Às vésperas da cúpula histórica no Alasca, Renan de Souza explicou os bastidores do encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, e como Zelensky intensificou a diplomacia europeia. O foco é cessar-fogo e negociações de paz na Ucrânia.
Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
00:00E às vésperas do tão esperado encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou nessa quinta-feira ao Reino Unido e se reuniu com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
00:13Nos bastidores, Trump garantiu aos europeus que não pretende discutir a divisão de territórios durante o encontro com Putin.
00:20Renan de Souza já está de volta para ajudar a gente a entender o significado dessa sinalização dada por Donald Trump e os desdobramentos que a gente pode esperar para essa reunião, hein, Renan?
00:32Renan de Souza.
01:02Renan de Souza, que é a capital do Alasca, esse encontro tem previsão de começar mais ou menos às 3h30 pelo horário da Costa Leste dos Estados Unidos, isso dá mais ou menos 4h30 da tarde pelo horário do Brasil.
01:16E a expectativa é que vai ser um encontro primeiramente entre Putin e Trump, só os dois dessa primeira sala, aparentemente só os intérpretes vão estar ali com os dois líderes.
01:27É muito raro a gente ter esse encontro muito fechado entre líderes, então essa será a primeira parte do encontro e depois os dois devem prosseguir para uma reunião bilateral.
01:38E essa reunião bilateral, aí sim a gente vai ter mais assessores e ministros dos dois lados.
01:45E depois há uma expectativa, inclusive, para que aconteça uma coletiva conjunta entre o presidente Donald Trump e também o presidente russo Vladimir Putin.
01:54Então é um dia de bastante expectativa, bastante ensaio, as equipes dos dois lados estão fechando ali os últimos detalhes desse encontro, que é um encontro histórico, é um momento histórico que a gente vai ver nesta sexta-feira.
02:08O Kremlin chegou até a dizer mais cedo hoje que essa seria uma espécie de café da manhã entre os dois líderes.
02:16Agora, é importante a gente dizer, do lado da Rússia, a gente já sabe que além do presidente Vladimir Putin, a gente tem alguns assessores muito próximos dele, que vão fazer parte da delegação.
02:28Ministro da Defesa, Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores.
02:32Além disso, ministro das Finanças, porque a Rússia tem um interesse muito grande nessa reunião também de tentar convencer o presidente Donald Trump a reduzir as sanções que o Ocidente colocou em relação à Rússia desde o início da guerra da Ucrânia.
02:49Inclusive, a Rússia tem muito interesse em voltar ao sistema financeiro internacional, já que a Rússia está excluída do SWIFT, que é aquele sistema de pagamento internacional, basicamente não consegue fazer transações internacionais.
03:04Isso prejudica muito a economia russa, então, por isso o ministro das Finanças russo vai estar lá, porque a Rússia tem esse objetivo ali de tentar convencer Donald Trump.
03:15Nessa ligação com os europeus, que aconteceu nesta quarta-feira, Donald Trump falou aos líderes da Europa que o objetivo dele é sair dessa reunião com um acordo de cessar-fogo e depois tentar negociar no próximo passo a paz, já de maneira mais contínua durante muito tempo ali na Ucrânia.
03:37Mas o primeiro objetivo dele é o cessar-fogo. E aí, há muita dúvida sobre líderes europeus e também analistas se o presidente Donald Trump vai conseguir negociar com o presidente Vladimir Putin,
03:50que é um negociador muito hábil, está no poder há muito tempo, conhece muito os Estados Unidos e conhece também presidentes norte-americanos que estiveram antes de Trump.
03:59Então, essa é a grande dúvida sobre o que vai acontecer amanhã e os líderes europeus receberam do presidente Donald Trump uma garantia, pelo menos por telefone ali, de que ele não vai negociar territórios da Ucrânia,
04:12porque esse era o medo, que ele fosse negociar territórios ucranianos e depois iria forçar a Ucrânia para ceder territórios para a Rússia.
04:20Então, esse é o grande medo. E o medo também nos bastidores é que o presidente Donald Trump ceda as pressões de Vladimir Putin numa reunião fechada, somente os dois, sem ninguém.
04:30O presidente Donald Trump acaba mudando um pouco o pêndulo de um lado para o outro. A gente já viu isso desde o início dele na Casa Branca.
04:38Agora, como você bem falou, nessa quarta-feira, o presidente Volodymyr Zelensky chegou a Londres e se encontrou com o premier britânico Keir Starmer
04:46e discutiram essa situação e os dois classificaram a conversa como extremamente positiva.
04:53E a gente vai ver os detalhes agora na reportagem.
04:57Zelensky chegou pela manhã à residência do primeiro-ministro britânico em Downing Street e os dois se abraçaram na entrada,
05:04reafirmando o apoio britânico à Ucrânia no conflito que mantém há mais de três anos com a Rússia.
05:10Na quarta-feira, o presidente ucraniano foi recebido em Berlim pelo chanceler alemão Friedrich Merz.
05:16E Starmer afirmou também na quarta-feira que existe uma possibilidade viável de um cessar-fogo na guerra na Ucrânia.
05:23Zelensky e seus aliados europeus intensificaram a pressão diplomática para acabar com o conflito.
05:30O presidente americano Donald Trump disse que é necessário ter uma cúpula trilateral com Zelensky para alcançar um acordo
05:37e reconheceu que há 25% de chances de a cúpula com Putin fracassar.
05:46Nesse momento, o presidente Donald Trump está falando ainda na Casa Branca, ao vivo, conversando com jornalistas.
05:53Ele começou já a responder às perguntas sobre esse encontro que vai acontecer amanhã.
05:59Ele começou dizendo que fez um acordo com a Ucrânia, que a Ucrânia vai comprar mais armas dos Estados Unidos,
06:05e disse que ele está fazendo essa reunião com Vladimir Putin porque ele quer salvar muitas vidas.
06:10E o presidente Donald Trump chegou a dizer agora há pouco que o mais importante não é o primeiro encontro que ele vai ter com o presidente russo Vladimir Putin,
06:18e sim o encontro em seguida que vai ser entre Vladimir Putin, ele mesmo, Donald Trump, e também Vladimir Zelensky.
06:25E aí ele justamente disse que deve convidar, inclusive, há essa possibilidade de convidar alguns líderes europeus para essa segunda reunião.
06:34Algo que ele não havia dito até aqui, explicando mais o que deve acontecer, mas falou sobre essa possibilidade também de líderes europeus fazerem parte de um segundo encontro.
06:44A gente ainda não tem clareza sobre quando acontece o segundo encontro, mas dá uma ideia que o presidente Donald Trump está apostando
06:50que Putin vai ceder, vai tentar avançar nas negociações.
06:55Inclusive, ele diz que acha que Putin quer sim a paz e amanhã ele deve querer a paz em relação à guerra da Ucrânia.
07:03E ele continua falando aí, Nath, na Casa Branca, que eu acompanho qualquer coisa, qualquer novidade, trago aqui mais detalhes.
07:09Combinado, Renan. E obrigada por todo esse contexto que traz para a gente a dimensão da importância desse encontro,
07:16que ninguém vai querer perder, porque como você explicou muito bem, enquanto o Renan falava,
07:20você deve ter reparado a manchete ali da reportagem da CNBC, porque sim, é sobre guerra, é sobre as pretensões de paz por parte de Donald Trump,
07:31desejo do mundo também, mas também é sobre geopolítica, negócios, que é o que a gente trata aqui,
07:38influencia em muita coisa, sanções, enfim, tem muita coisa por trás, impacta de várias maneiras, no fim das contas, na vida de todo mundo.
07:46Então, estaremos ligados e tendo novidades sobre a fala de Donald Trump.
07:50Então, o Renan volta aqui ao vivo. Obrigada, viu, Renan? Até daqui a pouco.
Seja a primeira pessoa a comentar