A iniciativa que aumenta as penas para crimes ligados a organizações criminosas progrediu no país. Depois de passar pela Câmara dos Deputados, o texto segue para o Senado.
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
00:00A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira um projeto de lei que reforça o combate ao crime organizado,
00:08três semanas após a operação policial mais letal da história do país, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro.
00:16A proposta, que deve ser votada no Senado, prevê penas de até 40 anos de prisão para delitos cometidos por organizações criminosas ultra-violentas.
00:26A punição pode alcançar 66 anos para os líderes dos grupos criminosos, em caso de agravantes como, por exemplo, o recrutamento de menores.
00:36O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou o projeto ao Congresso, dias após a operação do dia 28 de outubro, em duas favelas do Rio de Janeiro,
00:46que buscava atingir o Comando Vermelho, uma das principais organizações criminosas do país.
00:52Mas o texto sofreu alterações e a bancada governista votou contra por considerar que as mudanças haviam desvirtuado a proposta.
01:01O projeto aprovado estabelece a reclusão obrigatória de líderes de organizações criminosas em prisões federais de segurança máxima
01:10e restringe o acesso a benefícios penitenciários para membros de facções.
01:15Também estabelece novos crimes para a atuação destes grupos, como o de domínio social estruturado,
01:22que se refere ao controle territorial exercido por traficantes, que restringe a livre circulação e o acesso a serviços.
01:30Amplia ainda as medidas de confisco de bens vinculados ao crime organizado.
Seja a primeira pessoa a comentar