00:00O ministro Alexandre de Moraes do STF determinou o início do cumprimento da pena de Mauro Cid por tentativa de golpe.
00:08Os detalhes com Janaína Camelo.
00:11O tenente coronel Mauro Cid irá começar a cumprir pena de dois anos em regime aberto, da qual foi condenado pelo STF no julgamento do golpe.
00:20Ele é um dos oito integrantes do núcleo crucial, que inclui Jair Bolsonaro, condenado a mais de 27 anos de prisão.
00:26O ex-ajudante de ordens do ex-presidente recebeu os benefícios da delação premiada e por isso foi condenado a uma pena menor dos demais.
00:37O início do cumprimento da pena foi determinado ontem pelo ministro Alexandre de Moraes, após o trânsito em julgado do processo de Mauro Cid.
00:45A defesa decidiu não apresentar recurso contra a condenação e por isso o processo do militar foi encerrado mais cedo que o dos outros condenados que ainda terão os recursos julgados.
00:56Hoje, Mauro Cid cumpre medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar durante a noite.
01:04O ministro Alexandre de Moraes intimou Mauro Cid a comparecer aqui ao STF na próxima segunda-feira,
01:11em uma audiência onde ele vai ser informado sobre as condições do cumprimento da pena.
01:15O ministro também autorizou a retirada da tornozeleira eletrônica e que seja descontado da pena de dois anos o período que o militar ficou preso preventivamente durante as investigações.
01:29Mauro Cid chegou a ficar preso durante quatro meses em 2023, quando decidiu fechar o acordo de delação premiada.
01:36E no ano passado, durante um mês, após vazamento de áudios, em que ele faz críticas à Polícia Federal.
01:42A defesa chegou a pedir a extinção da pena de dois anos, alegando que as cautelares diversas da prisão contaria também como restrição de liberdade.
01:51Na mesma decisão, pelo início do cumprimento da pena, o ministro Alexandre de Moraes determinou a restituição dos bens apreendidos de Mauro Cid e de seus familiares.
02:00E que a Polícia Federal, quando necessário, realize ações para garantir a segurança do militar e da família.
Comentários