Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Apesar das tarifas impostas por Donald Trump, S&P 500 e Nasdaq fecharam em níveis recordes. Renan de Souza analisa como a inflação estável e o temor das empresas em repassar custos mantêm o otimismo nos mercados.

Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasil

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Hoje volta com o Money Times ao vivo com você e nem as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump conseguiram derrubar o otimismo de Wall Street.
00:08Pelo menos por enquanto, os mercados parecem ter feito uma trégua e fecharam nessa terça-feira em níveis recordes.
00:15Agora fica a pergunta, né? Até quando essa calmaria vai durar?
00:19Quem vai comentar esse assunto é o meu colega de Money Times, meu parceiro Renan de Souza, na nossa conexão futuro presente Abu Dhabi e São Paulo.
00:27Já está de noite, aqui a gente no meio da tarde. Renan, boa tarde para você.
00:35Olá, Nath. Muito boa tarde para você e também para todos que nos acompanham aqui no Money Times.
00:41Nath, pois é, os mercados entraram num momento de trégua com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
00:48Por isso a gente viu esse otimismo bastante significativo nessa terça-feira com o S&P 500 e também o índice Nasdaq fechando ali com recordes lá nos Estados Unidos.
01:03Essa é uma questão bastante complexa, mas a gente pode explicar alguns pontos aqui.
01:07O primeiro ponto é que o relatório de ontem em relação à inflação nos Estados Unidos, ele veio melhor do que o esperado, né?
01:15Justamente porque a inflação nos Estados Unidos se manteve estável.
01:20Esse relatório mostra muitas oscilações em diferentes setores, mas de uma maneira geral a inflação nos Estados Unidos, ela está estável.
01:29Isso significa para o mercado principalmente que aquele medo inicial de que as tarifas do presidente Donald Trump iriam causar um aumento vertiginoso dos preços nos Estados Unidos de maneira imediata, isso não aconteceu.
01:45Por isso aumentou a possibilidade daqui a mais ou menos 30 e poucos dias do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, reduzir a taxa de juros lá no país.
01:56Então com esse relatório que saiu ontem da inflação, juntando com os dados recentes de geração de vagas de emprego nos Estados Unidos, isso aumenta a possibilidade, segundo analistas, essa possibilidade subiu para 80% de que o Fed vai reduzir as taxas de juros lá nos Estados Unidos.
02:16Agora, alguns outros fatores a gente precisa levar em consideração, porque a expectativa é de que as tarifas vão causar um aumento de preços lá nos Estados Unidos, talvez não como se imaginava de uma vez, mas que isso vai acontecer de maneira gradativa.
02:33A gente precisa lembrar que o presidente Donald Trump começou o chamado Liberation Day, o dia da libertação dos Estados Unidos, quando ele começou essa guerra comercial com as tarifas.
02:45Lá em cima eram tarifas muito agressivas, era uma política muito agressiva.
02:50Depois ele mesmo aplicou pausas repetidas para dar tempo para que os países se organizassem, que houvesse uma organização.
02:58E agora ele conseguiu chegar a alguns acordos comerciais, embora esses acordos comerciais a gente não tenha tantos detalhes, eles ainda são um pouco obscuros, ele fez alguns acordos comerciais e as tarifas para alguns países foram reduzidas.
03:14Além disso, a gente precisa considerar que as empresas nos Estados Unidos estavam se preparando para esse momento e aí elas compraram muito, encheram seus estoques justamente para evitar as tarifas.
03:26E além disso, a gente está no momento ainda de verão, final de verão nos Estados Unidos, então há muita promoção.
03:33Por isso, ainda não é sentido esse preço das tarifas, mas os analistas já dizem que a gente pode esperar em algum momento que se sente essa alteração dos preços.
03:43Agora, amanhã, nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, sai o preço da inflação para o atacado, quanto o produtor ganhou ou deixou de ganhar.
03:53E esse é o índice que o FED, o Banco Central dos Estados Unidos, mais olha para poder analisar no mês que vem se reduz ou não a taxa de juros por lá, Nath.
04:04Mas, por enquanto, o mercado está em paz com o presidente Donald Trump.
04:08A gente não sabe até quando vai durar, mas, por enquanto, a gente vê essa paz em Wall Street.
04:14Todo mundo tentando achar um jeito de continuar, né?
04:19Tocando o barco, vivendo, tomando as decisões, fazendo o que precisa ser feito nesse contexto que a gente não sabe se veio para ficar de fato, como parece, né, Renan?
04:26Obrigada.
04:27E a gente vai falar de vários temas, mas Felipe Machado já se juntou aqui a nós também para trazer a avaliação dele sobre esse comportamento do mercado, né?
04:37Mesmo nesse contexto de Donald Trump.
04:38É, na verdade, eu ia só concluir rapidamente, Natália, porque, além das razões que o Renan trouxe, também tem uma outra razão que acho que é importante, que é o seguinte.
04:45As empresas americanas estão com medo de aumentar os preços para não ser retalhadas pelo presidente Donald Trump.
04:50Lembra como, logo no começo, a Amazon avisou que ia colocar nos seus valores ali uma taxa, o valor do imposto, das tarifas e tal?
04:58Enfim, o Walmart também avisou, o presidente Donald Trump foi bem vocal, postou nas redes sociais contra essas empresas.
05:04Então, há também um temor que a primeira empresa que começar a mexer muito nos preços também sofre a retaliação do Donald Trump.
05:10Então, isso é um tema a mais para justificar por que as empresas também estão segurando seus preços, Nath.
05:17Mais uma camada. Obrigada, Felipe.
05:19E olha...
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado