O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio celebra 10 anos em São Paulo, com palestras, debates e networking para capacitar, conectar e inspirar mulheres no setor. Fernanda Câmara acompanha o evento e entrevista Carla Ferrarini, gerente de comunicação de bem-estar animal e humano da Beckhauser, que explica como a atuação feminina e o cuidado com os animais impactam a sustentabilidade e a produtividade no agro.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00E o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio celebra dez anos hoje aqui em São Paulo e quem
00:13acompanha é a nossa repórter Fernanda Câmara. Oi Fernanda, muito bom dia pra você, seja bem-vinda
00:18aqui ao Real Time. Conta pra gente o que há de novidade nesse aniversário de uma década.
00:25Tudo bem Klein, muito bom dia pra você, bom dia a todos. Olha, são muitas novidades, mas a principal é que aumentou o espaço de palestras, debates e esse Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio tem o objetivo de capacitar, conectar e inspirar mulheres no setor através de expositores e de todas as palestras, é o dia inteiro de palestra.
00:51Esse é o tipo de evento, Klein, propício pra troca de experiências, networking, pra expandir conhecimento e o evento começou hoje, né, está sendo realizado hoje e vai até amanhã.
01:02Então são dois dias aí de evento aqui em São Paulo. Estarão aqui pra debater, discutir e apresentar temas diversos especialistas, entre eles Gislaine Balbinotti, que é diretora executiva da Associação Brasileira do Agronegócio,
01:16Tirso Meirelles, que é presidente do sistema FAESP e SENAR. E pra conversar com a gente, hoje eu estou aqui com a Carla Ferrarini, que eu já vou convidar então aqui pra participar com a gente.
01:27Muito obrigada pela disponibilidade, viu Carla? Então nós vamos bater um papo aqui com a Carla. A Carla é a gerente de comunicação de bem-estar animal e humano da Beckhauser e ela trabalha com contenção de bovinos.
01:40Então já começo te perguntando sobre esse trabalho, como que é feito esse trabalho de contenção de bovinos. Muito bom dia pra você.
01:46Obrigada. Bom dia, Fernanda. Bom dia a todos. Bom, a Beckhauser, a gente trabalha no segmento, é uma indústria de metal mecânica.
01:55A gente faz equipamento de contenção para bovinos. E o que seria isso então, né?
02:00O equipamento de contenção, ele contém o animal, contém o bovino, para que a gente faça todas as atividades e os manejos com a maior segurança, conforto e também pensando no bem-estar.
02:13Então, todos os tipos de manejo que a gente tem na fazenda, desde uma simples pesagem do animal, até uma identificação, até protocolos de inseminação artificial que fazemos nas vacas, cuidados com os bezerros,
02:27tudo isso é feito dentro do equipamento de contenção, para que isso a gente tenha maior segurança, conforto e também eficiência no resultado desses manejos.
02:37E queria saber qual que é a importância desse evento, né? De mulheres no agro, as perspectivas da força feminina no agro, né? Que é sobre o tema principal desse evento.
02:48Eu queria que você me falasse então da importância.
02:51Nossa, Fernanda, eu vejo como muito importante a gente ter um espaço como esse, que traga um acolhimento e lógico, né? Todas as palestras e conhecimento,
03:00mas que a gente tenha esse espaço e que traga a mulher como protagonista mesmo, né? A gente à frente ali de tudo, né?
03:08E como bem falado até na abertura aqui, a gente tem o gênero feminino, ele é um gênero muito acolhedor e de muito cuidado e um olhar muito diferente.
03:18E como isso agrega quando a gente fala da gestão dentro das fazendas e dentro do agro como um todo.
03:24Então, ter esse evento que está completando 10 anos, para nós é um marco muito importante.
03:30E aí, você falando, né? Que trabalha com bem-estar animal e humano, eu queria saber se é possível trabalhar com bem-estar animal dentro da agropecuária
03:38para a gente entender mais sobre esse trabalho.
03:40Sim, é possível e devemos fazer, né? Então, eu acho que nichando um pouco mais e falando do bem-estar dentro da pecuária,
03:47que é o nosso segmento, ele é um pilar super importante, inclusive, para a sustentabilidade, quando a gente fala de pecuária sustentável.
03:58Então, olhar para o animal como um ser vivo, um ser sem-ciente, da qual a gente deve o respeito, mas que a gente tem que tratá-lo.
04:05Lógico, a gente tem que olhar o comportamento do animal para que a gente consiga também extrair índices zootécnicos e ter viabilidade no negócio, ter maior eficiência.
04:15E eu vou te falar, Fernanda, quando a gente olha para o bem-estar dos animais, isso reflete muito também no bem-estar das pessoas que estão ali trabalhando.
04:24Então, a gente tem um contexto do bem-estar único, né? O bem-estar na fazenda, porque a gente acaba melhorando essa relação humano-animal.
04:32Então, a gente consegue compreender o comportamento do animal, ter uma relação melhor ali dentro dessas atividades, né?
04:39E isso vai impactar tendo um ganho econômico muito mais positivo.
04:44Era isso que eu ia te perguntar, sobre o ganho econômico. Me fala, então, sobre isso.
04:48Sim, quando a gente olha para o bem-estar dos animais, então, por exemplo, ali no curral, se eu vou tratar o animal dentro do equipamento de contenção,
04:57eu tendo essa ferramenta, eu consigo aplicar uma vacina numa dosagem eficiente, numa dosagem permitida.
05:06Eu consigo fazer uma disseminação artificial com muito mais segurança, tendo o protocolo muito mais assertivo.
05:13Então, tudo isso é você olhar também para o bem-estar dos animais e você ter essa eficiência.
05:17Quando a gente fala, por exemplo, num confinamento, você ter o dimensionamento correto das bais daqueles animais,
05:24você evita problema respiratório, problema bacteriano, você evita muitas outras coisas, né?
05:30Que a gente está falando das doenças, mas que a gente também olha para o bem-estar animal e isso a gente tem ganhos econômicos, né?
05:37E dentro das tratativas no curral, quando a gente fala de um manejo mais amigável, um manejo racional, a gente consegue evitar hematomas, né?
05:46E quando a gente evita hematomas, a gente não perde carne. Então, a gente também olha para esse ganho econômico.
05:52Existe uma maior produtividade, né?
05:54Muitíssimo obrigada por todas as suas informações, pela sua disponibilidade. Obrigada.
06:00Ô, Klein, eu conversei então aqui com a Carla Ferrarini, que é a gerente de comunicação de bem-estar humano,
06:06de bem-estar animal e humano da Beckhauser. E eu volto com você.
06:11Ô, Fernanda, mas que maravilha, né?
06:13Ouvir, assim, cada vez mais as mulheres liderando também no campo, muito importante, né?
06:19Hoje o agronegócio praticamente tem um peso, metade do peso do PIB brasileiro.
06:26Então, importantíssimo a gente, você trazer essas informações relevantes para o setor e também mostrando para a gente
06:32que as mulheres estão cada vez mais atuante no agronegócio.
Seja a primeira pessoa a comentar