00:00Em Brasília, partidos do Centrão articulam votação da urgência do projeto para dar ao Senado o poder de demitir diretores e o presidente do Banco Central.
00:10A proposta prevê a possibilidade de exonerar membros da autoridade monetária caso considerem sua atuação incompatível com os interesses nacionais.
00:19A pressão política mira o diretor Renato Gomes, cuja avaliação sobre compra do Banco Master pelo BRB está pendente há cinco meses.
00:27Ex-presidentes do BC alertam que a medida ameaça a autonomia conquistada pela instituição.
00:33O repórter Eduardo Geyer, ao vivo de Brasília, vai trazer os detalhes sobre isso para a gente.
00:37Geyer.
00:40Oi Marcelo, integrantes do Centrão têm se mobilizado nas últimas horas para aprovar um requerimento de urgência de um projeto de lei que permite o Congresso Nacional a demitir presidente do Banco Central e também diretores da autoridade monetária.
00:57Esse projeto é antigo, de uma outra legislatura, foi apresentado por um político que nem é mais deputado federal, mas foi desengavetado nas últimas horas como forma de exercer pressão sobre o Banco Central em meio a essa análise da compra do Banco Master pelo BRB.
01:13O requerimento de urgência é aquele instrumento que permite levar um texto para análise diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões temáticas.
01:21É uma forma de dar celeridade à aprovação de um projeto.
01:25O texto em questão permite os deputados federais a dar prosseguimento, a aprovar o prosseguimento de um projeto para demitir diretores ou presidente do Banco Central,
01:35enquanto os senadores teriam a responsabilidade de aprovar essa demissão.
01:40Hoje, exonerar um diretor ou presidente do Banco Central é uma atribuição exclusiva do presidente da República e, mesmo assim, em frente a uma série de condicionantes, de alguns pré-requisitos.
01:52Essa questão de blindar o Banco Central de interferências políticas ou, pelo menos, diminuir a interferência política na autoridade monetária
02:00foi um avanço, de acordo com especialistas, conquistado pela lei da autonomia do Banco Central, que agora entra em xeque e pode ser modificada pela ação do Centrão.
Seja a primeira pessoa a comentar