CRIANÇAS SOB RISCO DIGITAL: PROCON ALERTA PARA ABUSOS EM JOGOS ONLINE
O avanço dos jogos digitais entre crianças e adolescentes reacende o debate sobre o uso responsável das telas. Um levantamento do PROCON de Juiz de Fora, que analisou 18 jogos populares, aponta a presença de anúncios entre partidas, prêmios mediante visualização de propagandas e coleta indevida de dados, práticas proibidas por lei quando direcionadas a menores de 12 anos.
Segundo especialistas, crianças não têm maturidade para identificar o caráter persuasivo das propagandas. “O cérebro ainda está em formação. Elas não compreendem o impulso de compra ou a manipulação da atenção”, explica uma psicóloga consultada. Além da publicidade, o estudo alerta para o perfilamento de dados pessoais, com informações compartilhadas sem controle dos responsáveis.
Pais têm buscado alternativas para equilibrar o uso das telas. É o caso de Raquel, mãe de Laura, de 13 anos, que limita o tempo de jogo a uma hora por dia e incentiva atividades ao ar livre. “A gente tenta tirar ela da tela. Esse mundo digital é parte da geração dela, mas exige cuidado”, afirma.
Reprodução: TV Alterosa
Acesse o site:
uai.com.br em.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!
Siga o Portal UAI nas redes sociais: instagram.com/estadodeminas twitter.com/portalUai twitter.com/em_com
Seja a primeira pessoa a comentar