O governo federal lançou dois editais que somam R$ 20 bilhões do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social para obras, equipamentos e veículos voltados a regiões vulneráveis. Fernanda Sette, de Brasília, explicou como estados, municípios e setor privado podem acessar os recursos.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00E o governo federal lançou dois editais que somam 20 bilhões de reais em investimentos para projetos de educação e de saúde.
00:08E esses recursos vêm do fundo de investimento em infraestrutura social e vão financiar obras, equipamentos e veículos com foco nas regiões vulneráveis.
00:19Quem tem os detalhes ao vivo é a repórter Fernanda Sete, direto de Brasília. Oi Fernanda, bem-vinda de volta.
00:26Oi Paula, muito obrigada. Pois é, o governo federal lançou dois editais que vão disponibilizar ao todo cerca de 20 bilhões de reais em investimentos voltados para ampliar o acesso à educação e também à saúde.
00:44O objetivo do FIS, o fundo de investimento em infraestrutura social, é de fato financiar obras, comprar equipamentos e veículos que melhorem o acesso à população nessas duas áreas, na educação e também na saúde.
00:59Esse recurso será eficaz, o objetivo dele é atuar principalmente naquelas regiões mais vulneráveis do Brasil, onde a educação e a saúde são mais precárias.
01:11Lembrando que metade desse recurso, ou seja, 10 bilhões de reais, a metade do todo, ainda será destinada nesse ano de 2025.
01:22E olha, os financiamentos, eles poderão ser contratados por estados, municípios e também pelo Distrito Federal, com juros um pouco abaixo do mercado e também com prazos de pagamento de até 20 anos.
01:35Além disso, as inscrições estão abertas desde o dia 13 de outubro e vão até o dia 7 de novembro e as inscrições podem ser feitas pela plataforma Transferigov.
01:46Os projetos habilitados também no novo PAC, aqueles que não foram contemplados ainda com recursos, também vão poder concorrer.
01:56E olha só, Paula, essas ações voltadas à educação básica serão geridas, de fato, no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE.
02:10E para os entes públicos, falar um pouquinho da taxa de juros, como falamos no início, terá taxa de juros um pouco mais baixa do que nos mercados aí e um prazo bem maior para se quitar essa dívida.
02:22Então, olha só, para entes públicos, a taxa média de juros será ali entre 8% e 10% ao ano, conforme o prazo de 10 ou 20 anos.
02:31Já no setor privado, as taxas variam entre 9,6% a 11,6%.
02:39Lembrando que o valor máximo a ser financiado é de até R$ 50 milhões, com juros médios ali na faixa de 11% a 13% ao ano.
02:51Além disso, não poderão ser financiados questões como salários, dívidas e compras de terrenos.
02:59Esses projetos que forem aprovados, eles serão aí, seguirão para a contratação junto ao BNDES ou alguma instituição financeira privada, que esteja ali algum banco credenciado.
03:11Então, o governo federal lança, de fato, esse edital com cerca de 20 bilhões em investimentos voltados aí exclusivamente para melhorar o acesso da população em áreas estratégicas,
03:26como educação e saúde.
03:27Com certeza, esses investimentos, eles vão contribuir naquelas regiões mais vulneráveis no Brasil, onde a educação e a saúde precisam aí de um apoio, de um reforço menor.
03:40E o bom de tudo isso é que essas taxas de juros realmente, como falamos aqui, serão bem mais baixas do que as taxas de juros no mercado atual.
03:48E isso aí vai contribuir, vai facilitar o acesso à população, à educação e à saúde.
03:56Paula, eu volto com você.
03:58Muito obrigada mais uma vez pelas suas apurações.
Seja a primeira pessoa a comentar