Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A SpaceX protocolou na FCC o pedido para lançar até 1 milhão de satélites dedicados a abrigar data centers de inteligência artificial no espaço. Operando com energia solar constante e links a laser, o sistema promete ser a solução para o consumo desenfreado de energia e água dos servidores terrestres. Com o suporte do foguete Starship, a SpaceX planeja capturar uma fatia do mercado de IA que deve movimentar US$ 5 trilhões até 2030. Entenda como essa rede orbital pode transformar a computação global em apenas 3 anos.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00E a SpaceX solicitou autorização à Federal Communications Commission para lançar até um milhão de satélites na órbita da Terra.
00:09A iniciativa integra a nova ambição de Elon Musk de levar data centers para o espaço, com foco em processamento avançado voltado à inteligência artificial.
00:20De acordo com um documento protocolado, a gigante de Musk pretende criar uma rede orbital alimentada por energia solar.
00:27O objetivo é atender ao crescimento acelerado da demanda global por dados impulsionada pela inteligência artificial e, ao mesmo tempo, contribuir para a visão de um futuro multiplanetário para a humanidade.
00:41Os satélites ficariam posicionados entre 500 e 2 mil quilômetros de altitude, em órbitas que garantiriam acesso constante à luz solar, com comunicação realizada por links a laser.
00:54O sistema seria lançado com o foguete reutilizável Starship.
01:00De acordo com a SpaceX, a proposta pode representar uma alternativa mais barata e sustentável em comparação aos data centers terrestres,
01:10que exigem elevado consumo de energia, água para resfriamento e uso intensivo de baterias.
01:16Projeções mostram que a demanda global por data centers deve dobrar até 2026, impulsionada pelo avanço e desenvolvimento da IA e pelo processamento em nuvem.
01:29Em relação a investimentos, estima-se que os data centers de IA devem movimentar mais de 5 trilhões de dólares até 2030 globalmente,
01:39englobando equipamentos, energia e construção.
01:44Se colocado em prática, a expectativa é que o projeto possa se tornar realidade em até 3 anos.
Comentários

Recomendado