Nas últimas semanas, a Covid-19 se tornou a principal causa de hospitalização de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Rio de Janeiro e no Amazonas. Reportagem: Rodrigo Viga
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/rE21Ea76bKc
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00No Rio de Janeiro, a Covid-19 é a principal responsável pela hospitalização de idosos com síndrome respiratória aguda grave.
00:09Vamos conversar mais uma vez com o Rodrigo Viga, direto do Rio de Janeiro, que tem as informações pra gente. Viga.
00:17É isso, um período de temperaturas mais baixas aqui no Rio de Janeiro. Eu diria que foi um dos invernos mais frios dos últimos tempos.
00:24E aí, as síndromes respiratórias agudas que emanam, que afloram com mais contundência nesse período do ano, elas se intensificaram agora nesse ano de 2025.
00:36Pesquisa feita pelo InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, na última semana do mês de agosto, apontando para um aumento de casos e também de hospitalizações por conta da Covid-19 aqui no Rio de Janeiro.
00:50Isso foi verificado também, mas casos de Covid e de síndromes respiratórias agudas por Covid em outras regiões do país, como São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Piauí e Paraíba.
01:05Aí você vai fazendo os recortes, viu? Minha cara é sorar e ouvinte espectadores internos da Jovem Pan ver, por exemplo, que no Amazonas, essa síndrome respiratória por Covid tem atingido mais crianças e adolescentes.
01:18Aqui no Rio de Janeiro pegou também os idosos e os menores de idade.
01:22Agora, de uma maneira geral, houve um crescimento de internações por síndromes respiratórias na última semana de agosto, muito por conta da Covid.
01:30No ano de 2025, os dados aqui do InfoGripe mostram que essas causas de síndromes respiratórias agudas são bem diversas.
01:40Foram mais de 10 mil, 10.051 mortes por síndromes respiratórias nesse ano de 25 e a Covid aparece como responsável por 21,2% desses casos fatais registrados em nível nacional nesse ano de 25.
01:56Por isso, sempre importante buscar vacina, procurar um posto de vacinação.
02:01Eles estão à disposição para imunizar a população contra essa e outras doenças que circulam no ar.
02:09São invisíveis, mas às vezes causam problemas e até tiram a vida das pessoas, né minha cara, Soraya?
02:16Obrigada, Viga, mais uma vez pelas suas informações.
Seja a primeira pessoa a comentar