Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A NRF 2026, maior feira de varejo do mundo, conta este ano com uma delegação brasileira de 2.500 pessoas em Nova York e um foco sem precedentes em tecnologia, disse Alessandra Andrade, diretora-presidente da SP Negócios, em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC. Segundo Alessandra, a inteligência artificial atingiu um ponto de inflexão no mercado global.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A feira está de volta e começou nesta semana em Nova Iorque, a NRF 2026, a maior feira de varejo do mundo.
00:09O evento anual reúne milhares de representantes do varejo mundial e traz as tendências para o setor para o decorrer do ano.
00:17Alguns destaques da feira deste ano são a inteligência artificial, capital humano e omnicanalidade.
00:24Claro que o Brasil não ficou de fora deste evento e a delegação do país, composta por 2.500 pessoas, tem pela primeira vez um palco dedicado exclusivamente à IA, a inteligência artificial.
00:37E a gente vai receber agora no Fast Money a Alessandra Andrade, que é CEO da SP Negócios e ela vai falar dos impactos das inovações e tendências apresentadas na NRF 2026 para o varejo paulistano.
00:51Oi Alessandra, muito boa tarde para você, prazer tê-la aqui, seja bem-vindo ao Fast Money, tudo bem contigo?
00:59Tudo jóia, tirando o frio, né, que está todo mundo morrendo de calor no Brasil e aqui a gente está congelando, está tudo jóia, a feira está incrível, tem muitas novidades.
01:09Eu ia te perguntar isso, porque hoje de manhã nós entrevistamos também o advogado que estava em Nova Iorque e ela falou a mesma coisa, falou assim, olha, está um frio por aqui, viu?
01:16Então se agasale bem, viu Alessandra?
01:18É, não está fácil.
01:20É, Alessandra, a gente vê agora que a inteligência artificial está integrada em todos os setores, né, da economia e os brasileiros têm aí então um palco dedicado à IA.
01:32Como é que a IA pode influenciar, qual o impacto da IA, por exemplo, para o varejo ou o que vai ter aqui no varejo de São Paulo?
01:38Eu acho que como outras ondas que vieram atrás, né, de mundos virtuais, a IA, ela hoje, ela passou a ser uma realidade, ela não é mais só uma tendência, ela não é só mais uma ideia, ela deixa de ser uma promessa e ela passa a operar o varejo de forma estruturada, desde assistentes virtuais que recomendam produtos até sistemas que prevêm demandas e gerenciam estoques, automatizam a logística.
02:04Então hoje a IA faz parte do dia a dia do varejo.
02:08Eu vejo que o varejo, Eric, tem uma coisa que é muito interessante.
02:12Como ele foi, acho que o primeiro grande setor ameaçado pela tecnologia, ele resolveu abraçá-la de uma forma muito forte.
02:22Então as incorporações são feitas rapidamente no varejo e o que a gente vai passar a ver, eu acho que é o que é mais interessante disso tudo,
02:30é que o consumidor não vai começar a perceber que existe IA.
02:34Aí ela vai estar toda no back office, tanto no digital quanto no varejo físico, mas isso vai ficar de uma forma cada vez mais sutil, cada vez mais sem frissão, para que a experiência de compra seja cada vez melhor.
02:49Já vai ficar integrado, né, assim, nessa questão da compra, né, a gente não vai nem perceber isso, né, que você dizer que é bem interessante.
02:56É isso, é isso, a gente, hoje em dia, a IA, ela está no sistema, ela está, como é que você vai colocar o seu sortimento na loja, ela está na sugestão que vai fazer,
03:06ela vai estar em saber qual peça que você já comprou, para poder sugerir uma outra, e com funcionários bem treinados, usando o IA,
03:14e eu acho que essa é a grande diferença, assim, a humanização que o varejo pode trazer para a IA, eu acho que a gente vai ter resultados cada vez melhores.
03:22Ô Alessandra, a gente sabe que o varejo vai ter que ser criativo, né, porque precisa aí se reinventar a cada dia, justamente por causa da concorrência, enfim.
03:33Quais são os principais desafios do setor e como vocês tentam driblar ou ser criativo para continuar sempre expandindo?
03:41Eu acho que são consolidações de algumas tendências que já vinham muito fortes.
03:45A primeira consolidação do modelo, tudo e em todo lugar, né, o cliente, ele não quer mais ter diferença na experiência de compra,
03:53se ele vai comprar online, se ele vai comprar num live commerce, direto da rede social, se ele vai comprar na loja,
04:00se ele vai comprar num revendedor, a experiência de compra tem que ser cada vez mais integrada.
04:05Aquela omnicanalidade que a gente já falava lá atrás, mas levada exponencialmente, né, a ter uma experiência cada vez mais integrada mesmo do físico e digital sem que haja nenhuma diferença.
04:19Outra tendência que cada vez mais tem se fortalecido é a questão dos shopping centers ganhando relevância social, né?
04:27Foram anos de questionamentos de que os shopping centers iam acabar, que era um modelo de negócios que já não tinha tanto apelo,
04:35mas cada vez mais eles são centros de convivência e eu acho que isso se intensificou muito com a pandemia.
04:43O sortimento, né, do shopping, estava tentando achar que a palavra correta tem se adequado muito,
04:49tanto em restaurantes, gastronomia, praças de alimentações, cinemas, atividades esportivas integradas e faz com que agora os shoppings voltem a ser destinação,
05:01o que favorece muito também o varejo.
05:03É a tal da criatividade, né, pra você atrair o cliente lá e a gente percebe até um movimento interessante,
05:09tem essa coisa da integração, né, o físico e online,
05:14porque às vezes as pessoas vêem online e vão até o shopping pra ir naquela loja pra ver ali o material,
05:20ou vice-versa, estava ali passando o shopping, olha e fala assim,
05:22ah, vou dar uma olhadinha também no site quando eu chegar em casa, às vezes tá sem tempo, então isso é interessante.
05:27Agora, Alessandro, eu queria saber se tem uma projeção pra 2026 em relação ao varejo de São Paulo, assim, de crescimento,
05:34o que vocês esperam economicamente falando pra este ano?
05:38Olha, São Paulo, ele tem uma coisa que só São Paulo tem.
05:41Ele tem a capacidade de oferecer não só investimentos, mas todo um ecossistema capaz de absorver essa estrutura, né,
05:52então a gente tem aqui infraestrutura logística, densidade de talentos, um ecossistema de inovação,
05:58a sede de diversos varejistas aqui na cidade de São Paulo, como Raio Drogazil, Casas Bahia, Natura,
06:06fortalecendo a decisão de agilidade desses atores todos.
06:11Então, o que a gente enxerga pra São Paulo é um ano muito rico e vale lembrar que estão vindo grandes eventos pra cidade de São Paulo.
06:19E esses grandes eventos também trazem muitos turistas e isso, com certeza, impacta em toda a nossa economia, principalmente no varejo.
06:26Acho que o turismo em São Paulo, não só pelos grandes eventos, mas pelos shows, pelas atividades esportivas,
06:33eles têm trazido cada vez mais público e faz com que isso tenha um impacto muito grande no nosso varejo e no nosso consumo,
06:41aumentando ainda mais os empregos e, principalmente, o desenvolvimento econômico da cidade.
06:46Alessandra Andrade, que prazer tê-la aqui conosco, gostoso de bater esse papo, né, falando do varejo, comércio, compra.
06:53É sempre bom. Quem que não gosta de comprar, não é verdade, Alessandra?
06:57Olha, o meu cartão de crédito, que eu diga, viu?
06:59Nem me fale, nem me fale.
07:03Ó, então, cuidado com o cartão de crédito aí, porque aí vem cinco, seis vezes mais, viu?
07:09E ainda tem o IOF.
07:11Exatamente, ainda tem o IOF aí em cima dessas compras, aí tem que controlar, porque é muito bom ali na Quinta Avenida.
07:18Então, olha, um ótimo evento pra você aí, um grande abraço pra você e uma ótima semana, viu, Alessandra?
07:25Eu que agradeço, obrigado pela oportunidade, um abraço pra todo mundo que tá assistindo a gente
07:29e fiquem ligados que tem muitas coisas de varejo acontecendo aí por São Paulo todo.
07:33É isso aí, um grande abraço, tchau, tchau, Alessandra.
07:36Tchau, tchau.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado