O Banco Central apresentou nesta segunda-feira (29) a pesquisa Firmus, que coleta a percepção de empresas não financeiras sobre negócios e variáveis econômicas. Fernanda Câmara trouxe detalhes sobre o evento em São Paulo, com participação de Gabriel Galípolo e Diogo Guillen, e os objetivos da fase piloto da pesquisa.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00E o Banco Central realiza nesta segunda-feira aqui em São Paulo um evento para lançar oficialmente a pesquisa Firmus.
00:08Levantamento focado na coleta de percepção de empresas não financeiras sobre negócios e variáveis econômicas relevantes para as suas decisões.
00:17E quem está por lá acompanhando tudo é a repórter Fernanda Câmara que está de volta ao vivo.
00:22Oi Fernanda, nos traga todas as novidades.
00:24O Klein, olha, essa pesquisa Firmus realizada pelo Banco Central tem como objetivo então captar a percepção de empresas não financeiras como você falou sobre a situação dos seus negócios e sobre variáveis econômicas que influenciam suas decisões.
00:42E só para a gente contextualizar, empresa não financeira é aquela que não realiza operações bancárias e de crédito como as de banco ou instituições financeiras tradicionais.
00:52E o encontro para divulgação de resultados da pesquisa Firmus acontecerá daqui a pouco, às 10 horas da manhã, com o discurso do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
01:03Na sequência, o diretor de política econômica, Diogo Guilhem, apresentará os resultados da etapa piloto da pesquisa e perspectivas econômicas.
01:12Estarão presentes nesse encontro representantes de empresas do setor não financeiro fortalecendo essa parceria entre o Banco Central e as participantes da pesquisa.
01:22O levantamento da pesquisa Firmus é realizado trimestralmente com coletas em fevereiro, maio, agosto e novembro.
01:31Os resultados são divulgados ao público até o final do mês subsequente à coleta.
01:36A divulgação dos resultados da coleta referente ao terceiro trimestre de 2025 ocorrerá hoje, então, ainda pela manhã, no site do Banco Central, antes da abertura do evento.
01:49De maneira geral, os resultados são divulgados ao público até o final do mês subsequente à coleta, então, para a gente deixar bem claro.
01:57As respostas são sigilosas e confidenciais.
02:01E, Klein, a gente já chegou aqui, né, no edifício do Banco Central, estamos esperando, então, para começar esse evento.
02:08E, atualmente, a pesquisa está em fase piloto para que sejam feitas avaliações com clareza, efetividade do questionário e ampliação do número de empresas participantes.
02:19Então, nós estamos aqui para acompanhar todo esse processo e eu volto com você.
02:23Obrigado, Fernando da Câmara. E qualquer novidade, você volta a nos chamar aqui.
02:28Mariana Almeida, mais um boletim, né, a gente já tem o Fox, que a gente vai ver daqui a pouquinho.
02:33E agora, um outro boletim, que é com empresas fora desse setor financeiro, né.
02:37Também é importante, porque pode servir de termômetro, por exemplo, para entender um pouquinho a indústria, como é que está, né, o comércio, o serviço.
02:46É importante todos os lados, né, da moeda.
02:49Sim, porque você tem interesses e visões distintas, né, sobre o que significa uma economia robusta, por exemplo, né.
02:56Quer dizer, a gente usa, de maneira geral, uma variável que está muito dada é o crescimento do PIB, né.
03:01Ah, crescimento do PIB é um dado importante.
03:04Mas é isso, dentro do crescimento do PIB, o que está dizendo?
03:07Quais são os setores, né, como pensar o crescimento do PIB?
03:10Outra variável que acaba sendo muito afetada no setor financeiro é, obviamente, a questão do crédito e do saneamento do fiscal, né, das contas fiscais.
03:19Isso, para quem está trabalhando com crédito, tem um mix de relações ali, porque, basicamente, quando sobe taxa de juros, o setor financeiro também pode ganhar com isso.
03:28E a indústria é mais afetada diretamente.
03:30Então, conseguir captar outros olhares pode ajudar a alcançar uma construção de expectativas mais diversa e, portanto, mais assertiva.
03:40Porque a economia, no final das contas, vai depender da interação entre esses agentes, né, sobre a posição de uns sobre os outros,
03:48porque, no fim, para realmente andar, gerar produção, ampliar o crescimento, vai depender da interação.
03:54Então, conseguir, de fato, ancorar expectativas nesse conjunto de visões pode ser muito positivo e, quem sabe, tirar a gente de alguns vieses muito fortes que acabam definindo a economia brasileira
04:05e sempre criando esse clima de que poderia ter um pouquinho mais, né.
04:08Então, vamos ver como é que vem, depois vamos esperar aí o detalhamento, mas é positiva a ideia de poder ter mais escuta e mais participação aí na construção da expectativa sobre a economia.
Seja a primeira pessoa a comentar