O ouro atingiu um novo recorde histórico após a imposição de novas tarifas pelo governo Trump sobre o metal. A medida afeta principalmente as exportações de ouro da Suíça, que pode enfrentar uma tarifa de 39%. Entenda, em uma análise da CNBC, como isso impacta a economia global e o comércio internacional.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00Estamos de volta. O ouro fechou em alta de 1%, terminando a semana com valorização de 3,5% e atingindo um novo recorde histórico.
00:12O motivo? A imposição de novas tarifas do governo Trump sobre o metal. A CNBC americana debateu o assunto. Vamos acompanhar mais esse conteúdo exclusivo.
00:24Vamos começar com as últimas notícias de Washington e esses relatos de alguns novos alvos de tarifas, desta vez o ouro.
00:30Emon Javers tem a informação.
00:31Sim, bom dia para você, Cal. Várias organizações de mídia informaram esta manhã que as barras de ouro amplamente comercializadas nos Estados Unidos podem agora estar sujeitas a tarifas de importação específicas de cada país.
00:42Isso está de acordo com uma decisão publicada hoje no site do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos.
00:47Isso esclarece algumas confusões sobre quais tarifas seriam impostas ao ouro ao mesmo tempo em que joga um pouco de água fria no setor de ouro suíço.
00:55A Associação Suíça de Fabricantes e Comerciantes de Metais Preciosos, a Associação Comercial do país, reagiu e emitiu uma declaração sobre o assunto.
01:04A imposição de tarifas sobre esses produtos fundidos em ouro torna economicamente inviável exportá-los para os Estados Unidos, eliminando assim qualquer déficit comercial futuro decorrente das exportações de ouro.
01:15Agora, pessoal, a questão será, que brechas os importadores podem encontrar nessa nova regulamentação e onde isso mudará as cadeias de suprimento de ouro no futuro?
01:24Porque, se for uma tarifa específica para um país, você pode imaginar que pode transferir seu ouro em barra para algum país com tarifas mais baixas e importá-lo de lá.
01:32Veremos como o setor reagirá a isso.
01:34Estávamos conversando na última hora sobre se isso resolveu ou não alguns problemas diferentes para o governo, mas uma delas pode ser dar um tapinha de amor nos suíços depois que algumas dessas negociações foram interrompidas.
01:45Com certeza. Talvez não seja coincidência estarmos vendo isso agora. O presidente procura alavancagem em todos os lugares possíveis para colocar esses acordos comerciais de volta nos trilhos.
01:56Vimos o fracasso da negociação com a Suíça. Não houve acordo. Talvez isso acrescente um pouco mais de dor para os suíços e veremos como eles reagirão a isso.
02:04Ao darmos um passo atrás, agora estamos olhando para as taxas tarifárias da Suíça, do Canadá e do Brasil, da Índia, que parecem ser mais altas do que as da China, que tem sido vista como um dos grandes focos desse governo.
02:21Como as pessoas estão falando sobre isso nos bastidores?
02:24A questão aqui é, se você é suíço, basta olhar para este comunicado da Associação Comercial aqui. Eles estão falando de taxas tarifárias de 39% sobre o ouro suíço, certo?
02:36Então, como os setores se adaptam quando se torna economicamente inviável continuar exportando?
02:42Isso tem um impacto aqui nos Estados Unidos? Isso tem impacto em nível global?
02:45Estamos diante de uma grande reestruturação do sistema de comércio global que está acontecendo em tempo real, e as pessoas de ambos os lados terão de descobrir o que isso significa para seus setores individuais.
02:57E no final das contas, essa é uma grande aposta do presidente Trump para tentar remodelar a economia americana, de uma economia de serviços para uma economia mais baseada em manufatura, na qual não estamos importando tantas coisas ou produtos como antes.
03:11Essa aposta valeu a pena para o presidente? Provavelmente estamos há anos de saber a resposta.
03:17Sim, e em meio à reordenação da ordem mundial global, parece que a China está em uma posição relativamente boa em comparação com alguns desses outros países, de forma surpreendente neste momento.
Seja a primeira pessoa a comentar