Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Christopher Waller, governador do Federal Reserve, afirmou em entrevista à CNBC que os EUA estão bem posicionados para começar a reduzir a taxa de juros, desde que a inflação continue desacelerando.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasil

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Quem está falando ao vivo neste momento é o Christopher Waller. Ele é um dos diretores do FED, do Banco Central Americano, e está falando que o país está numa boa posição para trazer as taxas para baixo, para derrubar um pouco as taxas de juros.
00:22Mas é algo que agora não aconteceu. Ele está falando mais de uma perspectiva de médio prazo aí.
00:28Exatamente. A gente espera dois cortes da taxa de juros americana até o final do ano. Por enquanto, o FED manteve a taxa inalterada entre 4,25% e 4,5% nesse último encontro.
00:41Ele está falando das condições da economia agora, que na opinião dele são um motivo para cortar os juros nas próximas reuniões.
00:50Lembrando que há uma pressão muito grande da Casa Branca para que o Federal Reserve reduza, faça um novo ciclo de corte de juros.
01:05Ele está falando do choque agora, do petróleo, de choque causado por esse conflito no Irã.
01:16Ele está dizendo que essa é uma preocupação que ele e outros colegas dele do FED sempre tiveram, que são choques de preço únicos, não são aquele tipo de aumento de preço que acontece todo mês e que acaba realimentando a inflação.
01:31Esse é o tipo de choque único.
01:34Lembrando que o preço de commodities subindo acaba impulsionando a inflação.
01:39Então, o Federal Reserve tem que olhar bem de perto, principalmente para petróleo e gás natural, que são duas commodities que subiram bastante.
01:47Ele está falando o seguinte também, Rodrigo, que o mercado de trabalho está forte, mas não está tão forte como estava, por exemplo, em 2022.
01:56Se tiver uma perspectiva de inflação aí, ele até citou um exemplo, se você falar para o seu empregador que a inflação será de 7%, ele vai te mostrar a porta da rua.
02:05Ele está falando isso para dizer o quê? Que inflação é causa de desemprego, que eles não podem descuidar da inflação.
02:11Por isso que o FED, assim como bancos centrais do mundo inteiro, costumam ter uma posição um pouco conservadora para não deixar a inflação enraizar e crescer, né, Rodrigo?
02:20Exatamente, Marcelo. A inflação é sempre um perigo muito grande.
02:24A gente está vendo o perigo da inflação no Japão, daqui a pouco a gente vai falar sobre isso.
02:29A gente está vendo uma inflação alta na Turquia e aí implica no governo turco, no Banco Central da Turquia, tendo que aumentar muito a taxa de juros.
02:38Quando você vê a inflação descontrolar, ela desgarrar de um limite saudável, aí o Banco Central tem que aumentar muito os juros para tentar reduzir o consumo e fazer com que os preços voltem a ficar mais baixos.
02:51A Argentina passou por um problema também semelhante.
02:53Ele está falando agora da taxa de desemprego que, apesar de se manter baixa no geral, né, entre 4,2% e 4,3%, tem alguns setores específicos, como, por exemplo, pessoas formadas em faculdades, universidades, para quem a taxa de desemprego está em 7%.
03:10Ele falou que o nível pré-pandêmico dessa taxa era de 5%.
03:14Esse é mais um argumento que ele usa para advogar aí por uma queda de juros.
03:20Pelo jeito, Rodrigo, o Christopher Waller é um dos diretores um pouco mais liberais do Fed, porque ele está tendo aí um discurso que distorce um pouco das decisões recentes tomadas.
03:30Exatamente, Marcelo. O John Powell tem batido muito na tecla de que o Fed precisa olhar para a inflação no longo prazo e tem defendido a manutenção da taxa de juros neste momento.
03:43Porque se o Federal Reserve reduzir a taxa de juros, pode acabar gerando um impacto na inflação.
03:48Uma pergunta interessante, ele está perguntando quanto que as tarifas do Trump vão impactar nos índices de inflação dos Estados Unidos.
03:57Ele falou que você não pode olhar só para uma categoria de bens e falar que isso está gerando inflação.
04:04Ele falou que se as taxas caírem para 10% em negociações, ele falou o seguinte, que se tem uma tarifa de 10% nos preços desses bens, isso vai ter um impacto de 1% nos preços.
04:34E daí ele está falando o seguinte, que todo mundo acaba absorvendo o impacto das tarifas, Rodrigo.
04:46O que ele está querendo dizer é o seguinte, se eu pago 10% de tarifas para importar produtos, eu não vou repassar esses 10% no preço.
04:53Eu também vou absorver um pouco desses 10% para a minha empresa, vou ter um lucro menor aí.
04:59É interessante isso que ele falou, porque a gente viu esses dias um economista muito renomado aí na CNBC, dizendo que na prática as tarifas são impostos.
05:09Porque o governo está arrecadando com as tarifas.
05:12E quem está tendo menos lucro é o empresário, quem está pagando um pouco mais é o consumidor, tarifa, em última análise, é imposto.
05:19Mas isso aí precisa combinar com os custos, digamos assim, porque as empresas vão querer absorver esse custo ou elas vão aumentar o preço para o consumidor.
05:29Essa é a grande questão.
05:31E o Waller também deixou claro ali, se alientou, que pode ter um corte de juros já em julho.
05:38É muito improvável que isso aconteça, mas ele deixou aberta essa possibilidade de um corte de juros nos Estados Unidos já em julho, já na próxima reunião do Fed, daqui a 40, 45 dias.
05:51Olha, eu acredito que seja muito difícil disso acontecer, acho que vai ficar mais para setembro, mas o Christopher Waller deixou aberta essa possibilidade.
05:59Bom, só para a gente amarrar isso então, Rodrigo, antes de a gente voltar para as nossas discussões aqui no estúdio, ele está advogando mais uma vez a questão do emprego.
06:10Ele está falando o seguinte, ele não quer esperar ver os níveis de emprego caírem ainda mais antes de começar a cortar juros.
06:18Isso, em outras palavras, significa o quê?
06:20Eu quero dizer que se essa taxa de juros continuar alta como está para os padrões americanos, daqui a pouco vai ter um estrago maior para os empregos no país.
06:30Lembrando também, Rodrigo, que o Banco Central americano tem esse mandato duplo, ele tem um mandato tanto de combater a inflação como de manter uma atividade econômica razoável e não deixar o nível de emprego cair.
06:42Exatamente, precisa colocar tudo na balança.
06:44Você precisa ter uma inflação controlada, uma taxa de juros controlada, ao mesmo tempo que você está olhando também para o crescimento da economia dos Estados Unidos.
06:53O Christopher Waller, que faz parte do Federal Reserve, tem uma posição bem diferente até do Jaron Powell, que é o presidente do Fed, que não agrada muito ao presidente dos Estados Unidos, o Donald Trump.
07:05Sabe por quê?
07:06Ele foi nomeado pelo presidente Trump no primeiro mandato dele em 2020.
07:10Isso explica muita coisa.
07:11É um dos diretores do Fed que são indicados pelo Trump e que, portanto, seguem aquela cartilha um pouco mais liberal na economia, que é a cartilha do Trump.
07:20Exatamente. Então, a gente tem um alinhamento maior dessa ala do Fed com a Casa Branca.
07:28A Casa Branca vem defendendo bastante, com muita força, essa queda na taxa de juros americana.
07:34O Donald Trump acredita que seja vital para que a economia americana volte a crescer num ritmo mais saudável, mas o Fed está preocupado com a inflação.
07:41Não adianta você só abaixar juros e você ver os preços aumentarem de forma desenfreada.
07:45Não adianta você só abaixar.
07:46Não adianta você só abaixar.
07:47Não adianta você só abaixar.
07:48Não adianta você só abaixar.
07:49Não adianta você só abaixar.
07:50Não adianta você só abaixar.
07:51Não adianta você só abaixar.
07:52Não adianta você só abaixar.
07:53Não adianta você só abaixar.
07:54Não adianta você só abaixar.
07:55Não adianta você só abaixar.
07:56Não adianta você só abaixar.
07:57Não adianta você só abaixar.
07:58Não adianta você só abaixar.
07:59Não adianta você só abaixar.
08:00Não adianta você só abaixar.
08:01Não adianta você só abaixar.
08:02Não adianta você só abaixar.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado

0:26