A prática de exercícios físicos e de musculação em academias é essencial para manter um bom nível de saúde. Ao mesmo tempo, realizar os treinos exige uma série de cuidados importantes para evitar acidentes e complicações, principalmente em exercícios com altas cargas. Os especialistas listam diversos cuidados, como escutar as orientações dos educadores físicos e respeitar os limites do próprio corpo.
REPORTAGEM: BRUNO ROBERTO (ESPECIAL) IMAGENS: IGOR MOTA EDIÇÃO: KARLA PINHEIRO (SUPERVISÃO TARSO SARRAF)
00:00Eu estou na academia tem uns cinco anos que eu pratico, mas constante lá um ano, vamos dizer assim.
00:06Nunca sofri acidente, sempre acompanhado pelos profissionais, sempre com o apoio dos profissionais da academia, então zero acidente.
00:15O importante eu acho que é não passar do seu limite, é conhecer o seu limite e, como eu disse anteriormente, ter o suporte dos profissionais da academia.
00:24Eu levanto a minha carga de peso normal, não trapaço, esse que é o cuidado que eu tenho, para não carregar muito peso, é mais para manter a musculatura.
00:34O que eu tenho dúvida, eu pergunto, para os professores e para os companheiros que estão aqui há muito tempo também.
00:40Graças a Deus está tudo certo até o momento.
00:43Eu mais há dois anos e graças a Deus não aconteceu nenhum acidente, porque eu tenho cuidado, eu procuro evitar carregar muita carga e tal, e sou orientado pelos professores.
00:52E até hoje está tudo sob controle.
00:56O acompanhamento de um profissional de educação física é de fundamental importância, não só para a segurança do aluno, mas principalmente para a montagem de um treino seguro e eficaz.
01:07Para isso, para uma montagem de treino, o aluno tem que passar por uma avaliação física.
01:13Nessa avaliação física, a gente vai fazer todas as partes de perimetria e fazer uma anamnese em relação ao aluno.
01:21Se for seguro, principalmente, os alunos têm que fazer uma avaliação médica, para a gente realmente ter uma segurança do que vai ser prescrito para ele na outra academia.
01:33E com base disso, o aluno não pode ultrapassar seus limites.
01:38Na verdade, ele tem que começar com um treino, se ele for básico ou avançado, que ele respeite principalmente os limites do seu corpo, que ele entenda que temos um profissional de educação física ali responsável para a segurança dele e montagem do treino,
01:52e que ele não ultrapasse essas fases.
01:55Tem que ir tudo gradativamente.
01:57Então, um treino eficaz, vamos dizer, se o aluno está parado há muito tempo, dois meses, três meses, ele não pode voltar com o mesmo treino.
02:06A gente indica que ele pode passar novamente por uma avaliação física e depois ser uma montagem de um treino de acordo com aquele período que ele parou,
02:14para ele poder ir avançando aos poucos as fases.
02:16A gente sempre fala para os nossos profissionais fazer sempre cada vez mais uma sondagem, cada vez mais chegar perto do aluno,
02:23verificar como é que está a montagem do treino, porque às vezes o que acontece?
02:26O aluno já está tão acostumado com o treino dele que ele chega direto e já vai montar.
02:31Então, se não tiver um profissional lá supervisionando cada treino, cada dia que ele vier, em termos de pegada, em termos de carga,
02:38porque às vezes o que acontece?
02:40Muitos alunos eles mesmos fazem a sobrecarga dele.
02:43Ou então, muitos alunos acham que sabem treinar realmente e fazem coisas na cabeça dele, fazem coisas de um treino aleatório,
02:51que às vezes não está prescrito.
02:53O certo é realmente ele passar por uma periodização de treino para ser de acordo com esse avanço dele no decorrer do treino dele.
Seja a primeira pessoa a comentar