A Câmara dos Deputados aprovou a suspensão da ação penal no STF contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), réu por calúnia, injúria e difamação em processo movido pelo senador licenciado Vanderlan Cardoso (PSD-GO). O pedido de sustação foi feito pelo PL com base na Constituição, que garante à Casa a prerrogativa de interromper ações penais contra parlamentares. Reportagem: Rany Veloso
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/Tf6ZE0-FcWw
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Com mais informações ao vivo com a nossa reportagem, deputados federais aprovaram a suspensão da ação penal contra o deputado Gustavo Gair, ele é do PL de Goiás por injúria, calúnia e difamação, movida pelo senador licenciado Vanderlan Cardoso também de Goiás.
00:16Vamos a Brasília ao vivo porque a Rani Veloso explica pra gente melhor essa situação toda. Pois não, Rani?
00:21Explico sim, Nonato, bom dia novamente a você e a todos que nos acompanham ao vivo direto de Brasília, é isso mesmo, a Câmara dos Deputados pela segunda vez nesse ano aprovou ontem à noite a sustação de uma ação penal contra um parlamentar, dessa vez contra o deputado Gustavo Gair do PL do estado de Goiás.
00:43Foram 268 votos favoráveis e 167 contrários. Ele responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal pelos crimes de injúria, calúnia e difamação contra o senador licenciado Vanderlan Cardoso do PSD também de Goiás.
00:59Em 2023, Gair divulgou um vídeo nas suas redes sociais chamando o senador de vagabundo, dizendo que ele teria virado as costas para o povo em troca de cargos para apoiar a eleição do então presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.
01:17A acusação levou a essa ação penal no Supremo Tribunal Federal, que ele responde por esses crimes e agora está suspensa até o fim do mandato parlamentar.
01:30Não significa que o caso foi arquivado.
01:33A gente lembra que em maio desse ano a Câmara também aprovou uma outra sustação de ação penal, dessa vez contra o deputado Alexandre Ramagem, também do mesmo partido, do PL do Rio de Janeiro, por tentativa de golpe.
01:45Mesmo assim, o Supremo Tribunal Federal, através do ministro Alexandre de Moraes, entendeu que ele responderia parte dos crimes, aqueles que foram cometidos antes da diplomação como deputado federal.
01:57Durante a votação ontem no plenário, os deputados da oposição e da base tiveram conflitos ali de narrativas.
02:04O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias, disse que seria uma vergonha inominável aprovar essa sustação e que estão confundindo impunidade com imunidade parlamentar.
02:16Já o cabo Gilberto, do PL da Paraíba, disse que esse caso deveria tramitar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados e não no Supremo Tribunal Federal.
02:25Nas redes sociais, Gustavo Gair comemorou e disse que a Câmara mostrou que o Parlamento tem voz, coragem e fidelidade à Constituição.
02:37Também expressou gratidão nominalmente ao líder do PL na Câmara, Sostrini Cavalcante, e também ao presidente da Câmara, Hugo Mota.
02:46Disse que a decisão reafirma o princípio da separação dos poderes e também da imunidade parlamentar.
02:52A gente lembra que essa aprovação ocorre no mesmo dia em que o presidente Lula, durante um evento no Rio de Janeiro, ao lado do presidente da Câmara, Hugo Mota, disse que o Congresso Nacional nunca teve um baixo nível como atualmente. Volto com vocês.
03:07Rani Veloso, direto de Brasília. Muito obrigado, Rani.
Seja a primeira pessoa a comentar