O Supremo Tribunal Federal decidiu se unir para colocar um freio nos ataques do presidente à democracia
No Papo Antagonista desta quinta-feira (5), Claudio Dantas comentou a reação dos ministros do STF às ameaças de Jair Bolsonaro sobre as eleições de 2022. O presidente, que é inimigo das instituições, conseguiu unir até rivais na Corte. -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Acabou o diálogo, acabou o respeito e agora o que você tem é um enfrentamento institucional.
00:08Pelo lado do judiciário, o Bolsonaro conseguiu unir os ministros, até ministros que são historicamente adversários ou pelo menos que não se dão, não tem ali, não bate, que é o caso, por exemplo, do Gilmar e do Barroso.
00:25A decisão de abrir o inquérito administrativo, de pedir, através daquela notícia crime, a inclusão do Bolsonaro no inquérito das fake news, toda essa discussão, todo esse debate passou também pelo gabinete do Gilmar Mendes.
00:43A princípio, o Barroso resistiu à ideia do Gilmar Mendes, obviamente, mas depois acabou concordando, entendeu que é preciso união para enfrentar um inimigo comum.
00:57O Bolsonaro é um inimigo das instituições que não são perfeitas, que merecem ser criticadas, porque elas são coordenadas, comandadas por homens e mulheres, por pessoas que têm seus defeitos, suas qualidades.
01:11Mas na democracia, é preciso que isso seja feito dentro das quatro linhas constitucionais.
01:19Infelizmente, assim como o Bolsonaro sequestrou o debate antes legítimo do voto impresso, ele também sequestrou qualquer tipo de crítica, qualquer tipo de crítica construtiva que se possa fazer no debate público no nosso sistema democrático.
01:37Então, ele está sequestrando o sistema, sequestrando o diálogo, impedindo que ele aconteça, por mais difícil que ele seja.
01:46Nós aqui temos uma posição muito independente, muito autônoma, sempre nos colocamos numa postura de fiscalização e de crítica às instituições.
01:59Aquilo que não concordamos, aquilo que consideramos que não está certo, ou melhor, críticas a esses homens e mulheres.
02:07Há decisões que muitas vezes são tomadas, no caso realmente, no caso especialmente do judiciário.
02:11Agora, infelizmente, a postura irracional, absolutamente irracional do Bolsonaro, de tentar colapsar as instituições, de impor a sua vontade, de usar, de convocar a militância, de incitar uma guerra.
02:31A gente vai ver isso hoje aqui. Isso inviabiliza qualquer tipo de discussão, qualquer tipo de debate, ao ponto de hoje você ter o Jair Bolsonaro sendo investigado no inquérito das fake news,
02:44que nós já criticamos várias vezes, nós fomos alvo do inquérito das fake news, por um excesso, inclusive, do próprio Alexandre de Moraes.
Seja a primeira pessoa a comentar