A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu uma audiência pública para debater as graves acusações envolvendo o necrotério do Hospital Municipal Salgado Filho. A investigação apura denúncias sobre corpos encontrados mumificados no local, levantando questões sobre a gestão hospitalar, a superlotação do necrotério e o respeito aos mortos. Reportagem: Rodrigo Viga
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/nKgGYqq1sJY
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00A Ação de Segurança Pública da Câmara do Rio de Janeiro promoveu uma audiência para debater as acusações relacionadas aos corpos mumificados achados no necrotério do Hospital Municipal Salgado Filho.
00:14Rodrigo Viga está de volta com esse destaque aqui pra gente. Oi Viga.
00:17Os parlamentares cariocas estão dizendo que houve má fé, viu Soraya? Houve desrespeito a parentes, a vida humana de uma maneira geral por parte da administração do Hospital Salgado Filho no Meier na zona norte do Rio de Janeiro, unidade de saúde pública que é gerida pela prefeitura.
00:38Houve até um pedido, uma convocação dessa Comissão de Segurança Pública da Câmara Carioca pela presença do secretário municipal de saúde Daniel Soranjo, mas ele não compareceu, argumentou que não havia uma data definida e estava com outros compromissos, com outras agendas.
00:54Esse caso estourou no mês passado, um verdadeiro escândalo. Foram encontrados nada mais nada menos do que 14 corpos abandonados há muito tempo no necrotério desse hospital público na zona norte do Rio de Janeiro.
01:06Alguns há mais de um ano no necrotério sem a devida identificação, sem a comunicação, a família e literalmente mumificados.
01:14Os corpos já foram recolhidos, levados para o Instituto Médico Legal, estão sendo periciados, estão sendo feitos exames de DNA, tem vítima de homicídio, de acidente de trânsito, de doenças naturais e o objetivo é identificar os corpos dessas vítimas para o digno velório e também o merecido sepultamento.
01:34É o que está sendo reivindicado por famílias que estão aí buscando desaparecidos aqui no estado do Rio de Janeiro.
01:40Minha cara Soraya, ouvinte, espectadores e internautas da Jovem Pan, mais um feriado aqui no Rio de Janeiro, viu?
01:46Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro, lavratura, assinatura do governador do estado, Cláudio Castro, feriado de Corpus Christi.
01:54O estado do Rio passa a ser o primeiro no país a considerar feriado local, essa data católica religiosa bastante importante, que é celebrada 60 dias depois do famoso e conhecido domingo de Páscoa.
02:10Essa foi uma discussão dentro do parlamento fluminense, projeto aprovado e agora sancionado pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
02:18Se eu fizer uma boa conta aqui de cabeça rapidamente, acho que esse feriado de Corpus Christi, que em nível nacional é ponto facultativo, em 2026 vai ocorrer no mês de junho.
02:28Já estou programando a minha folga e pedindo para Larissa e companhia, viu, minha cara Soraya?
02:32Então tá, já reivindicado aqui, depois você conversa com ela, vê se está liberado.
02:38Obrigada, Viga, por enquanto, pelas suas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar