Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O presidente Lula demitiu Celso Sabino do Ministério do Turismo após o União Brasil retomar espaço no governo. A vaga será ocupada por um nome apoiado pelo Congresso. De Brasília, a repórter Talita Laurino trouxe os bastidores da decisão e os desdobramentos políticos.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:006h42, o presidente Lula demitiu hoje o ministro do Turismo, Celso Sabino, que já havia sido expulso do União Brasil, quando o partido resolveu desembarcar do governo e Sabino decidiu permanecer.
00:14De Brasília, nossa repórter Thalita Laurino tem novas apurações sobre essa demissão. Boa noite, Thalita.
00:20Boa noite, Turci. Boa noite para todos que nos acompanham aqui. E é isso mesmo, Turci. O presidente Lula demitiu o ministro do Turismo, Celso Sabino, isso mesmo depois de lhe ter desobedecido uma orientação do União Brasil para deixar o governo federal, depois que a cúpula do União Brasil decidiu romper com o presidente Lula.
00:42Essa negativa do Celso Sabino custou para ele a expulsão do partido. Sabino avaliou na época que não era responsável deixar aqui a esplanada dos ministérios antes da COP30, que aconteceu em novembro.
00:56E aí, recentemente, depois que ele foi expulso, o partido, o União Brasil, pediu novamente esse cargo de Ministério do Turismo. E aí o presidente Lula concedeu.
01:06A gente conversou agora há pouco com o ministro Celso Sabino aqui no Ministério do Turismo e o que ele falou para a gente é que essa decisão do presidente Lula aponta que o União Brasil tem se aproximado novamente do governo federal.
01:23Quem vai assumir o cargo agora é Gustavo Feliciano, filho do deputado federal Damião Feliciano. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, apoia esse nome e isso mostra para a gente que essa decisão do presidente Lula é para agradar o Congresso Nacional.
01:44Na coletiva, Celso Sabino também disse que já vinha tendo conversas sobre esse assunto com o presidente Lula há algum tempo, mas que ontem, numa reunião com a ministra Gleice Hoffman e com outros líderes do União Brasil, que foi cravada essa decisão.
01:59Agora, o Sabino volta para o seu mandato de deputado federal e depois ele disse que vai se concentrar nas eleições de 2026 ao Senado Federal.
02:09Ele vai concorrer pelo Pará. Ele ainda não tem um partido, está conversando com várias siglas, mas não descarta o PT.
02:17Turci?
02:18Alita, você conversou então com o agora ex-ministro do turismo, Celso Sabino, né? Só para ficar claro então, ele está... que ele bancou a permanência no Ministério e como retaliação a isso ele foi expulso pela União Brasil.
02:32Ele está agora tendo que ceder o lugar exatamente para a União Brasil, que está se reaproximando do governo, é isso então?
02:39Exatamente isso, Turci. A gente justamente perguntou sobre essa contradição do União Brasil.
02:46Ele não quis dar muitas respostas sobre isso. A única coisa que ele indicou realmente foi que isso mostra que o União Brasil está se aproximando novamente da base do governo.
02:56Turci?
02:57O Talita, ainda em Brasília, né? A última semana movimentada em Brasília, a última semana útil, né? Antes das festas de fim de ano.
03:05E agora à tarde o Senado, na CCJ, Comissão de Constituição e Justiça, aprovou o projeto de lei da dosimetria.
03:12Isso agora vai para o plenário? Pelo que está previsto, vai para o plenário hoje ainda?
03:17Isso mesmo. Senadores já estão analisando esse texto no plenário do Senado.
03:25O texto do senador Esperidião Amin, que vai beneficiar pessoas que foram envolvidas, que se envolveram nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
03:35Mas não só essas pessoas, também vai beneficiar aqueles réus investigados pelo plano de golpe de Estado após as eleições de 2022.
03:45O que é justamente o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso aqui na superintendência da Polícia Federal em Brasília.
03:53Ele foi condenado a 27 anos de prisão e, de acordo com o relator, essa pena pode ser reduzida para até dois anos e meio.
04:01O plenário do Senado já começou essa votação e, na CCJ, antes, mais cedo, o PL da dosimetria foi aprovado por 17 votos a 7 na CCJ.
04:13Turci?
04:14Quer dizer que os senadores já estão discutindo isso em plenário. A qualquer momento a gente deve ter uma votação, então é isso?
04:22Perfeito. A gente está aqui agora no Ministério do Turismo, porque teve essa coletiva com o ministro Celso Sabino,
04:28mas a gente já vai correr lá para o Congresso Nacional para acompanhar essa votação.
04:34E aí, depois dessa votação do PL da dosimetria, vai ter a votação da redução dos benefícios fiscais concedidos pela União a empresas.
04:43Pelo menos, é isso que está na expectativa dos senadores para a votação de hoje.
04:48A gente sabe que o presidente Alcolumbre quer votar o máximo de pautas possível, hoje ainda, para que a semana fique mais livre.
04:56Talita Laurino, falando ao vivo de Brasília. Obrigado, Talita. Bom trabalho para você.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado