- há 1 hora
Especialista dá dicas para vencer a preguiça de sair da cama nos dias gelados e apontam os cuidados necessários com o corpo antes de iniciar as atividades físicas.
--------------------------------------
Notícias relacionadas:
--------------------------------------
💻 Confira as últimas notícias do Espírito Santo e do Mundo no nosso portal 👇
https://tribunaonline.com.br
📰 Notícias na palma da sua mão.
Assine A Tribuna e tenha acesso ao nosso app 👇
https://atribunadigital.com.br/assinatura/
🎙️ Assista aos nossos podcasts exclusivos de esporte, negócios e muito mais em
http://tribunaonline.com.br/podcasts
--------------------------------------
Notícias relacionadas:
--------------------------------------
💻 Confira as últimas notícias do Espírito Santo e do Mundo no nosso portal 👇
https://tribunaonline.com.br
📰 Notícias na palma da sua mão.
Assine A Tribuna e tenha acesso ao nosso app 👇
https://atribunadigital.com.br/assinatura/
🎙️ Assista aos nossos podcasts exclusivos de esporte, negócios e muito mais em
http://tribunaonline.com.br/podcasts
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:01O inverno chegou, hein, gente? Tribuna Manhã de volta nesse tempo mais gelado, apesar de que agora o sol já
00:08esquentou, mas de manhã cedinho, tá fazendo um friozinho gostoso, tá mais difícil de sair da cama por aí, tanto
00:14pra trabalhar ou tanto pra quem gosta de fazer exercício físico de manhã.
00:19Mas tem gente que não abre mão de levantar cedo e se exercitar, tá nem aí pra temperatura. Olha o
00:26Egídio, gente, por exemplo, capixaba, corredor profissional, a gente já vai mostrar o Egídio daqui a pouquinho, porque ele levantou
00:34hoje.
00:35Três horas da manhã, olha só, tava escuro ainda, foi pro calçadão de Camburi pra correr e veio correndo aqui
00:41pro estúdio do Tribuna Manhã, dá só uma olhada.
01:04Aí, animação total com música e tudo. Dá pra você encarar, gente, essa hora? Ele tava nem com roupa de
01:10frio, tá? Mas é o seguinte, praticar atividade física ao ar livre, como o caso ali do Egídio,
01:16ou também quem faz academia, musculação, nesses dias mais frios, exige algum cuidado especial? O que que a gente precisa
01:24estar atento pra fazer a nossa corrida, a nossa caminhada, a nossa hidroginástica?
01:29Como que a gente faz pra vencer a coberta, cuidando da saúde do nosso corpo?
01:34Doutor Heron Bonfim, médico cardiologista e Egídio Costa, que vem correndo aqui pro Tribuna Manhã.
01:40Já estão por aqui, bom dia, meninos. Bom dia, Bruna. Bem-vindos, é bom demais ter vocês por aqui. Egídio,
01:49a gente viu só um trechinho ali, você levantou cedo pra caramba e veio correndo pra cá.
01:54Essa é a sua rotina de todos os dias? Todo dia, eu tento, em regra, eu falo assim, que a
01:59primeira vitória do dia é sair da coberta.
02:02Então, Bruna, eu coloco algo como assim, ah, o que que te guia? É um drive mental que eu preciso
02:07começar meu dia vencendo, independente do clima.
02:11E você sente um pouco mais de dificuldade nesse período, um pouquinho mais?
02:16Ele estava falando que está pegando 15 graus, 16 graus no horário que você corre em Cambureiro.
02:21Sim, assim, agora, nesse período do inverno, tanto a roupa muda.
02:25Teve uma vez que eu tive que ir de gorro, eu sou muito friorento, até por conta, né, doutor, das
02:31extremidades, da troca de calor.
02:33Então, assim, eu me preparo com roupa adequada e vou.
02:36Não crio muita desculpa, independente da condição que tiver.
02:40E sente alguma diferença no seu corpo ali ao longo do trajeto, em função desse tempo mais frio?
02:46Acha que fica mais fácil a corrida ou fica mais difícil?
02:50Porque é importante contextualizar, eu, assim, hoje eu sou ultramaratonista, então, assim, eu já tenho uma gestão de carga de
02:57treino, de adaptação de muito tempo.
03:00Então, assim, um feedback que eu posso dar técnico, assim, a gente demora um pouco mais a aquecer.
03:05Em média, a frequência cardíaca, a gente demora, a frequência cardíaca fica um pouco mais baixa, dependendo do limiar que
03:12eu preciso treinar.
03:13Eu demoro um pouco mais, mas, assim, contextualizar que eu sou um caso à parte da população.
03:20Sim, sim. Tô certeza. Há quanto tempo você tá nessa...
03:23Desde o meu primeiro ano do curso de Educação Física, desde 2002.
03:28Olha só, muitos anos, né? Então, você tá muito bem preparado.
03:32Que horas que você acorda todos os dias e vai... Que horas que você chega no calçadão de caburi?
03:37Duas e cinquenta, três horas.
03:38Olha só, e quanto tempo, em média, você fica correndo?
03:41É porque eu divido o meu treino em dois turnos, né?
03:45Então, assim, em regra, eu vou sempre de manhã, que é algo que eu faço por mim, até pela condição
03:49de como tá a cidade.
03:52Eu falo que os problemas não acordaram, o telefone não toca, é uma terapia fazer isso nesse horário.
03:59É algo que eu faço mais pelo egídio pessoa do que pelo egídio atleta.
04:05E por conta de logística, de administração de tempo, eu divido em dois turnos.
04:10Mas, em média, esse treino, dependendo do dia da semana, dura 40 minutos.
04:15Perfeito, perfeito.
04:16Uma máquina, hein, gente? Um atleta que tá aqui conversando com a gente.
04:21Doutor, e aí?
04:23Nesse tempo mais frio, a gente compartilhou aqui a experiência dele, né?
04:27Já é um atleta muito experiente, tá muito preparado.
04:30Sente um pouquinho dessa alteração no inverno.
04:33Mas, de repente, pra quem tá assistindo a gente, que gosta de fazer uma caminhadinha leve, tranquila,
04:38vai ali pra um grupo onde faz uma musculação, né, faz uma atividade coletiva e tá sentindo essa dificuldade agora
04:45no frio.
04:46É uma percepção que é verdadeira mesmo?
04:49É mais difícil sair da coberta nesse período?
04:52É, Bruna, uma coisa, a gente tem que ter em mente, exercício, o melhor exercício que existe é aquele que
04:58a gente faz, né?
04:59Então, isso é, então, sair da cama pra fazer exercício, o nosso cérebro não tá preparado pra isso.
05:06Porque a gente quer economizar energia, sobretudo nessa hora do dia.
05:10Então, você já tá elevando o estresse, né?
05:12A temperatura te convida pra ficar debaixo da coberta, é mais confortável, então você vai ficar, vai ter mais dificuldade.
05:21A gente tem que ter ideia que no frio, a pressão arterial vai se elevar mais, né?
05:26Os vasos sanguíneos da periferia, eles fecham e aí a pressão arterial se eleva.
05:33Então, sobretudo naquelas pessoas que são hipertensas, tem que tomar muito cuidado com esse horário,
05:37tem que estar em contato com o seu cardiologista pra ver se a pressão dele tá bem controlada, né?
05:44Pra aquela pessoa que quer acordar de madrugada, uma outra coisa que ele precisa ter ideia e saber,
05:50porque não basta acordar de madrugada, é saber seu cronotipo.
05:54Porque aquela pessoa que é muito da manhã, talvez funcione bem.
05:58O vespertino, ele consegue...
06:00Agora, aquele que tem um cronotipo noturno, que vai dormir mais tarde,
06:05ele não vai ter tempo de sono suficiente pra se recuperar.
06:09E esse é um ponto mais importante.
06:11Porque a gente tem um estudo bem recente aí, pouco mais de 60 dias, que foi publicado,
06:17mostrando que o exercício, você perde os benefícios dele se você não tem a recuperação adequada com o sono.
06:26Então, ele é o hábito que a gente considera o hábito angular que mais afeta a nossa saúde,
06:32mas você perde os benefícios dele se você não se recupera adequadamente com o sono.
06:38Olha só que interessante.
06:40E às vezes a gente não dá tanta atenção assim, né?
06:42Tem uma noite mal dormida e quer encarar a mesma rotina durante o dia.
06:47Quantas horas por dia você dorme, Egídio?
06:49Em média.
06:50Em regra, entre 4 e 4 horas e meia.
06:53E é importante, né, falar no contexto que o doutor explicou,
06:58que a gente fala como um atleta, como um educador físico,
07:02que não é sobre, assim, o que você consegue fazer.
07:05É se você recupera daquilo que você faz.
07:09Perfeito.
07:10Então, assim, a recuperação é que dita muito.
07:12Porque dependendo do contexto, da resiliência, a dor que a pessoa tem,
07:16ela vai fazer, mas será que ela recupera daquilo que é feito?
07:20Então, assim, é bastante, é importante se alientar, seguir nessa linha,
07:25recuperar do que se faz.
07:26O que a gente tem que fazer, doutor, antes de começar qualquer exercício físico
07:32que seria, assim, fundamental, principalmente nesse período?
07:36É, nesse período, é, pra quem ainda não tem o contato com o seu cardiologista, né,
07:41como eu falei, como aumenta muito a pressão arterial nessa fase,
07:45é ideal que ele tenha o contato com o cardiologista.
07:47Mas se ele não tem, então é bom que ele faça, pelo menos,
07:50uma avaliação clínica com o médico, pode ser um médico generalista,
07:54fazer uma avaliação da sua pressão, né, do seu risco cardiovascular,
07:59que isso qualquer médico pode fazer, né, sabendo a sua pressão, o seu colesterol,
08:04e aí, se tiver algum problema, realmente aí ele vai pro cardiologista,
08:07mas isso é fundamental ter essa ideia de como é que tá o corpo dele
08:12antes de iniciar a atividade física.
08:14Perfeito. Um aquecimento também, eu acho que é fundamental, né?
08:18Aquecimento, né, ter uma preparação leve de força, né,
08:22não precisa ter força, não é simplesmente correr,
08:24porque você tem o risco de ter lesão ali numa corrida, por exemplo,
08:27então, ter uma aptidão muscular mínima, né, musculoesquelética mínima,
08:32pra ele poder começar esse tipo de atividade.
08:34Perfeito. Egídio é da corrida, tem gente que tá assistindo a gente,
08:37que é da caminhada, tem gente que é da força, da musculação,
08:41e tem gente que é da hidroginástica, que vai pra água, gente,
08:46a gente tá falando de fazer exercício de manhã cedo no frio,
08:49tem gente que vai pro mar, tem gente que vai pra piscina,
08:52dando exemplo de disposição, mostrando que frio não é desculpa.
08:56Vamos lá pra fora, dá uma olhada dessa turma,
08:59que tá fazendo uma aula gratuita de hidroginástica em Vitória.
09:04A turma aí acordou cedo e enfrentou o frio na água, né, Lu?
09:09Bom dia pra vocês.
09:13Bom dia, minha amiga Bruna Maria,
09:14bom dia pra você, amigo e amiga do Tribuna Manhã,
09:16bom dia também pra essa turma animada, bom dia, galera!
09:19Bom dia!
09:20E aí a animação, agora sim, agora vamos ver, Bruna,
09:26se a água tá gelada, hein, você falou de fazer exercício no frio,
09:29vamos ver aqui, eita!
09:31Turma animada e corajosa, a água tá fria, viu?
09:34A senhora não entrou não, né?
09:36Vem aqui, vem aqui rapidinho, vem aqui,
09:37a senhora não entrou na água não, né?
09:39Bom dia!
09:40Bom dia!
09:41Todos do Brasil, né?
09:43Nós estamos no ritmo de Copa, né, do mundo?
09:46Ritmo de Copa, bom dia a todos,
09:48depois da vitória do Brasil de 3 a 0,
09:51ontem na Escócia, todo mundo animado!
09:53Todo mundo animado, com toda a energia aqui nessa piscina gelada!
09:57Agora, qual é o nome da senhora?
09:59Marilene!
09:59Dona Marilene, por que a senhora não entrou na água?
10:02E por que a senhora tá aqui no solzinho,
10:05se aquecendo, por que será, hein?
10:07Meu querido, eu sou uma pessoa idosa,
10:10e eu só entrar nessa água gelada...
10:14Vai congelar!
10:14Da cãibras!
10:16Eu não entro na piscina,
10:19época de frio!
10:20Ah, então tá bom, muito bem, muito bem!
10:23Falta que eu tenho um laudo que me respalda isso, né?
10:27É!
10:27Ah, tá ótimo!
10:28O importante é ficar animada,
10:30o importante é...
10:31É alto astral, né, minha amiga?
10:33Deixa eu passar pra cá rapidinho,
10:34a senhora se chama...
10:35Bom dia, Berenice!
10:37Berenice!
10:37Tá fora da água, por que Berenice?
10:39Porque tá muito frio!
10:41Ah, entendi, porque tá muito frio!
10:42Mas não aqueceu antes?
10:43Quinta-feira eu faltei a aula,
10:45porque eu tenho fibromialgia,
10:47artrite, artrose, tendinite...
10:50Eita, mas cura aqui!
10:52Cura com a galera,
10:53cura no exercício,
10:54cura na piscina!
10:55Aí, não falto,
10:56porque eu preciso, né?
10:58Mas...
10:59Podia melhorar, né?
11:01Uma água quentinha pra gente, né?
11:03Que nós somos todas idosas aqui!
11:06Ah, tá vendo?
11:06O pedido da Berenice é muito importante,
11:09deixa eu falar agora com quem tá na água,
11:11quem teve coragem,
11:13a senhora de touca do Brasil,
11:14chapéu do Brasil,
11:15chega aqui, chega aqui,
11:16chega pertinho aqui do Luciano Rosetti,
11:18pra dar um papinho com a gente aqui do Tribuna Manhã,
11:21a senhora teve coragem e entrou na água,
11:23não foi?
11:24Parabéns!
11:25Pra minha saúde, né?
11:26Eu venho pela minha saúde!
11:28Mas que tá gelada, tá?
11:30Tá, tá gelada,
11:31mas não mata, não!
11:32Depois acostuma?
11:33Acostuma,
11:33o corpo se acostuma com a água, né?
11:36A senhora se chama?
11:38Zenayde!
11:39Dona Zenayde, parabéns, viu?
11:40Opa!
11:41Rapa!
11:43Quase que eu tomei um banho aqui!
11:45Ô, Berenice!
11:46Quase que a senhora me deu um banho, filha!
11:49Ô, Berenice!
11:51E tá gelada a água, viu?
11:52Tomei um banho aqui,
11:53tá muito gelada a água,
11:55deixa eu falar com o professor que tá agitadão aqui,
11:57meu amigo,
11:58vamos dar o serviço aqui do trabalho de vocês,
12:01a gente tá aqui no Tancredão, em Vitória,
12:03tem aulas de terça, sexta, de manhã, de tarde, de noite,
12:06pra todo mundo, pra todas as idades.
12:08Isso, isso mesmo!
12:09A hidroginástica atende a partir dos 18 anos de idade,
12:13até em diante,
12:14tem modalidade de quadra,
12:17tem natação,
12:18tem musculação,
12:19tem circuito funcional,
12:21o que não falta aqui é modalidade,
12:22pra todo mundo fazer aqui no Tancredão.
12:24José Luiz, professor, já tá suado,
12:26já tá ofegante,
12:27porque animar essa galera tem que ter energia.
12:29É, tem que ter energia,
12:31e a hidro é uma atividade excelente,
12:34porque ela traz o fortalecimento muscular pra essa galera,
12:38a questão da resistência muscular,
12:40a questão da saúde mental,
12:41porque todo mundo aqui, ó,
12:43tá interagindo, socializando,
12:45não fisicamente só,
12:47mas mentalmente também.
12:48A questão também do gasto calórico,
12:51que gera a questão do emagrecimento,
12:54tá bom?
12:54e outros benefícios também que ela traz.
12:57Perfeito, José Luiz,
12:58professor de educação física,
12:59muito obrigado, viu?
13:00A animação da galera,
13:02a gente tá aqui no Tancredão,
13:03é só vir pra cá,
13:03serviço gratuito,
13:05só vir pra cá,
13:07aproveitar, ó,
13:07tem hidroginástica,
13:09natação,
13:09artes marciais,
13:10futebol,
13:11vôlei,
13:11basquete,
13:12tem muita coisa,
13:13e tem muita animação também.
13:14Animação, galera,
13:15vamos lá!
13:18Falou, minha amiga Bruna Maria,
13:20fica com essa animação,
13:21e com essa água gelada também, viu?
13:22Que delícia,
13:23parabéns pras corajosas aí,
13:25que encararam,
13:26eu achei que a piscina era aquecida,
13:28e o doutor tava aqui falando, né Lu?
13:30Boa aula aí pra vocês,
13:31que esse tipo de exercício na água,
13:33merece um cuidado ainda mais especial, né doutor,
13:35pra gente encerrar nosso bate-papo.
13:37Sim,
13:38o exercício na água aumenta a compressão no corpo,
13:40e deixa o coração mais cheio,
13:43então,
13:43sobretudo na terceira idade,
13:45que tem uma prevalência de hipertensão maior,
13:47você vai ter uma dificuldade do sangue sair,
13:50tá voltando mais sangue pro coração,
13:51então existe um risco de ter agravamento de doenças
13:54durante um tipo de exercício desse.
13:55Olha só,
13:56ela falou da câimbra ali também,
13:57uma amiga nossa, né,
13:58que não entrou por causa da câimbra,
14:00então tem que estar atento.
14:01Gente,
14:02obrigada pelo bate-papo, Egídio.
14:04Dica rápida,
14:04pra quem quer assim como você,
14:06sair da coberta e encarar a madrugada.
14:08Toda quinta-feira,
14:10quatro horas da manhã,
14:11concentração,
14:12quatro e meia largada,
14:13é o dia capixaba contra a coberta,
14:15estamos esperando.
14:15Olha que maravilha,
14:17cedão, hein gente?
14:18Meninos,
14:18obrigada pela entrevista,
14:19e até a próxima.
14:22Tchau,
14:22tchau,
14:23tchau,
14:24tchau,
14:24tchau,
14:24tchau,
Comentários