O presidente Lula participou de reunião virtual com líderes do Brics para tratar de reformas na OMC, tarifas dos EUA e engajamento na COP30. A repórter Fernanda Câmara acompanhou ao vivo os detalhes do encontro organizado pelo Brasil. Acompanhe a análise de Mariana Almeida.
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00O presidente Lula participa daqui a pouquinho, a partir das nove da manhã, de uma reunião virtual com os líderes dos países que compõem o BRICS.
00:08O encontro foi convocado pelo governo brasileiro, que exerce atualmente a presidência rotativa do bloco, para discutir diferentes vertentes do multilateralismo.
00:18E quem tem as informações ao vivo é a repórter Fernanda Câmara, que está de volta aqui ao Agora.
00:23Oi, Fernanda, seja bem-vinda novamente.
00:26Fernanda, o presidente Lula vai aproveitar essa reunião, entre tantos assuntos, para pedir uma reforma da Organização Mundial do Comércio.
00:37A pauta gira em torno disso, não é verdade?
00:41São vários assuntos, inclusive esse que você falou sim, Eric Klein.
00:46O encontro foi organizado pelo governo brasileiro, que está no comando rotativo do bloco, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados, Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Irã e Arábia Saudita.
01:01Integrantes do governo afirmam que a cúpula não foi convocada para discutir, então, somente o tarifácio dos Estados Unidos contra integrantes do BRICS e outros países.
01:12A previsão é que o presidente Lula faça uma declaração na abertura da reunião como anfitrião do encontro virtual e depois os demais participantes também falam.
01:23O presidente Donald Trump sobretaxou 50% produtos brasileiros para tentar interferir no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.
01:33A expectativa no governo é que Lula, durante a reunião, reforce a defesa da soberania brasileira, mas com um tom calibrado para não irritar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e dar pretexto a novas sanções dos Estados Unidos.
01:49A cúpula se propõe a discutir diferentes perspectivas do multilateralismo, o que contempla a imposição de tarifas pelos Estados Unidos, guerras na Ucrânia e Gaza e a necessidade de reformas nas Nações Unidas e da Organização Mundial do Comércio.
02:07O encontro ocorre dois meses após a cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, período no qual as tensões aumentaram no cenário internacional, inclusive com críticas frequentes de Trump ao bloco.
02:20A reunião não deve terminar com uma declaração oficial, porém, a intenção é marcar posição sobre temas da agenda internacional, mas respeitando as nuances políticas de cada integrante do bloco na relação com os Estados Unidos e outros países.
02:35O governo avalia divulgar uma nota após o encontro com detalhes do que foi tratado na reunião.
02:42Lula também pretende reforçar o convite para que os países do BRICS se engajem na COP30, que será realizada em novembro em Belém.
02:52O presidente aproveita fóruns internacionais para fazer esse apelo diante do desejo de destravar na COP30 a adoção de mecanismos que financiem a proteção de florestas e a transição energética.
03:05O Brasil lançará na COP30 o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, a fim de reunir recursos que serão repassados aos países em desenvolvimento que conservarem suas florestas.
03:18Eric Klein, eu volto com você.
03:21Muito obrigado mais uma vez pelas suas informações, Fernanda Câmara.
03:25Eu vou continuar falando desse assunto com a Mariana Almeida, a nossa analista.
03:29Ô Mari, o presidente Lula é que chama essa reunião, vai ser de forma virtual e ele quer esse posicionamento mais firme em relação ao OMC, a Organização Mundial do Comércio.
03:40Ele também quer tratar sobre a COP30, fazer aquele convite formal, pedir o engajamento dos países do BRICS nessa reunião da COP30, que fala sobre o meio ambiente.
03:53E também formalizar, ficar batendo na tecla contra o tarifácio de Donald Trump.
03:58É importante para o fortalecimento do bloco neste momento, né Mari?
04:02Com certeza, Cláudia.
04:02Do ponto de vista político, essa reunião e essa certa ideia de um apoio mais coletivo em relação à questão do tarifácio, uma pressão política mais simbólica, pode ser importante.
04:14Agora, no campo da discussão sobre multilateralismo, falta uma proposta concreta, né?
04:20Quer dizer, o que significa propor, qual é a possibilidade desse grupo de países propor uma retomada da OMC?
04:26Quer dizer, a OMC, ela tem força quando os países que são relevantes no comércio internacional usam a OMC e respeitam o que a OMC toma de decisão.
04:35O que não tem sido nem de perto o posicionamento dos Estados Unidos, que é o país que inicialmente era o promotor desse espaço de coordenação internacional.
04:45Então, falar sobre a importância do multilateralismo, trazer país para falar disso, é relevante.
04:51Mas tem que falar disso com uma proposta concreta, no centro da mesa.
04:54Como faremos?
04:56E aí, com detalhe também que não pode ser colocado tão de lado, que é, quando vem a OMC, ela fala de uma liberdade de comércio associada a um liberalismo político,
05:05que antes fazia muito sentido.
05:07Agora, entrar com Rússia, China, como fortes apoiadores, será que Índia, que são países que não têm uma democracia exatamente fortalecida,
05:17que não defendem propriamente esse sistema de liberalismo político como parte, será que se sustenta?
05:22Então, tem uma camada que parece que está muito ainda no nível exclusivo do discurso, de defender um certo princípio,
05:29mas sem ferramenta concreta para colocar isso em prática.
Seja a primeira pessoa a comentar