O presidente Lula falou hoje em São Paulo sobre a expectativa em torno do julgamento de Jair Bolsonaro, destacando a presunção de inocência e a necessidade de justiça. O caso pode definir a organização da direita e influenciar diretamente decisões políticas e o mercado financeiro, afetando juros, câmbio e expectativas para 2025.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00Vinícius, a gente segue falando desse julgamento porque o presidente Lula falou hoje sobre a expectativa em torno do julgamento de Jair Bolsonaro.
00:09Lula falou aqui em São Paulo, agora há pouco, no velório do jornalista Mino Carta, que faleceu hoje aqui na capital paulista.
00:17Vamos acompanhar então o que disse o presidente.
00:19A minha expectativa é que o tribunal, sabe, julgue quem está julgando em função dos autos do processo.
00:28Ninguém está julgando ninguém pessoalmente, ou seja, tem um processo, tem os autos, tem delações, tem provas.
00:38E que a pessoa que está sendo acusada tem o direito, a presunção da inocência, ele pode se defender como eu não pude me defender.
00:46E eu não reclamei, eu não fiquei chorando, eu fui à luta.
00:50Se é inocente, prove que é inocente, prove que não tem nada a ver com isso, está de bom tamanho.
00:55O que eu espero é isso, é que seja feita justiça, sabe, respeitando o direito da presunção de inocência de quem está sendo julgado.
01:03É só isso que eu desejo.
01:04Eu desejo para mim e desejo para qualquer inimigo meu.
01:09Apenas o direito da presunção de inocência para que o Brasil fique sabendo da verdade e apenas a verdade.
01:17Aí então a fala do presidente Lula de agora há pouco aqui em São Paulo em relação à expectativa dele sobre esse julgamento.
01:23Vinícius, um dos impactos econômicos mais óbvios desse julgamento é de começar a empurrar a direita brasileira para se organizar e dar uma forma, enfim, começar a definir as coisas no campo da direita,
01:37que está super congestionado ali de pré-candidatos e na expectativa sobre quem seria o nome avalizado pelos bolsonaristas, inclusive.
01:47Claro que o presidente Lula também está no aguardo para saber dessa definição e saber quem é que provavelmente ele vai enfrentar como o único pré-candidato da esquerda, se é que a gente pode dizer assim, né?
01:57Essa é a questão imediata, claro que esse julgamento tem implicações históricas, mas a implicação imediata para a política e a economia é se a condenação muito provável e a prisão,
02:09pelo menos lá pela segunda quinzena de outubro, se não tiver pedido de vista do Fux de outubro do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai forçar alguma definição.
02:20É claro que a família Bolsonaro não quer definição nenhuma, porque ele acha que vai ser esquecido, pelo menos até 2027, se isso for feito.
02:28Então eles querem empurrar isso com a barriga, mas o resto do campo da direita, que é a direita, centro-direita e todo mundo desse lado, do espectro político, quer começar a organizar a candidatura.
02:39E o próprio governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já começou a falar de maneira mais enfaticamente como um candidato.
02:44Ele fala até de decisões que ele pode tomar, ele já falou sobre como ele faria, por exemplo, a negociação com os Estados Unidos em relação ao problema comercial,
02:53falou que daria um indulto, seria o primeiro ato, indulto a Bolsonaro, seria o primeiro ato dele como presidente, mas ele logo em seguida disse, não, mas eu ainda não defini a minha candidatura.
03:01Segundo, tendo feito isso, você vai saber se vai haver um candidato ou não.
03:06E se esse candidato vai ser o preferido, por hora, pelos mercados financeiros, que seria a Tarcísio de Freitas, porque em tese ele resolveria o problema fiscal ou atacaria o problema.
03:16A depender do resultado da eleição, o pessoal do mercado pode ficar mais ou menos otimista com a resolução do problema financeiro, do problema da dívida pública.
03:24E isso pode ter peso nos preços do mercado, juros e câmbio, principalmente, a partir de dezembro, é o que está todo mundo dizendo na praça.
03:31Vinícius, obrigado. Daqui a pouco a gente volta a se falar. Enquanto isso, segue no Supremo Tribunal Federal, na primeira turma, a fala da defesa do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.
Seja a primeira pessoa a comentar