Em sua live semanal nesta quinta (2), Jair Bolsonaro defendeu a decisão de Kassio Nunes Marques, primeiro ministro que nomeou para o STF, de devolver o mandato ao deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil-PR), cassado pelo TSE.
Francischini havia perdido o mandato no ano passado, por ter feito uma transmissão nas redes sociais no dia das eleições de 2018 em que, sem provas, afirmou que as urnas eletrônicas haviam sido fraudadas para impedir o voto em Bolsonaro. A corte eleitoral o cassou por 6 votos a 1.
O presidente voltou a atacar o TSE na live de hoje: chamou a cassação de Francischini de “inacreditável”, afirmou que o tribunal tem tomado “medidas arbitrárias contra o Estado democrático de Direito” e “a democracia” e acusou seus ministros de não quererem “transparência no sistema eleitoral”.
“Indicado ao STF por Bolsonaro, [Nunes Marques] tem votado a favor de causas do presidente em diferentes julgamentos, mesmo que de forma isolada, e agora derruba uma decisão do plenário do TSE usada como exemplo contra a propagação de fake news nas eleições”, escreve a Folha. -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00O ministro Cássio Nunes Marques deferiu uma liminar favorável à restituição do mandato do deputado Francis Kine, estadual do Paraná.
00:13É uma coisa inacreditável essa cassação desse parlamentar. Eu já falei nisso em alguns momentos pelo Brasil e aqui na live também.
00:22Faltavam 10 minutos para acabar as eleições de 2018. O Francis Kine era deputado federal concorria a deputado estadual e resolveu falar uma coisa que ficou voz corrente em 2018.
00:38Eu recebi vários vídeos, recebi telefonemas, que o cara ia lá apertar o 17 e aparecia o 13. Ninguém falava o contrário. Quando ia apertar o 13 saiu o 17. Ninguém.
00:49Então uma coisa que aconteceu em larga escala. O TSE não se explicou em tocante a isso e faltavam 10 minutos.
00:59Depois o TSE resolveu caçar o mandato dele. E não precisa falar que os três do Supremo que estavam lá votaram pela cassação.
01:07Placar de seis não. Hoje o Cássio Nunes, o senhor ministro do Supremo Tribunal Federal, numa medida liminar, ele recompõe, ele restaura, restitui o mandato ao deputado Francis Kine.
01:22E nós sabemos aqui que o TSE está tendo medidas arbitrárias contra o Estado Democrático de Direito, atacam a democracia, não querem a transparência do sistema eleitoral.
01:37E nós sabemos que o TSE está tendo medidas contra o Estado Democrático de Direito, atacam a democracia, não querem a transparência do sistema eleitoral.
Seja a primeira pessoa a comentar