00:00Vamos seguir ainda no tema. Durante a análise do projeto da dosimetria no Senado, o líder do governo, Jax Wagner, explicou o motivo de ter feito um acordo para acelerar a votação da medida. Os detalhes com Pedro Trito.
00:13Durante a votação do projeto da dosimetria no Senado, o líder do governo, o senador Jax Wagner, explicou o motivo de ter feito um acordo pela aprovação da medida. Segundo ele, o resultado não mudaria se a votação fosse postergada.
00:30Eu evidentemente contesto a dosimetria como vou votar contra a dosimetria, mas não me parece que essa seria a jogada máxima, simplesmente adiar para fevereiro uma votação que já estava escrita na CCJ por 15 a 11 e quando no mérito por 17, se não me engano, a 7 votos. Então foi esse o acordo que fiz.
00:55O senador também disse que está tranquilo com a sua decisão.
01:00Chamei o presidente da CCJ, Alto Alencar, e disse a ele, olha, não temos mais, infelizmente, saída. Estamos perdendo no voto.
01:09E ele aqueceu, apesar, eu nem sabia do acordo que tinha feito na noite anterior, mas eu quero dizer que não me envergonho de nada, estou muito tranquilo com aquilo que fiz e que eu acho que foi correto.
01:23Então, evidentemente, alguns poderiam querer postergar esse debate para fevereiro depois do nosso recesso.
01:30Mais cedo, na CCJ, Jacques Wagner revelou que fez um acordo de procedimento para permitir o avanço da tramitação do PL da dosimetria, assumindo pessoalmente a responsabilidade pela articulação, após a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, negar publicamente a existência de qualquer negociação envolvendo o projeto.
01:55O senador Renan Calheiros relatou que o líder governista havia pedido para deixar de votar o projeto como parte de uma articulação para destravar a pauta econômica do governo no Senado.
02:09A oposição também admitiu que houve conversa com Wagner.
02:13O senador Jorge Seif afirmou que se reuniu mais cedo com o líder do governo e também com Rogério Marinho e Marcos Rogério para tratar sobre o avanço da medida.
02:24Por 48 a 25, os senadores aprovaram o projeto de lei da dosimetria, que reduz a pena dos envolvidos no 8 de janeiro e também do ex-presidente Jair Bolsonaro.
02:35O texto agora vai para a sanção do presidente Lula, que ainda pode vetar trechos do texto ou todo o projeto.
Comentários