Pesquisadores do Laboratório Marinho de Plymouth, no Reino Unido, descobriram que a acidificação dos oceanos ultrapassou os limites seguros para o equilíbrio do planeta em 2020. Essa é a sétima vez que um limite planetário, como mudança climática e poluição química, é ultrapassado, segundo o conceito dos nove limites criado por cientistas de Estocolmo. No quadro JP Sustentável desta terça-feira (17), a comentarista Patrícia Costa analisou o assunto. Reportagem: Patrícia Costa
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/KqEbRRhthz4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Um novo estudo revela que a acidez dos oceanos ultrapassou o sétimo limite planetário, um indicador crítico para a saúde global.
00:17E essa descoberta traz um sinal de alerta para a vida marinha também, como explica aqui a Patrícia Costa no quadro Jovem Pan Sustentável.
00:24A acidez dos mares aumentou a ponto de ultrapassar o limite seguro estabelecido pelo modelo dos limites planetários desenvolvido em 2009.
00:35Até então, apenas seis desses indicadores haviam sido violados.
00:40O estudo conduzido por laboratórios na Inglaterra mostra que por volta de 2020, esse limite já havia sido ultrapassado sem que se percebesse em plena superfície do mar.
00:50Dados globais mostram que 40% das águas de superfície já passaram do limite seguro.
00:57Entre 60% das águas até 200 metros de profundidade estão fora do parâmetro adequado.
01:03Essas mudanças silenciosas comprometem toda a base da cadeia alimentar marinha.
01:09Corais e moluscos que fornecem alimento, renda e proteção costeira estão comprometidos, o que impacta diretamente a pesca, o turismo e a economia.