Felipe Machado explicou a extensão do prazo das tarifas dos EUA sobre a China e comentou a possível substituição de Jerome Powell no Fed, destacando os impactos nas negociações e nos mercados.
Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00NBC in Breaking News trazendo a informação então de que o prazo das tarifas dos Estados Unidos para a China acabou de ser ampliado, 90 dias, mais 90 dias, né Felipe Machado?
00:19Exatamente, Nath, a gente está vendo essa questão com a China, está se arrastando desde o início das tarifas, aquela situação entre Estados Unidos e China, ela escalou de uma maneira muito rápida, Donald Trump acho que não esperava a reação da China, que foi uma reação bastante enfática também, competindo ali, concorrendo, o Donald Trump anunciou tarifas, a China anunciou tarifas de volta, depois ele anunciou outras, a China também novamente,
00:44e foi indo até aquele acordo onde as tarifas ficaram suspensas, onde os Estados Unidos negociou a venda, a volta da venda de metais raros da China para os Estados Unidos e os Estados Unidos, por seu lado, também autorizou a venda de chips para a China, então agora mais um prazo de mais 90 dias dentro dessa extensão de prazo, vamos dizer assim, a China.
01:07Na verdade, Nath, o que acontece é que Donald Trump não está sabendo exatamente como lidar com a China, porque ele imaginava, todos os países estão aceitando essa aplicação de tarifas de uma maneira muito passiva, até a União Europeia, que teria ali umas condições no início, começou a dizer que teria retaliação e tudo mais, contra o plano dos Estados Unidos, contra as tarifas, acabou voltando atrás e aceitando a imposição de tarifas.
01:31Agora, a China não. A China mostrou uma posição forte, é uma potência, assim como os Estados Unidos, dá para brigar quase de igual para igual ali com os Estados Unidos, então a posição da China é muito assertiva e muito forte.
01:43Isso está levando o presidente Donald Trump a estender, mais uma vez, essa questão das tarifas, da aplicação das tarifas por pelo menos mais de 90 dias.
01:50Isso cai um pouco naquele apelido que ele tem recebido, o taco, Trump always chickens out, ou seja, o Trump sempre volta atrás.
01:59Com outros países isso não aconteceu, o Trump acabou mantendo as tarifas, mas com a China ele continua sendo o taco do início do mandato, Nathália.
02:06E os colegas da CNBC americana, enquanto estava falando aqui, eu também estava com o ouvido lá, estavam fazendo contas, né, porque é uma informação que acaba de chegar.
02:15Então, de quando a gente está falando a partir de agora, né, eles estão calculando, então, meados de novembro para esse novo prazo final, né, depois dessa ampliação do acordo provisório entre Estados Unidos e China.
02:33E, claro, trazendo essa perspectiva de um novo encontro entre o presidente Donald Trump e Xi Jinping, né, Felipe?
02:42Exatamente, tem até um acordo, quer dizer, não tem um acordo exatamente para qual vai ser a data, nem o local de encontro, mas existe uma iniciativa, né, uma tentativa, o próprio Donald Trump já falou sobre isso, que teria até, estaria disposto até a se encontrar com seu colega chinês, presidente Xi Jinping, mas ainda não tem nenhuma data e isso daí, isso seria realmente um avanço nas negociações.
03:04Mas, Natália, o que acontece é o seguinte, a China também não é o país que foi pega ali de uma maneira despreparada.
03:13Ela, desde o primeiro mandato do Donald Trump, que ela vem sofrendo essas sanções, então, para esse segundo mandato, eles realmente se prepararam.
03:21E o que acontece é que...
03:23Ó, agora eles mudaram de breaking news, Felipe.
03:25Agora, uma nova mudança, eu também cheguei aqui, eu também cheguei a informação.
03:29Isso, sobre o novo nome, né, para a cadeira do Fed.
03:34Exatamente, o Trump, só para a gente depois completar o assunto, agora uma notícia que chega agora da CNBC Internacional, dizendo que o Trump, a equipe do Trump, a equipe econômica do Trump, já, numa maneira mais ativa, procurando já um substituto para o presidente do Banco Central, Jerome Powell.
03:51Lembrando que o mandato dele vai até maio de 2026, mas essa notícia que chega agora da CNBC, a gente tem que aprofundar um pouquinho, mas indica que algumas pessoas já estão...
04:03Uma lista, né, uma lista está ficando cada vez mais provável, né, olha, por exemplo, a gente tem aqui o Bowman Jefferson e o representante do Texas sendo considerado justamente para uma cadeira do Banco Central.
04:20A Lori Logan é um nome que não tinha aparecido nas primeiras listas, né, é uma representante do Texas, o Texas é um estado que está tendo cada vez mais uma importância grande no governo americano, né, o governador Greg Abbott é um grande aliado do presidente Donald Trump, até aquela questão do resoneamento ali da mudança ali distrital no Texas é uma questão que vai ter impacto nas eleições.
04:43E agora a gente vê a notícia que a Larry Logan, né, uma representante do Banco Central do Texas, poderia ser considerada o nome dela para assumir a cadeira do Jerome Powell,
04:55que ainda é uma questão que a gente não sabe exatamente se o Trump vai tomar essa decisão, se ele pode tomar, se ele tem medo dessa decisão ser revertida na Suprema Corte.
05:05Então, é uma questão ainda, é uma questão ainda muito delicada e o presidente Donald Trump ainda não tomou essa decisão, até por medo da repercussão que ela pode ter nos próprios mercados, né,
05:15porque o presidente Jerome Powell é muito respeitado e a política dele dentro das condições atuais,
05:21de inflação um pouquinho acima do teto da meta, faz todo sentido que ele continue com a sua política.
05:30Agora, tem muita pressão, principalmente do Donald Trump, para que os juros caiam nos Estados Unidos e os últimos dados de emprego nos Estados Unidos,
05:37que teve uma desaceleração, pode ser uma forma também deles pressionarem ali o Jerome Powell para que aceite realmente essa queda nos juros, Natália.
05:45O Felipe, só para a gente entender direitinho, esses nomes que estão sendo ventilados assim, ali, eles já são nomes que compõem ali o conselho do Fed,
05:55ou que passariam a compor, ou são nomes para a cadeira mesmo do Jerome Powell?
06:02É, não sei, não estou com esses nomes na cabeça, não sei se eles já fazem parte, eu preciso dar uma pesquisada aqui,
06:07mas me parece que o nome dela, da Logan, não está no Banco Central, não é uma dos...
06:13Eu vou dar uma pesquisada para a gente trazer a informação correta aqui, Natália.
06:16Sim, é, a informação que a própria CNBC está trazendo em Breaking News e a gente está acompanhando e trazendo aqui,
06:23com toda a agilidade possível para você.
06:25Vamos escutar um trechinho.
06:26É, terminou a conversa ali, né, com um colega da CNBC, que está sempre cobrindo as reuniões, né, do Fed,
06:48está muito inserido ali naquele contexto.
06:52Então, por exemplo, o Bowman já é do Fed, né, esse nome que a gente trouxe.
06:56Bowman.
06:57Já faz parte ali.
06:59Enfim, a gente vai processar, então trouxemos, né, nomes cotados para o Fed aqui em Breaking News,
07:06acompanhando a CNBC americana e também essa informação que estava sendo aguardada, né,
07:11sobre a extensão mais 90 dias de prazo aí do acordo provisório entre Estados Unidos e China.
07:19Então, continua valendo a tarifa, né, que estava valendo até agora, mais 90 dias.
07:24Então, a gente está falando daqui para frente até meados de novembro.
07:28Daqui a pouco a gente vai trazer mais informações.
07:29Só para complementar, Natália, não, porque eu acabei, esse nome, o nome da Lori Logan não tinha aparecido com muita frequência,
07:35mas ela é uma das 12 integrantes que votam ali no Federal Reserve, nas decisões do Fed americano.
07:45Então, o nome dela aparecendo aí como uma possível candidata a substituir o Jerome Powell.
07:52Lori Logan, que é do Texas, né, é a presidente da divisão ali do Texas.
07:57Eles são 12 representantes, um de cada estado.
08:00Então, a Lori Logan passa a ser mais uma candidata aí o nome do Jerome, para substituir o Jerome Powell.
Seja a primeira pessoa a comentar