Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Em entrevista ao Real Time, a VP de marketplace, Roberta Donato, detalhou a estratégia do Mercado Livre para a Black Friday. A repórter Fernanda Câmara mostrou como a companhia ampliou cupons, reforçou a logística, expandiu as formas de pagamento e intensificou investimentos, operação 24h e sistemas antifraude para impulsionar as vendas.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A Real Time está de volta para falar de Black Friday, que é um dia importante para o varejo com novidades no e-commerce e batalha de cupons para vencer a concorrência nas vendas desse dia importante para o mercado de serviços que é a Black Friday.
00:17E é sobre esta data que se tornou tão importante para o comércio também do Brasil que eu converso com a repórter Fernanda Câmara, que está chegando ao vivo aqui conosco.
00:26Oi Fernanda, muito bom dia para você. Você está aí no Mercado Livre, né? Então nos traga todas as informações e como que esses players do comércio, de entregas, de vendas, estão traçando aí suas estratégias para essa Black Friday. Seja bem-vindo aqui ao Real Time.
00:45Obrigada, Klein. Muito bom dia para você. Bom dia a todos. Olha, Klein, a Black Friday do Mercado Livre é um evento de promoções online, não um evento físico, né?
00:57Eu estou aqui no centro de distribuição de Cajamar. A unidade de Cajamar é um centro logístico e durante a Black Friday o local opera intensamente nos bastidores para processar e enviar os pedidos funcionando 24 horas por dia.
01:11Eu já desci lá na produção, está todo mundo trabalhando muito intensamente e para nos dar mais detalhes eu estou aqui com a Roberta Donato, que é vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre.
01:22Eu quero saber então qual que é o objetivo estratégico da Black Friday para a companhia este ano. Muito bom dia para você.
01:29Bom dia, é um prazer estar aqui. Bom, o nosso objetivo estratégico é trazer a maior Black Friday histórica, um dia record, onde os nossos consumidores consigam encontrar todo o sortimento que eles quiserem a excelentes preços.
01:42Então a gente está trazendo aí 100 milhões de cupons para os nossos consumidores, um crescimento enorme versus o ano passado, com parcelamento, com muitas categorias disponíveis.
01:51E a gente traz muita conveniência, né? O mundo online hoje permite o consumidor comprar, receber na sua casa com segurança e com muita velocidade.
01:57Então com certeza é fazer uma Black Friday histórica, onde os nossos consumidores consigam encontrar tudo o que eles quiserem e excelentes preços.
02:04E como que a estratégia do Mercado Livre e Mercado Pago se diferencia de outras empresas?
02:10Bom, como a gente tem Mercado Pago no nosso ecossistema junto com Mercado Livre, a gente consegue potencializar o acesso aos produtos, por exemplo.
02:16Então a gente traz parcelamento em 24 vezes com o cartão Mercado Pago.
02:21A gente vem crescendo muito como destino de compra de tickets altos, como geladeira, notebooks, celulares.
02:27Então a gente consegue trazer esse parcelamento.
02:29O Mercado Pago hoje, né? O cartão Mercado Pago é o cartão, primeiro cartão de compra na nossa plataforma e também oferecer crédito, descontos com uso de crédito.
02:38Então a gente consegue se fortalecer e prover para os nossos consumidores acesso a produtos de todos os tipos, inclusive de tickets altos.
02:45Como que Black Fridays anteriores, por exemplo, se tornaram um aprendizado para esta estratégia deste ano?
02:53Bom, a gente sempre procura focar no comportamento dos nossos consumidores, no que eles querem.
02:58A gente rodou em outubro, como todos os anos, uma pesquisa com nossos consumidores, esse ano foi em outubro, com 42 mil consumidores de Mercado Pago e Mercado Livre.
03:06E a gente entendeu que 80% desses consumidores se planejam para Black Friday, 76% acham cupom algo definitivo para definir a compra ali.
03:16Então um dos exemplos é a gente colocou 100 milhões de cupons, 150% mais que o ano anterior, para garantir que o consumidor encontre o que ele quer, encontre os cupons.
03:25E a gente também sabe que 50% começa a antecipar aquela comprinha de Natal, então trazer o sortimento aqui à disposição dos consumidores.
03:31Então a gente procura colocar no centro essas necessidades, se preparar com todo esse sortimento, com as promoções, com as formas de pagamento que os consumidores mais estão buscando.
03:40Agora eu desci ali na produção e eu vi que está um agito total, o pessoal trabalhando muito intensamente, tem bastante coisa, muitos pacotes, muitas embalagens.
03:50Os centros de distribuição têm capacidade suficiente para absorver o volume projetado?
03:56Olha, Black Friday é um planejamento de muito tempo, quando acaba uma a gente já começa a próxima, a nossa malha logística é o coração do nosso negócio, então a gente vem expandindo ela.
04:07Tem investimentos enormes aqui, a gente tem 29 centros de distribuição, 500 robôs ajudando aí na operação, 9 aeronaves para a gente entregar tudo com muita confiança, muita velocidade.
04:17E a gente fez uma contratação de 20 mil pessoas adicionais, sendo que 75% delas vem para ficar permanentemente com a gente, então a gente está preparado para todo esse pico de volumes que a gente vai ter.
04:28E na última hora, só para você ter ideia, a gente teve 500 mil pacotes na nossa rede, então estamos preparados para tudo que vai vir.
04:34E aí eu também quero saber agora, de preparação de outro setor, qual que é o plano de contingência caso ocorra uma sobrecarga aí nos hubs ou atrasos por conta de logística em massa, de tanto volume de presentes, inclusive?
04:50Bom, como uma empresa de tecnologia, a gente tem muitos modelos de tecnologia por trás da nossa malha, a gente tem uma diversidade de malhas aqui, então malhas mais rápidas, malhas mais lentas,
05:00e a gente consegue ofertar para o consumidor algumas promessas em que ele pode escolher, a mais rápida, a mais lenta, e assim a gente vai compondo a nossa malha e esse volume que vai passando por todos os cantinhos, por transporte, pelos depósitos.
05:13Então a gente vai acomodando com a soma destes diferentes modelos logísticos.
05:17E ainda agora um pouquinho para números, para a gente ter uma ideia, quais incentivos financeiros serão priorizados para impulsionar o uso, então, do mercado pago na Black Friday?
05:28Muito bem, acho que o principal é o parcelamento sem juros em até 24 vezes na nossa plataforma, e também a oferta não só de crédito, mas também para quem usar crédito tem cupons altos, de valores altos aí nas compras.
05:41Então, além de conseguir ter o crédito concedido, ainda paga menos por usar o modelo de mercado pago.
05:46Então assim a gente consegue impulsionar as vendas e dar muito mais acesso aos nossos consumidores.
05:51Agora, algo para a gente ficar atento, como que a empresa está fortalecendo os seus sistemas antifraude para suportar o aumento exponencial das transações?
06:01Bom, a gente tem uma diversidade de modelos lidando com muitas variáveis ao mesmo tempo, em tempo real, que identificam casos potencialmente que fujam do correto.
06:11Então, a gente, por exemplo, teve todos esses anúncios, eles são avaliados por inteligência artificial, 99% dos anúncios que foram baixados foram identificados por modelos de tecnologia.
06:21Então, a gente tem aí como uma grande empresa de tecnologia online, processando todos esses dados para garantir uma plataforma segura, e o que não é via modelo, que é 99%, a gente faz manualmente.
06:33E o que vocês estão fazendo para atrair novos usuários?
06:35Nossa, a gente está muito forte em canal de afiliados, a gente está em mídia massiva, a gente está em parceria com várias celebridades também.
06:43Então, a gente está presente aí, 360 em todos os canais, muito forte também dentro da nossa plataforma, comunicando com todas as gerações, todas as regiões do Brasil com o nosso portfólio amplo.
06:54Então, Mercado Livre, a gente está aí com a dominação amarela de Mercado Livre em todos os canais.
06:59E as parcerias logísticas estão alinhadas às metas de velocidade e qualidade de serviço?
07:04Com certeza, isso é coração para Mercado Livre, a gente tem aí a maior malha, a malha mais rápida também, então isso é pré-requisito para a gente ter aí os nossos parceiros com a gente.
07:15Agora, até para o pessoal, é uma dúvida do pessoal que eu trouxe para cá, o ecossistema de pagamentos está preparado para evitar instabilidades, queda e lentidão?
07:25Opa, a gente está com muita gente, bom, a tecnologia é uma área enorme aqui dentro e a gente está com muita gente mobilizada, olhando hora a hora a nossa operação lá de back-office para garantir que tudo passe bem.
07:38Então, sim, estamos aí com um batalhão de gente garantindo que as compras passem tudo certinho.
07:42Tá certo, muito obrigada, viu, por todas as suas informações.
07:45Clay, eu conversei aqui com Roberta Donato, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre, que eu volto com você.
07:52Obrigado, Fernanda Câmara, agradeço a Roberta também, bom trabalho aí para vocês.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado