O acordo de cerca de US$ 72 bilhões que prevê a aquisição da Warner Bros. Discovery pela Netflix voltou ao centro das atenções neste domingo (7), quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a fusão “pode ser um problema” devido ao tamanho de mercado combinado das empresas.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00E a gente fala agora sobre a disputa no mercado audiovisual, porque a Paramount Skydance fez uma oferta considerada hostil pela Warner Bros. Discovery.
00:10De acordo com o CEO, David Ellison, a iniciativa é, abre aspas, para terminar o que começamos. Fecha aspas.
00:18E esse assunto é destaque no site da CNBC dos Estados Unidos. Você vai conferir comigo a manchete na sua tela, ó, já tá aí.
00:24A oferta vem após a derrota para a Netflix, né, numa guerra de lances que durou meses e vem se arrastando aí por esses ativos.
00:32A Paramount vai apresentar diretamente aos acionistas da Warner uma oferta de 30 dólares por ação.
00:39O mesmo lance que foi rejeitado na semana passada.
00:43As ações da Paramount estavam cerca de 3% mais altas nas negociações pré-mercado de hoje.
00:48E as ações da Warner Bros. Discovery estavam cerca de 5% mais altas.
00:54Já as da Netflix estavam levemente mais baixas.
00:57Na sexta-feira, você deve recordar, a Netflix anunciou um acordo para adquirir os ativos de estúdio e de streaming da Warner por 72 bilhões de dólares.
01:09E a gente vai falar mais sobre esse assunto, né, porque ainda sobre audiovisual, a compra da Warner Bros. pela Netflix repercute no mundo inteiro, né,
01:17repercutiu no final da semana passada, esse acordo, né, com as expectativas das atualizações começando a chegar bem cedo.
01:24O negócio pode reunir, sob um único guarda-chuva, estúdios históricos, né, estúdios históricos de CNMTV, além de uma das maiores bibliotecas de conteúdo de Hollywood.
01:36O Conexão, sob o comando de Felipe Machado, falou sobre o acordo, né, que até aquele momento era um dos maiores negócios da história do setor de entretenimento.
01:47E essa conversa foi com o professor de cinema e de audiovisual da ESPM, Márcio Rodrigo.
01:52Vamos acompanhar.
01:54Pode afetar os negócios aqui no Brasil entre produtoras independentes e a Netflix e a HBO, que hoje desenvolvem séries, filmes aqui no Brasil também.
02:07Então, acredito que tanto os sindicatos diretores quanto de roteiristas têm razão de se manifestar contra.
02:14O que você viu de principal? O que a Netflix mais cresceu o olho dentro do conteúdo da Warner?
02:18Você tem franquias gigantes, né, como você citou, como Harry Potter, como toda DC Comics que está ali, o Senhor dos Anéis.
02:27Você tem um catálogo clássico, que é uma questão estratégica para o negócio da Netflix de streaming, né, que tem filmes que vão de Cidadão Kane, a Casa Blanca, né, até chegar ao fenômeno dos recentes de bilheteria, né, como Barbie.
02:42Você tem, quer dizer, toda essa questão envolvida as Friends, que é uma das maiores, uma das séries mais vistas de toda a história.
02:51E você tem toda uma estrutura de produção de um dos estudos mais tradicionais da história de Hollywood, com mais de 100 anos de atuação, que é a Warner.
02:59Então, a Netflix, ela fez, né, a gente troca a expressão de negócio das Arábias por negócios de Hollywood.
03:06É o negócio mais importante de Hollywood, pra mim, provavelmente, dos últimos 100 anos, e só se compara quando, no momento em que a Disney comprou a Fox, por exemplo, há oito anos atrás.
03:19A Paramount já se manifestou pela manhã, né, dizendo que ela entraria, né, recorreria ao Congresso, porque existe uma lei antitruste nos Estados Unidos, e isso, sim, pode configurar um truste, dado o tamanho da Netflix ser a maior plataforma de streaming, e a Warner ser um dos maiores estúdios de sistema do mundo, né,
03:38E por esse caminho legal, sim, isso é possível um questionamento pelas leis antitruste, ainda mais tendo apoio do presidente Donald Trump numa situação como essa.
03:49Quer dizer, envolve-se todo o poderio político da Casa Branca, todo o poderio político do Congresso norte-americano, e ao mesmo tempo todo o poderio econômico e também político de grandes, né, majors do entretenimento audiovisual,
04:04Como são tanto o Netflix, quanto o Paramount, quanto a Warner Bros, né, então, é uma briga de cachorros grandes nesse sentido, e que, sim, pode ter muitas interferências políticas.
04:17E o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou dúvidas sobre a compra da Warner Bros pela Netflix, tendo como principais preocupações a criação de um monopólio e uma possível indignação por parte de Hollywood.
04:30O republicano afirmou que a gigante do streaming já possui, abre aspas, uma grande parcela do mercado, e que isto poderia ser um problema, fecha aspas.
04:41Trump também confirmou que estará envolvido na decisão ao lado dos órgãos reguladores federais.
04:48Com esse acordo, a Netflix, então, incorporaria um imenso catálogo de filmes e séries do serviço de streaming da empresa, o HBO Max.
04:55Essa operação se desenha como a maior no setor, desde que a Disney comprou a Fox por 71 bilhões de dólares em 2019.
Seja a primeira pessoa a comentar