O setor automotivo europeu lida com pressões regulatórias, concorrência chinesa e metas ambientais ambiciosas. CEOs da Mercedes, Volkswagen, BMW e Ferrari devem se reunir com a Comissão Europeia em setembro para discutir os desafios da chamada era da policrise. Acompanhe a análise de Mariana Almeida.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00Legal, Mari. Agora vamos falar então do setor automobilístico, que as gigantes do setor enfrentam diversos desafios na era da policrise.
00:10Em declarações recentes, o CEO da Mercedes-Benz, Ola Kalenius, definiu o momento como uma policrise com vários problemas ocorrendo ao mesmo tempo.
00:21A Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, que reúne empresas como Volkswagen, BMW e também a Ferrari, destaca a pressão regulatória, competitiva e econômica sobre o setor em um cenário global incerto.
00:35Especialistas alertam para a necessidade de ajustes estratégicos e de investimentos, enquanto a Europa busca atingir metas ambientais ambiciosas para 2030 e 2035.
00:46Diversos CEOs devem se reunir em setembro com a Comissão Europeia para discutir esses desafios.
00:55É, Mari, a gente sempre comenta aqui, inclusive nas suas análises, o setor automobilístico vem sofrendo bastante, principalmente também em relação à concorrência chinesa com os carros elétricos.
01:06Pois é, mas é interessante o termo que o CEO utiliza, a policrise, porque sim, tem uma questão da concorrência com os carros chineses,
01:13tem uma questão da transformação iminente em relação às mudanças climáticas, que antes, digamos assim, mudança climática é em si uma crise, isso está posto.
01:23Agora, antes você estava num caminho de justamente fazer, a partir dela, portanto, uma migração no setor automobilístico mais certeira rumo aos carros elétricos.
01:32E aí vem Donald Trump, volta para falar da produção sem ser carros, já tira incentivos de carros elétricos, recoloca o carro movido a petróleo e aí, a derivada do petróleo.
01:42Então, tem uma bagunça, na verdade, quase assim, para dizer, qual é o futuro da indústria?
01:47O que esperar em termos de concorrência, em termos de consumo, em termos de restrição para acesso a insumos,
01:52porque também é uma grande incorporação de novas tecnologias dentro dos automóveis, que fica acelerando e aumentando a demanda por funcionalidades.
02:00Então, é um dos setores em que não está fácil tomar decisão e vale tanto para o problema microeconômico,
02:06pensando em como esta indústria está pressionada, quanto macroeconômico, porque com comércio variando tanto as suas relações
02:13e as mudanças climáticas postas, o conjunto de interferências no andar dos carros é bastante significativo.
02:22É isso, Mari, muito interessante mesmo esse termo que eles usaram, policrise.
Seja a primeira pessoa a comentar