O governo da Austrália implementou uma medida drástica, vetando o acesso de menores de 16 anos às principais redes sociais. A decisão tem como foco proteger a saúde mental e o bem-estar dos adolescentes contra o cyberbullying e a exposição excessiva.
Confira o Tempo Real na íntegra em: https://www.youtube.com/live/ztEG-LmMl5Q
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Vamos falar de noticiário internacional agora, porque a Austrália, gente, vetou redes sociais para menores de 16 anos.
00:08Essa medida já causou uma revolta em alguns influencers australianos ali, muita gente que ganha dinheiro com a rede social e tem menos de 16 anos.
00:18Aqui no Brasil, eu lembro que Felca já fez uma denúncia no uso de imagens de menores de idade também para fins lucrativos e até agora nada foi feito.
00:28Mas a Austrália já tomou uma decisão.
00:30Eliseu Caetano vai trazer os detalhes direto dos Estados Unidos agora para a gente.
00:34Oi Eliseu, boa tarde, bem-vindo.
00:37Oi Márcia, muito boa tarde para você e para todo mundo que acompanha em tempo real a programação da Jovem Pan.
00:42A gente fala ao vivo direto dos Estados Unidos, meio-dia com 46 minutos aqui na costa leste do país, temperatura de momento no sul da Flórida, na casa dos 16 graus Celsius.
00:50Estamos acompanhando aí de perto o descontentamento desses influenciadores e produtores de conteúdo na internet porque é oficial.
01:00A partir de hoje, a Austrália se tornou o primeiro país do mundo a banir o uso de redes sociais para menores de 16 anos.
01:09É em vigor desde hoje, portanto, a medida, segundo a imprensa local, busca proteger a saúde mental e também o bem-estar desses jovens australianos ao restringir ou proibir acesso a plataformas muito famosas como Instagram, TikTok, Facebook e até mesmo o YouTube para quem está abaixo dessa faixa etária determinada.
01:33Aliás, o governo australiano que aprovou o projeto de lei vem enfrentando críticas ao longo das últimas horas, tanto de profissionais de criação digital quanto de órgãos humanitários, como por exemplo a Unicef.
01:48Em novembro do ano passado, nós trouxemos essa informação aqui ao longo da programação da Jovem Pan de que o governo australiano havia aprovado naquele momento um projeto de lei que determinava a idade mínima obrigatória de 16 anos para criar contas em determinadas plataformas de redes sociais.
02:06A medida, portanto, foi aprovada no ano passado, mas entra em vigor a partir de hoje.
02:11Então, Instagram, Snapchat, Threads, X, o antigo Twitter, YouTube, agora todas essas plataformas vão ser obrigadas a bloquear o acesso de menores de 16 anos de idade e podendo enfrentar multas e multas pesadas de até 50 milhões de dólares australianos.
02:32Isso, na cotação do real de hoje, dá algo em torno de 170, 178 milhões de reais por violações graves ou até mesmo por violações repetidas.
02:45Esse banimento, Márcia, das redes sociais inclui no total 10 plataformas sociais.
02:51E a medida do governo australiano ainda destaca que novos perfis não poderão ser criados e aqueles já existentes deverão ser deletados a partir de hoje.
03:01Com a medida, o governo australiano visa reduzir os impactos diretos dos chamados recursos de design que, segundo os analistas, incentivam os jovens a passar mais tempo diante das telas do que tempo tendo relações reais com amigos, com namorado, namorada e até mesmo com familiares.
Seja a primeira pessoa a comentar