Pular para o playerIr para o conteúdo principal

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, deixa o cargo nesta segunda-feira (1º) para retornar à Câmara dos Deputados e se preparar para as eleições do ano que vem, nas quais deve disputar o Senado.
Reportagem: Misael Mainetti
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/gi-0kxdGklw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, deixa hoje o cargo para retornar de vez à Câmara e se preparar para as eleições do ano que vem.
00:08A reportagem é de Misael Mainete.
00:11A saída de Guilherme Derrite do comando da principal pasta da gestão Tarcísio de Freitas vinha sendo ensaiada e foi confirmada depois da vitória do deputado federal pelo Progressistas de São Paulo na votação do projeto de lei antifacção.
00:26Relator do texto, Derrite contrariou o governo e conseguiu fazer valer no plenário a sexta versão, mais dura que o projeto do Planalto, que acabou derrotado na Câmara.
00:37Também de olho em dois mil e vinte e seis, Tarcísio gostaria de ter Derrite ao lado por mais tempo, mas concordou com a exoneração antecipada do aliado, que deverá disputar o Senado num cenário de indefinição sobre os rivais em São Paulo.
00:52O professor de pós-graduação e cientista político Elias Tavares da Uninter avalia que Guilherme Derrite está no melhor momento da carreira política e sai fortalecido diante dos possíveis adversários para a disputa por lidar justamente com a segurança, tema que promete polarizar a próxima eleição.
01:11Ele é secretário de segurança pública do estado de São Paulo, licenciado, que lhe deu uma vitrine institucional relevante e reforçou a narrativa de autoridade com esse tema.
01:22Agora, ao reassumir esse protagonismo político também em Brasília, o Derrite está no eixo central das grandes discussões nacionais, principalmente do que tange à segurança pública, ao enfrentamento ao crime organizado, aspectos estruturantes e tudo isso projeta ele um nome para além do estado, colocando ele no centro de uma grande discussão nacional nessa agenda da segurança.
01:47Guilherme Derrite já deixou claro, deve concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições do ano que vem, mas para analistas, o deputado federal tem musculatura política para tentar uma vaga no governo de São Paulo, caso Tarcísio de Freitas decida concorrer à presidência da República.
02:06O partido Derrite trabalha abertamente para consolidar o seu nome no próximo ciclo eleitoral. Primeiro caminho é claríssimo, uma candidatura ao Senado, numa eleição em que dois terços do Senado devem ser trocados, estão em disputa do que é hoje.
02:23Ele vem sendo um nome muito competitivo na direita para essa vaga. E o segundo caminho depende diretamente dos movimentos do governador Tarcísio de Freitas.
02:32Se Tarcísio decidir disputar a presidência da República, abre-se uma possibilidade real para que Derrite possa entrar no páreo aqui do Palácio dos Bandeirantes.
02:43O cientista político Rubens Figueiredo avalia que o nome de Derrite acaba se destacando em um momento específico sobre falta de paciência com as instituições e que o secretário de Segurança é mais pragmático, agradando parte do eleitorado.
02:59A sociedade brasileira está com pouca vontade de esperar os caminhos institucionais, os políticos em geral, as instituições estão cercadas de desconfiança.
03:15Então a segurança é um problema, problemaço, né, da sociedade brasileira.
03:20E o Derrite mostrou algum serviço aqui em São Paulo, fez ações firmes contra o crime organizado e tem esse selo de alguém que é preocupado com a segurança.
03:36Rubens também projeta bom desempenho ao chamar Derrite de direita menos Eduardo Bolsonaro.
03:42É uma direita, vamos dizer assim, mais racional, né, menos Eduardo Bolsonaro.
03:48É uma direita que pensa e que tem uma certa liderança no Congresso a julgar pelo protagonismo recente que ele exerceu na votação, na redação da lei antifacção.
04:05Para o cientista político e professor Paulo Ramírez, a volta de Derrite para o Congresso é uma estratégia da bancada da bala e dos bolsonaristas, reforçando discursos de centro-direita e de bolsonaristas, além das pautas de segurança pública.
04:21A direita foi perdendo as pautas ao longo do ano, né, a questão do IOF a partir de maio desse ano, teve a questão também do tarifaço, que a narrativa da direita saiu muito enfraquecida, né, por conta dos prejuízos da economia nacional, assim como também a PEC da blindagem e danistia.
04:39Então, o Derrite, que tem uma certa popularidade nas redes sociais, é bem visto, né, por conservadores, ele foi uma forma, né, de fortalecer o discurso da policialesco, o discurso da bancada da bala, de que o crime deve ser resolvido a partir de intervenções mais duras da polícia.
05:04Além do projeto de lei anti-facção, Derrite é conhecido pela tentativa de classificar facções criminosas e milícias como organizações terroristas.
05:13Também foi relator do projeto de lei da saída temporária, que restringiu benefícios para presos.
05:20Mas também é uma figura marcada por críticas severas de deputados estaduais da esquerda, que pediram um impeachment dele por episódios à frente da Secretaria de Segurança Pública,
05:30como as mortes pela polícia militar durante operações e abordagens.
05:35No lugar de Derrite no Comando da Segurança em São Paulo, assume o atual secretário executivo da pasta, Oswaldo Nico Gonçalves.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado