Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O ministro Alexandre de Moraes (STF) votou pela condenação de cinco integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por omissão e inação durante os atos de 8 de janeiro.

Confira o Tempo Real na íntegra em: https://youtube.com/live/hC-QFVR1meM

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#TempoReal

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora às duas e seis, vamos falar do ministro do Supremo Tribunal Federal, o Alexandre de Moraes,
00:05que votou pra condenar cinco dos sete integrantes da ex-cúpula da PM do Distrito Federal.
00:12A Janaína Camelo vai chegar ao vivo então, direto de Brasília, pra trazer a atualização desse caso.
00:17Oi Jana, boa tarde, bem-vinda.
00:22Oi Márcia, muito boa tarde pra você, pra todo mundo que tá assistindo a gente aqui em Tempo Real.
00:27Pois é, esse julgamento, ele tá acontecendo no plenário virtual, ele começou hoje e vai até o próximo dia cinco, até a sexta-feira da semana que vem.
00:36O relator é o ministro Alexandre de Moraes, que então, abrindo ali a sessão, ele já apresentou o voto dele,
00:42pela condenação, como você disse, Márcia, de cinco desses sete réus, que eram todos ali da cúpula da Polícia Militar aqui do Distrito Federal,
00:50no dia oito de janeiro de dois mil e vinte e três, quando os prédios dos três poderes aqui, né, do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF foram depredados.
01:00O ministro, ele entendeu o seguinte, porque todos eles são, todos esses sete réus, eles foram denunciados por omissão, né, no dia do oito de janeiro.
01:11E aí o ministro, no voto dele, condenando ali esses cinco, só pra ler aqui, quem são esses cinco, Márcia, que foram, né, que o ministro Alexandre de Moraes pede que sejam condenados.
01:22É o Fábio Vieira, ele era o comandante-geral da Polícia Militar na época, no dia.
01:27Clépter Gonçalves, aí ele era o subcomandante-geral da PM do Distrito Federal no dia oito de janeiro.
01:33Jorge Eduardo Naime, ele é coronel da PM, Paulo José Bezerra, coronel da PM, o Marcelo Vasconcelos, também coronel da PM, o ministro votou pra que eles sejam condenados a dezesseis anos e seis meses de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio público tombado.
01:57Os dois réus que o ministro votou pra que sejam absolvidos são o Flávio Silvestre e também Rafael Pereira Martins, são todos coronéis da Polícia Militar também do DF, mas o ministro, ele votou pra que eles percam ali o cargo público na Polícia Militar.
02:14Na justificativa, o que o ministro disse? O ministro disse que a atuação da PM naquele dia, no oito de janeiro, não pode ser compreendida como resultado de falhas pontuais ou imprevisões operacionais.
02:26O ministro entende, Márcia, que essa culpa, ela vem desde antes do dia oito de janeiro. Ele diz o seguinte, que os fatos evidenciam a atuação omissa, dolosa, estruturada com início ao período anterior ao segundo turno das eleições presidenciais de dois mil e vinte e dois, ou seja, que teria começado bem antes ali no ano passado, na campanha ali das eleições gerais de dois mil e vinte e dois.
02:51E o ministro disse, se prologou até o momento da invasão e depredação dos prédios dos três poderes.
02:58Faltam votar, então, nesse julgamento no plenário virtual, os outros ministros da primeira turma, né? O julgamento que tá acontecendo na primeira turma, o relator votou, faltam votar a ministra Camilúcia, o ministro Flávio Dino e também o ministro Cristiano Zanin.
03:12E é um julgamento que vai até a semana que vem. Márcia.
03:17Pego daqui, Janaína, obrigada pelas suas informações. A gente, inclusive, vai comentar isso daqui a pouquinho com os nossos comentaristas.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado