Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Roberto Motta debate as implicações da PEC da Blindagem, que será pautada no Senado após a aprovação na Câmara dos Deputados. Motta questiona a proposta, que visa restringir os poderes do Judiciário e diz que é contra parlamentar votar de forma secreta.

Assista na íntegra: https://youtube.com/live/E0nZy1OVxi8

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#OsPingosnosIs

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Deixa eu passar para o Roberto Mota, o Mota também vai trazer análise sobre a articulação nos bastidores em torno do PR e da Anistia, a possibilidade de votar a urgência hoje, mas também talvez uma mudança de postura do Centrão em razão de um não cumprimento de acordo, principalmente em relação ao Partido dos Trabalhadores, mas PEC da blindagem aprovada, Mota.
00:24Eu quero explorar um pouco esse ponto levantado pelo Dávila, sobre a origem dessa ideia do voto secreto do parlamentar, na origem isso foi criado para impedir retaliação contra os parlamentares, será que o contexto hoje é mesmo diferente?
00:49Será que o parlamentar hoje não tem medo de retaliação?
00:53Bom, a princípio, por princípio, eu sou contra o parlamentar votar de forma secreta, porque eu acho que o eleitor tem que saber como o seu representante vota, esse é o meu princípio, mas isso nas condições normais, meus amigos.
01:10Eu não acho que o Brasil vive condições normais. Nós vivemos um momento, não custa lembrar aqui, eu acho que nós comentamos isso ontem, nós vivemos um momento no qual alguns jornalistas são encarregados de transmitir, através das suas matérias, avisos aos parlamentares,
01:32para que eles votem ou deixem de votar certas matérias, ou sofrerão consequências jurídicas. Isso está em colunas de jornais com maior naturalidade, se escreve isso.
01:45No regime militar, eu acho que foi lá que surgiu essa ideia do voto secreto de parlamentares.
01:51No regime militar, esse voto secreto era justificado pelo temor de uma retaliação vinda do executivo.
01:59Eu acho que muita gente diria que a situação hoje é exatamente a mesma, só mudou a origem da retaliação.
02:08Ainda assim, eu vou admitir, eu acho extremamente difícil, principalmente para o cidadão comum, que tem tanta coisa para cuidar,
02:18e aí fica surpreendido por essas pautas, isso o Dávila tem razão, toda hora pipoca uma coisa, e você tem que avaliar se isso é certo ou errado.
02:26Então, essa questão de votação secreta, é votação secreta de parlamentares para autorizar uma possível ação penal contra um parlamentar.
02:38Então, alguém quer abrir, o Ministério Público quer abrir, processar um parlamentar, o Congresso precisa aprovar isso, precisa votar.
02:47Eu acho muito complicado para um cidadão comum avaliar isso, o que é certo e o que é errado.
02:52Mas olha, se o PSOL e a maioria do PT votaram pelo não, eu acho inevitável que a gente ache que o caminho correto é o sim.
03:05Você, Cristiano Berardo, não falou sobre a aprovação da PEC da blindagem, as análises dos nossos comentaristas,
03:11o que é preciso considerar em relação à decisão que foi tomada pela Câmara,
03:16lembrando que isso passará pelo Senado uma dificuldade adicional, porque alguns já se posicionaram contra essa medida.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado