Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Partidos do Centrão tentam aprovar projeto que permitiria ao Congresso demitir diretores e presidente do Banco Central, pressionando decisões estratégicas como a compra do Banco Master pelo BRB. Economistas alertam que a medida pode comprometer a autonomia e dificultar o controle da inflação.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:006h26, partidos do Centrão articulam um projeto para dar ao Congresso o poder de demitir diretores e o presidente do Banco Central.
00:09A proposta prevê que Câmara e Senado possam exonerar membros da autoridade monetária, caso considerem sua atuação incompatível com os interesses nacionais.
00:20A pressão política mira o diretor Renato Gomes, cuja avaliação sobre a compra do Banco Master pelo BRB está pendente há cinco meses.
00:31Ex-presidente do BC alertam que a medida ameaça a autonomia conquistada pela instituição.
00:37Quem traz mais informações para a gente é o nosso repórter Eduardo Gair, ao vivo de Brasília. Agora, boa noite, Gair.
00:43Oi, Turci, boa noite. Integrantes do Centrão têm se mobilizado nas últimas horas para aprovar na Câmara um requerimento de urgência de um projeto de lei que autoriza o Congresso Nacional a demitir diretores e o presidente do Banco Central.
01:01Esse projeto já é antigo, de outra legislatura, de autoria de um deputado federal que nem está mais em exercício e foi desengavetado nas últimas horas como forma de exercer pressão sobre o Banco Central.
01:13O requerimento de urgência em torno desse projeto é para permitir que ele seja votado diretamente em plenário, sem passar, portanto, pela análise das comissões temáticas.
01:23É uma forma de dar celeridade à aprovação de qualquer projeto na Casa.
01:27Esse texto diz que os deputados federais teriam a prerrogativa de dar encaminhamento a um pedido de demissão de diretores ou do presidente do Banco Central e os senadores dariam a palavra final.
01:40Hoje, essa prerrogativa é exclusiva do presidente da República e que, mesmo assim, precisa cumprir uma série de pré-requisitos colocados na lei da autonomia do Banco Central,
01:50que foi aprovada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, com elogios do mercado financeiro e também de especialistas.
01:59Economistas e também ex-presidentes do Banco Central dizem que mudar a lei da autonomia e permitir ao Congresso fazer esse tipo de intervenção
02:07seria um retrocesso que pode dificultar o combate à inflação no país.
02:12Turci.
02:14Obrigado, Gair, pelas suas informações. Valeu.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado