O deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil) será o relator da ação contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O trâmite pode levar à cassação do mandato do parlamentar. A repórter Rany Veloso detalhou o assunto.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Seguimos girando a nossa reportagem, contando que o deputado, o delegado Marcelo Freitas, do União, será o relator daquele caso contra Eduardo Bolsonaro no Conselho de Ética.
00:13Vamos lá fora, então, conversar com ela, com a Rani, que está acompanhando, a Rani Veloso, que chega mais com mais informações em tempo real.
00:21Rani, ótima tarde a você, como essa escolha foi recebida entre a oposição, até mesmo entre os governistas, já que esse relator, em outro momento, já fez aceno a Jair Bolsonaro.
00:35Ótima tarde a você.
00:40Ótima tarde, Bruno, para você e a todos que nos acompanham ao vivo, direto de Brasília, aqui no Tempo Real.
00:45É isso mesmo, o delegado Marcelo Freitas, do União Brasil de Minas Gerais, ele já declarou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, tanto nas eleições de 2018, quanto nas eleições de 2022.
00:59Ele também foi o relator da reforma da Previdência, a principal reforma do governo do ex-presidente.
01:07Então, portanto, a gente já sabe que tem sim uma proximidade, apesar de, na época em que o PSL, o ex-partido de Bolsonaro, rachou, o delegado Marcelo Freitas preferiu ficar do lado de Luciano Bivá, mas em 2022 ele já estava ali ao lado de Bolsonaro.
01:28A gente está dando aqui esse histórico do relator desse processo que pode levar à cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, porque é importante a gente saber, de fato, o que pode vir nesse parecer, nesse relatório.
01:44Eu também conversei com o presidente do Conselho de Ética, o deputado Fábio Schiochetti, ele disse que provavelmente essa votação deve ocorrer daqui a 60 dias, mas antes, claro, o próprio relator escolhido vai apresentar um parecer de admissibilidade ou não
02:03da denúncia feita pelo Partido dos Trabalhadores, que representou o Eduardo Bolsonaro por ultrapassar os limites da função dele como deputado federal e trabalhar por sanções contra autoridades brasileiras, especialmente contra o ministro Alexandre de Moraes e outros ministros do STF.
02:23Então, essa apuração do prazo de 60 dias foi uma apuração exclusiva que eu fiz conversando com o deputado Fábio Schiochetti, ainda ontem, ele já tinha revelado isso, que é uma expectativa que eles têm dentro do Conselho de Ética.
02:39A gente lembra os outros dois nomes que foram sorteados na última terça-feira dessa semana, quando ele deu início a esse processo de abertura de representação.
02:50A gente teve uma outra mineira, a Duda Salaberti, do PDT e o Paulo Lemos, do PSOL do Amapá, mas aí o Fábio Schiochetti preferiu escolher, preferiu o delegado Marcelo Freitas, de acordo com ele, pelo histórico do deputado, que é delegado da Polícia Federal e já tem, de acordo com ele, uma experiência ali.
03:14Lembrando que Eduardo Bolsonaro também é servidor, escrivão, se eu não me engano, Bruno, você deve saber mais do que eu, da Polícia Federal.
03:24Então, tem aí também essa ligação.
03:27Outra coisa que é importante a gente lembrar, foi uma semana ali complicada para Eduardo Bolsonaro, né?
03:32Porque ele, nesse mesmo dia, na terça-feira, o presidente da Câmara, Hugo Mota, barrou a indicação dele como líder da minoria na Câmara dos Deputados.
03:42O PL vai recorrer, já apresentou, inclusive, esse elemento para recorrer a esse impedimento dado por Hugo Mota.
03:54E uma outra coisa também que é importante a gente lembrar é que, logo em seguida, ainda nessa semana, teve um encontro.
04:02Teve um encontro, Bruno, entre Eduardo Bolsonaro e Sostens Cavalcante, que estão, seguem nos Estados Unidos.
04:10Para quem não lembra, Eduardo Bolsonaro chegou ao país norte-americano em fevereiro desse ano e não deve voltar tão cedo.
04:18Obrigada, Rani, e também o Bruno Pinheiro pelas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar