste da urna, né? Esse teste é muito importante para o ano que vem.
03:23O objetivo, é claro, é reforçar a confiabilidade, a transparência, a segurança da captação e da apuração dos votos.
03:31O teste é uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral.
03:38Então, começa hoje. A gente vai continuar acompanhando e atualizando para você também essa informação.
Seja a primeira pessoa a comentar