A Casa Branca reduziu tarifas de produtos agrícolas, de 50 para 40%, em meio à pressão por preços menores ao consumidor. Setores do agro brasileiro foram beneficiados, enquanto Washington buscava aliviar a inflação e avançar nas negociações com o Brasil. A CNBC repercutiu o assunto.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00Como nós mostramos ontem aqui no Jornal Times Brasil, exclusivo CNBC, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás na política tarifária e reduziu impostos sobre importações de uma série de produtos agrícolas.
00:14A medida acontece em meio à pressão para conter a alta dos preços para o consumidor americano.
00:18A Casa Branca reduziu as chamadas taxas de reciprocidade de diversos produtos agrícolas, como carne bovina, café, cacau, banana e tomates, itens que não são produzidos nos Estados Unidos.
00:34A decisão é uma mudança importante no posicionamento de Donald Trump.
00:38Desde o início do ano, ele afirmava que as tarifas eram essenciais para proteger a economia e dizia que os consumidores americanos não arcariam com os custos do tarifaço aplicado a outros países.
00:51Mas, na prática, distribuidores de carne bovina, de café, chocolate, entre outros itens, subiram os preços ao longo do ano, aumentando a pressão sobre o orçamento das famílias americanas.
01:02De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor nos Estados Unidos, os alimentos de consumo doméstico ficaram cerca de 2,7% mais caros em setembro, na comparação anual, além de gerar um alerta sobre o risco de alta da inflação.
01:18Especialistas afirmam que a redução tarifária pode aliviar parte desse aumento de preços, embora fatores globais continuem influenciando os preços.
01:27Nesta semana, o secretário americano do Tesouro, Scott Bassett, havia antecipado um anúncio substancial sobre os preços do café e das bananas, o que foi confirmado no decreto desta sexta-feira.
01:40Este é o segundo recuo do governo Trump.
01:42Em setembro, a Casa Branca já havia feito uma primeira revisão sobre as tarifas aplicadas globalmente.
01:48A nova alteração é positiva para setores específicos do agro-brasileiro e acontece em meio às negociações diplomáticas entre os governos de Brasil e Estados Unidos.
02:00Na quinta-feira, após reunião com o secretário de Estado, Marco Rubio, em Washington, o chanceler, Mauro Vieira, afirmou que os países avançam em um acordo provisório para destravar a relação bilateral.
02:12Com a redução das tarifas sobre importação, anunciada ontem, as taxas sobre produtos agrícolas brasileiros caíram de 50% para 40%.
02:23E a redução das tarifas de importação, claro, foi destaque na CNBC americana.
02:30Voltamos a Washington porque a Casa Branca acaba de publicar uma atualização sobre as tarifas a uma série de itens.
02:36Eamon Javers está lá.
02:38Melissa, isso foi feito na última hora pela Casa Branca.
02:43É um documento de 98 páginas.
02:46Trata-se de uma lista de reduções de tarifas sobre uma série de produtos, ou seja, reduções válidas para centenas de produtos.
02:53Temos analisado o documento com nossa equipe nos últimos 45 minutos, aproximadamente.
02:58Alguns dos itens que terão redução de tarifas são
Seja a primeira pessoa a comentar