O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve nomear o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República ainda nesta semana. Reportagem: Igor Damasceno
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/r_wCIBi9Fr4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Seis horas e quarenta e três minutos, vamos ao vivo até a capital federal porque a semana já começa cheia de expectativas e inclusive de mudança dentro do Palácio do Planalto.
00:11O presidente Lula pode nomear Guilherme Boulos como novo ministro do governo.
00:16O Igor Damasceno chega ao vivo aqui no Jornal da Manhã desta segunda-feira com os detalhes também da agenda do presidente Lula de hoje e com todas essas expectativas de mudanças para esta semana.
00:27Igor, muito bom dia para você.
00:30Oi, Soraya. Bom dia para você, também para o Nonato. Bom dia a todos que nos acompanham ao vivo aqui no nosso Jornal da Manhã e boa semana para a gente.
00:40Olha, nos bastidores aqui no Palácio do Planalto, o que se fala é que o presidente Lula já tinha escolhido Guilherme Boulos para compor o governo federal já há algumas semanas, mas ainda precisaria resolver algumas questões internas.
00:55Lula quer Guilherme Boulos na secretaria-geral da presidência da república.
01:00É uma pasta responsável pelas questões burocráticas da presidência e também responsável por manter o diálogo com movimentos sociais.
01:10Daí a escolha de Guilherme Boulos. Ele é considerado hoje um dos parlamentares que mais tem força dentro dos movimentos sociais.
01:18Vale lembrar que Guilherme Boulos é do PSOL, um partido de esquerda que tem ali força nos movimentos sociais, tem a sua influência entre os movimentos sociais e por isso essa é a escolha do presidente Lula.
01:31Agora, Guilherme Boulos ainda não foi anunciado porque o atual ministro da secretaria-geral, Márcio Macedo, ele não vai ser demitido do governo federal.
01:41Lula queria realocá-lo para outro lugar, ou dentro do governo ou mesmo dentro do Partido dos Trabalhadores, onde já exerceu a função de tesoureiro.
01:52Então, resolvida essa questão, Guilherme Boulos vai ser anunciado pelo Palácio do Planalto como novo ministro do governo federal.
02:00A expectativa é que esse anúncio aconteça nas próximas horas, antes da viagem do presidente para a Ásia.
02:08Inclusive, por volta de uma da tarde, o presidente Lula tem um encontro com a ministra das Relações Institucionais, Glaise Hoffman.
02:16Uma das pautas sobre a mesa é exatamente essa troca de gestão na secretaria-geral.
02:23E às seis horas, aqui no Palácio do Planalto, o presidente tem um encontro com o próprio Márcio Macedo.
02:29É um encontro que já estava previsto, Macedo é um ministro palaciano, ou seja, trabalha aqui no Palácio do Planalto,
02:37e ele se encontra periodicamente com o presidente Lula.
02:40Mas ele já está avisado dessa troca no ministério, que deve, inclusive, acontecer nas próximas horas.
02:48É considerado uma estratégia do presidente Lula já para o ano de dois mil e vinte e seis.
02:53Lula quer se reaproximar dos movimentos sociais, quer voltar a ter um pouco mais de influência entre as pessoas que integram os movimentos,
03:03e por isso ele conta com o Guilherme Boulos, que, como eu disse anteriormente, tem muita influência com esse público.
03:09Então, é uma medida já visando as eleições do ano que vem para ganhar ainda mais capital político.
03:16Voltamos ao estúdio.
03:17É, dois mil e vinte e seis, que vai sendo antecipado cada vez mais.
03:21A gente já está sentindo que estamos, no ano que vem, bem próximos da eleição.
Seja a primeira pessoa a comentar