Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O governo Donald Trump está revisando o acordo de leniência que foi firmado com o Grupo Odebrecht em 2016, levantando a possibilidade de reabertura do caso da empreiteira na Lava Jato. O Departamento de Justiça norte-americano enviou uma carta ao procurador anterior pedindo esclarecimentos sobre a investigação. O comentarista Diego Tavares analisou o assunto.

Assista na íntegra: https://youtube.com/live/K8ZeyQqdp-8

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#OsPingosnosIs

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Chama o Diego Tavares ao vivo com a gente, vai trazer também em suas análises a possibilidade de reabertura das investigações contra a Odebrecht nos Estados Unidos.
00:09Há muitas suspeitas, viu Diego, sobre o acordo que foi firmado naquela época em relação a construtor, o acordo de leniência, que é uma confissão da empresa.
00:20A empresa confessa que participou de algum esquema que não respeitou a legislação local, sobretudo corrupção, e aí acaba concordando em pagar multas.
00:32Mas o que a gente precisa considerar em relação a essa possibilidade? Bem-vindo, boa noite.
00:38Boa noite, Caniato, boa noite, Mota, boa noite, delegado Palumbo, e principalmente boa noite a quem nos acompanha nessa noite aqui nos Pincos, é sempre um prazer estar aqui.
00:46Caniato, olha, às vezes é um pouco frustrante ser brasileiro, né, enquanto nós vemos as instituições norte-americanas, que são instituições de Estado e não instituições de governo,
00:57que têm a tendência de operar sempre da mesma forma, independentemente do viés ideológico de ocasião, enquanto nós vemos essas instituições agindo de fato contra quem praticou corrupção em território norte-americano,
01:11aqui essas mesmas empresas que voltam a ser investigadas hoje nos Estados Unidos estão, veja só, reabilitadas com a possibilidade, inclusive, de conquistar novos contratos públicos.
01:23Então, às vezes é um pouco frustrante ser brasileiro por conta disso.
01:28Aqui é muito difícil, quando nós temos uma onda de combate à corrupção, quando foi a Operação Lava Jato, manter, perenizar o resultado de iniciativas como essas.
01:38O que nós temos aqui é justamente o contrário. São instituições de governo. Muda o governo, muda o viés da instituição pública.
01:46E quando isso atinge o poder judiciário, é especialmente ruim, porque tem a sequela da insegurança jurídica.
01:53E a insegurança jurídica, ela não só nos deixa inconformados em relação a eventuais políticos, empresários corruptos que se livram das penas da lei.
02:01Ela nos traz problemas mais graves. A insegurança jurídica faz com que investidores se afastem do país.
02:07Faz com que o dinheiro que está aqui no país fuja para outros lugares, fuja para outros países onde existe segurança jurídica.
02:15Então, não tem como não olhar para os Estados Unidos, adotando essa postura de reabrir a investigação sobre esses acordos que foram firmados,
02:25e não sentir um pouquinho daquela síndrome de vira-lata, não sentir um pouquinho de inveja dos norte-americanos
02:31que sabem que podem contar de fato com a lei, que podem contar de fato que aquele que transgredir a legislação nos Estados Unidos,
02:40mais hora, menos hora, mais cedo ou mais tarde, vai acabar incorrendo nas penas que a lei prevê.
02:46Legenda Adriana Zanotto
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado