Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • 19/06/2025
O agravamento de crises e guerras pelo mundo traz à tona questionamentos sobre a efetividade da ONU em manter a paz global. Gustavo Macedo analisa os desafios enfrentados pela organização e seu papel diante dos conflitos atuais.

Assista à íntegra: https://youtube.com/live/-G52sjgK2FA

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalJP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A gente volta a falar sobre a crise no Oriente Médio. Os conflitos bélicos expõem esgotamento da ONU na intermediação da paz mundial. Confira com o repórter Marcelo Matos.
00:11A sequência de conflitos pelo mundo abre o questionamento do papel da ONU frente ao esgotamento das relações internacionais, a reforma no Conselho de Segurança diante do impacto do poderio bélico nas ações unilaterais dos países.
00:31O professor de relações internacionais e pesquisador do Departamento de Prevenção de Atrocidades da ONU, Gustavo Macedo, ressalta que os países adotam justificativas para afrontar os preceitos básicos do direito internacional.
00:51O desrespeito ao direito internacional é uma forma de ataque ao sistema multilateral das organizações internacionais que trouxeram a gente com erros e acertos, mas conseguiram trazer a gente até 2025 sem ter uma terceira guerra mundial.
01:10O risco do que a gente está vivendo agora, como você bem colocou, é esses recorrentes desrespeitos, uma hora vai disparar o gatilho de um conflito de proporções internacionais.
01:23Gustavo Macedo lembra que a ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo maior de evitar um novo conflito global.
01:33mas ela organiza as ações apenas e cabe aos países a execução das políticas dentro da sua autonomia administrativa.
01:44O que a gente tem visto, infelizmente, é uma ONU que tem sido esvaziada porque vários países estratégicos estão ou negligenciando a própria organização
02:01e outras organizações de debate multilateral ou então infringindo algumas regras do direito internacional por iniciativa própria e sem sofrer algum tipo de sanção por isso.
02:15Se a ONU existe já há 80 anos, é porque ela tem cumprido minimamente o seu trabalho e ela tem passado por reformas ao longo desses 80 anos.
02:25A ONU certamente precisa ser reformada, o Conselho de Segurança precisa ser reformado, porque a gente percebe, inclusive, uma incapacidade do Conselho de Segurança
02:36de desarmar um conflito como esse agora, envolvendo Israel, Gaza e Irã, assim como Rússia e Ucrânia, sem citar outros vários conflitos ao redor do mundo.
02:50O Conselho da ONU seria o responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais.
02:58O colegiado é formado por 15 países, 5 permanentes, China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, que possuem poder de veto.
03:10E 10 outras nações não permanentes, eleitas pela Assembleia Geral para mandatos de 2 anos.
03:19As decisões são tomadas por maioria de 9 votos.
03:23Mas se houver veto de um dos 5 países com esse direito, o resultado não é considerado válido.

Recomendado