O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou ao Alasca (EUA) na tarde desta sexta-feira (15) para uma reunião com presidente russo, Vladimir Putin. O avião de Trump aterrissou em uma base da Força Aérea da época da Guerra Fria. A cúpula entre os presidentes deve abordar "todo o espectro de relações" entre os dois países.
Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasil
Acompanhe a cobertura em tempo real da guerra tarifária, com exclusividade CNBC: https://timesbrasil.com.br/guerra-comercial/
🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!
Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasil
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00E a NBC, claro, né, com todos os olhares voltados ao Alasca, imagens ao vivo de Anchorage, na Alasca, e a gente vê ali, né, tapete vermelho e o avião de Donald Trump e Felipe Machado.
00:19Exatamente, o famoso Air Force One, chegando aí com o Donald Trump, de acordo com o protocolo, Nath, então, Donald Trump deve chegar primeiro, né, ele vai, a gente está vendo as imagens agora ao vivo, então, Donald Trump chega, depois, cerca de 40 minutos ou uma hora depois, deve chegar o presidente russo, Vladimir Putin, que também está numa cidade mais próxima, né, lembrando que, curioso, né, a distância de Moscou para o Alasca,
00:47e a distância de Washington para o Alasca é mais ou menos a mesma, sete, oito horas de avião, então, o presidente Donald Trump vai ser o primeiro a chegar, deve ir lá para a base, eles estão numa base aérea, onde vai ser feito, onde vai ser o encontro, eles vão ter um café da manhã, vão ter o encontro bilateral lá, as reuniões, e depois, então, o presidente Trump chega primeiro, e depois chega o presidente Vladimir Putin, justamente para esse encontro, que deve ser um café da manhã, e deve se alongar, e ao longo, durante algumas horas.
01:15Uma coisa que é curiosa, Nath, é que além da reunião que vai juntar a comissão, né, a comitiva do presidente Putin e a comitiva do presidente Trump, eles também vão ter um encontro sozinhos, só os dois, e seus respectivos tradutores.
01:31Então, isso é uma coisa que não é uma coisa rara, mas também não é uma coisa tão comum, dois chefes de Estado apenas com seus tradutores numa sala.
01:41Então, isso mostra como tem assuntos ali que realmente vão ser muito pessoais entre os dois líderes mundiais, Nath.
01:48E o colega da CNBC dizendo aqui, né, que perguntaram para o Donald Trump o que ele espera, e ele fala que não tem nada escrito em pedra, mas ele espera, pelo menos, um cessar-fogo, que isso saia desse encontro.
02:05Enquanto a gente espera Donald Trump aparecer ali nessas imagens ao vivo, direto do Alasca, vamos ouvir também Renan de Souza, que está nessa expectativa, na contagem regressiva por esse encontro.
02:17Renan?
02:23Trump chegou agora por volta das 10h e 20h da manhã, pelo horário local do Alasca, numa viagem de quase 7h direto de Washington.
02:33Agora tem uma atualização vinda direto da Casa Branca que eu acabei de receber aqui, então vou trazer para vocês aqui no Money Times.
02:42Houve uma alteração no roteiro, e esse encontro que deveria acontecer somente entre o presidente Donald Trump e também o presidente russo Vladimir Putin, ele mudou um pouco.
02:54E a informação veio direto aqui para nós, jornalistas, pela secretária de imprensa Caroline Livia, então ela explicou que agora essa reunião seria a só entre Donald Trump e Vladimir Putin, será ampliada, será uma reunião de 3 com 3.
03:11Trump estará acompanhado pelo secretário de Estado Marco Rubio e também pelo enviado especial Steve Whitcock.
03:18Em seguida, para a reunião bilateral ampliada, que vai ser com um almoço também, estarão presentes Marco Rubio e o secretário do Tesouro, Scott Besson, e o secretário do Comércio, Howard Lutnik, e também o secretário de Defesa, Pete Hexf, e também a chefe de gabinete, Suzy Weil.
03:39E aí o presidente Donald Trump vai falar com os repórteres por cerca de 30, 20 minutos no Air Force One, após a decolagem, falou sobre muitos temas, mas a informação mais importante vinda da Casa Branca, agora aqui no Money Times ao vivo, foi essa mudança de última hora do roteiro.
03:59O que está mantido até aqui é que o presidente Donald Trump vai descer do Air Force One, daqui a 30 minutos o presidente russo Vladimir Putin deve chegar, e aí o presidente Donald Trump vai recebê-lo no tapete vermelho, que esse é um momento bastante emblemático, inclusive alguns líderes europeus não gostaram,
04:20porque receber Vladimir Putin no tapete vermelho significa dar um troféu a ele, é um reconhecimento a Vladimir Putin, que leva uma vitória para casa, leva uma oportunidade de foto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no tapete vermelho.
04:36Então esse vai ser um momento bastante emblemático no começo, mas aí a gente teve uma alteração agora, que não vai ter essa reunião separada entre Trump e Putin.
04:47Só para concluir, porque isso é importante, o mundo, especialmente os europeus, respiravam ali muito tenso com essa possibilidade, porque quando Donald Trump está com uma pessoa sozinho, ele tende a mudar de ideia.
05:02Então nesse momento Donald Trump está muito mais pró-Europa, Ucrânia.
05:07O medo dos líderes europeus é que essa reunião direta entre Trump e Putin poderia ali mudar a posição do presidente Donald Trump, e agora aparentemente essa reunião não será mais sozinha os dois com os intérpretes, não é?
05:24E Renan, do seu ponto de vista, essa mudança, essa ampliação aí, né, do grupo que participa da reunião, qual que é o impacto, qual que é a leitura disso?
05:34Nath, especialmente eu acho que o fato de Marco Rubio, o secretário de Estado, estar nessa reunião, e também Steve Witkoff, que é o grande negociador de Trump,
05:49pode significar que talvez eles querem sair dessa reunião com algo mais concreto, né?
05:55Não querem que o presidente russo, Vladimir Putin, se aproveite da situação, no momento, mais a sós com o presidente Donald Trump, para tentar fazer a cabeça, mudar a cabeça do presidente Donald Trump.
06:08Então mostra também uma ideia dos Estados Unidos em ampliar essa reunião e sair com resultados tangíveis, que é o grande objetivo do presidente Donald Trump.
06:19Ele quer levar para casa, pelo menos uma vitória, que ele possa dizer que é uma vitória desse encontro, né?
06:26E o fato da diplomacia e o grande negociador estarem na reunião, isso muda um pouco o rumo e talvez a perspectiva de Putin, como um grande negociador,
06:36de estar sozinho com o Trump e tentar mudar a cabeça de Donald Trump ali no momento a sós com ele.
06:42É uma mudança importante de última hora, Nath.
06:46Não, Nath, eu só queria agradecer ao Renan, porque a gente estava com aquela informação que teria esse encontro bilateral apenas com os dois tradutores,
06:53e o Renan trouxe a correção agora, que teve essa mudança, exatamente, uma atualização.
06:58Vamos acompanhar um pouco, então, do que os colegas da CNBC estão trazendo agora ao vivo.
07:03Mas, Nath, eles estavam comentando uma coisa que é curiosa, que os europeus não gostaram dessa forma como o presidente Donald Trump vai receber o Vladimir Putin,
07:15com o tapete vermelho, com todas as honras militares, porque isso justamente justifica, né?
07:20Você meio que legitima a presença do presidente Putin, que é o invasor, né?
07:26A gente tem que lembrar que ele invadiu a Ucrânia, então ele é o agressor.
07:29Então, o presidente Donald Trump, primeiro, receber nos Estados Unidos já seria uma vitória para o Putin,
07:35que até outro dia era praticamente um párea mundial.
07:38Então, Donald Trump já está recebendo ele nos Estados Unidos e ainda recebendo com pompa e circunstância, né?
07:43Com tapete vermelho e honras militares.
07:45Isso desagradou bastante, claro, o valor do Zelensky, com certeza,
07:50mas também os outros líderes europeus, que viu uma certa reverência ali ao presidente Putin,
07:54nesse momento que ele é, continua sendo agressor e continua sem esboçar nenhum tipo de vontade de cessar fogo
08:03e ainda atacando o território ucraniano.
08:05Então, os europeus não viram isso com bons olhos, mas o presidente Donald Trump, enfim,
08:10foi uma decisão dele até por respeito, ele considera, ele tem muito respeito pelo Putin,
08:14eles se conhecem há muitos anos.
08:15E acho que é justo até dizer que o presidente Donald Trump tem um certo medo,
08:21tem um certo respeito até excessivo em relação ao presidente Putin,
08:27porque ele admira o presidente Putin e essa postura um pouco mais autocrática do presidente Putin,
08:34que o presidente Trump vem repetindo, inclusive, em algumas de suas ações nos Estados Unidos.
08:37A gente vê ali, então, o Air Force One, o avião presidencial dos Estados Unidos,
08:45portas abertas já faz um tempo ali, escada posicionada,
08:49e a imagem agora está fechada, mas quando estava um pouquinho mais aberta,
08:53a gente viu ali, de fato, esse tapete vermelho por onde deve passar Donald Trump,
08:58e muito provavelmente o tapete vermelho fica para receber Vladimir Putin também, né, Felipe?
09:02Não vão tirar, né?
09:04Exatamente.
09:04Imagino que não.
09:05E esses detalhes, assim, da diplomacia que estão sendo um pouco criticados pelos líderes europeus,
09:13justamente por ser uma reverência, né?
09:15O presidente Putin, só o fato dele chegar ali e apertar a mão do presidente Donald Trump,
09:20já vai ter o que a gente chama de photo op, uma photo opportunity,
09:25que ele já vai usar muito isso, não só no ponto de vista,
09:28para mostrar que ele está sendo aceito pela comunidade internacional,
09:32mas também internamente para mostrar que, olha só, a gente começou essa guerra,
09:37mas mesmo assim é o Ocidente que está nos recebendo lá para a gente iniciar negociações e tudo mais.
09:43Então, o fato de existir essa cúpula e do presidente Putin se encontrar com o presidente Donald Trump
09:48já é uma grande vitória para o Putin, que até outro dia era um párea e não estava sendo recebido por ninguém, né?
09:54Inclusive, em alguns países, se ele tentasse viajar ou tentasse visitar, ele poderia até ser preso, né?
10:01Porque tem uma ordem de prisão pelo tribunal de Haia, de agressão em relação à guerra da Ucrânia.
10:07Então, em muitos países, ele não tem nem viajado para alguns países,
10:11justamente por esse receio de que pudesse ser cumprida essa ordem de prisão emitida pelo tribunal de Haia.
10:18Renan de Souza, tem complementos também? Qual que é a sua interpretação desse tapete vermelho?
10:25É um endosso?
10:29Pois é, Nath. Esse tapete vermelho, eu acho que ele...
10:33Tem duas imagens que eu gostaria de analisar, né?
10:37A imagem do PUL, a imagem internacional, ela saiu ali,
10:42mas do lado do tapete vermelho, você tem também caças dos dois lados, né?
10:47Por que você tem caças quando você tem um encontro com dois presidentes,
10:52quando alguém vai para o seu território?
10:54Isso se chama diplomacia da dissuasão, né?
10:58Quando um líder recebe o outro líder e ele faz questão de mostrar o seu poderio militar,
11:04basicamente, nas entrelinhas, ele está dizendo para o outro,
11:06não vem aqui brincar, que eu não estou para brincadeira, né?
11:10Então, tem esse lado.
11:11Então, o tapete vermelho por si só é um presente para o presidente russo Vladimir Putin.
11:17A ideia dos europeus e também do governo Biden, quando começou a guerra na Ucrânia,
11:22era fazer com que a Rússia e o presidente Vladimir Putin fossem uma parha,
11:27fossem uma piada internacionalmente.
11:29Desde então, ele está afastado, ele não vai para o cenário internacional,
11:34tem um pedido de prisão contra Vladimir Putin, há uma série de questões.
11:39Então, o tapete vermelho é uma vitória para o presidente russo Vladimir Putin.
11:43É algo que ele pode levar para casa, porque antes mesmo do encontro acontecer,
11:48os russos já analisam o fato dele ser recebido pelo presidente Donald Trump como uma grande vitória.
11:55Ou seja, a Rússia conseguiu até aqui sustentar e foi recebida pelo presidente Donald Trump.
12:01Mas, quando a gente for ver de novo a imagem aberta do tapete vermelho,
12:05você vai ver os caças e os caças também mandam essa mensagem.
12:09dos Estados Unidos, dizendo para Vladimir Putin não brincar com eles.
12:13Então, a imagem é composta com dois elementos, os caças, dando um aviso,
12:18e o tapete vermelho como um presente para Putin.
12:21Nath.
12:24Felipe, mais algum destaque aí das falas dos colegas da CNBC?
12:28A gente tem acompanhado, eles estão criticando, eles estão comentando muito essa questão,
12:38é praticamente unânime essa questão de que eles veem essa visita do presidente Putin
12:44como uma vitória política do presidente russo, porque justamente ele, como você falou,
12:51de certa forma, ele está endossando, o presidente Trump está endossando esse discurso.
12:55E também estão criticando a questão de não ter nenhum representante da Ucrânia.
12:59Porque quando você faz uma cúpula, vamos pensar assim, quem que é o país envolvido
13:03que está mais diretamente envolvido nessa guerra?
13:05A Ucrânia, que é o país que está sendo atacado, é o país que está perdendo território.
13:09Então, seria essencial que, pelo menos nessa cúpula, tivesse algum representante da Ucrânia.
13:15Mas isso não foi aceito pelo presidente Putin, quer dizer, ele acha que ainda está longe
13:20de chegar a um acordo para que possa envolver diretamente os Zelensky numa sala junto com ele.
13:27E o que a gente tem disso, o que isso significa, na verdade, é que também o presidente Putin
13:32quer ganhar tempo.
13:33Ele está num bom momento da guerra.
13:35Recentemente, eles tiveram algumas conquistas ali na região do leste da Ucrânia,
13:42principalmente na região do Donbass, na região principalmente Donetsk e Lugansk.
13:46A Crimea já está totalmente conquistada.
13:49Então, o presidente Putin está num bom momento na guerra.
13:52A Ucrânia está tentando segurar o seu território.
13:56Então, essa viagem ao presidente Putin, mesmo se eles não cheguem a nenhum acordo agora,
14:00até marcar um próximo encontro, por exemplo,
14:02se eles iniciarem as conversas agora e deixarem para marcar um próximo encontro para discutir
14:08outros tópicos, esse meio tempo já vai ser uma vitória para o presidente Putin,
14:14porque ele vai continuar atacando e vai continuar ganhando território.
14:17Então, o presidente Putin é uma pessoa muito estratégica, muito inteligente.
14:23Então, ele vai jogando com o tempo.
14:25O tempo está do lado dos russos, nesse sentido.
14:27E a gente tem só que esperar para saber o que pode sair desse encontro.
14:33Inclusive, há uma grande possibilidade, o presidente Trump avaliou em 25%,
14:37de que não se chegue a nenhum acordo nessa primeira reunião.
14:42Enfim, o mundo inteiro está assistindo a isso.
14:45Nath, acho que tem uma tensão muito grande para esse encontro.
14:50e todo mundo querendo saber se pelo menos essa questão de, pelo menos um cessar-fogo.
14:55E aí eu lembro também que cessar-fogo, existem vários tipos de cessar-fogo.
14:58É, pois é.
14:59Você pode ter o cessar-fogo, por exemplo, o presidente Vladimir Putin, por exemplo,
15:03ele pode exigir um cessar-fogo aéreo.
15:06O que seria, na verdade, uma vitória para ele.
15:09Porque, na questão, se tem uma coisa que iguala um pouquinho a guerra,
15:13que é uma guerra muito assimétrica, mas que traz um pouco de vantagem, no caso, para a Ucrânia,
15:18é a guerra aérea com os drones, que são aparelhos de menor valor.
15:22A gente viu o ataque da Ucrânia contra aeronaves russas recentemente.
15:27Foi um ataque devastador, com poucos drones, né?
15:30Ou seja, com poucos drones você pode fazer realmente um estrago no inimigo.
15:33E no caso da Rússia, não.
15:35No caso da Rússia, eles têm infantarias e tropas no chão, né?
15:38Tropas on the ground, tropas na terra, que estão conquistando o território, né?
15:43Um pouco de cada vez, mas é importante que eles tenham as tropas na terra.
15:46Então, o presidente Putin pode, por exemplo, oferecer um cessar-fogo aéreo.
15:50Seria uma opção.
15:51Uma outra questão do cessar-fogo seria cessar-fogo com horários determinados.
15:55Então, por exemplo, algumas horas do dia, o cessar-fogo,
16:00começando com alguns períodos do dia,
16:01depois evoluindo para mais períodos
16:03e uma forma de você evoluir nessa questão do cessar-fogo.
16:08Então, existem várias formas, né?
16:10A gente está...
16:11Estamos só analisando aqui.
16:13É muito cedo para a gente saber o que vai sair dessa reunião.
16:17Mas, enfim, tem uma infinidade aí de possibilidades
16:20que a gente vai ficar aqui de olho.
16:25Então, só recapitulando aqui, né?
16:27Para você que chegou com a gente,
16:28essas imagens que você está vendo são imagens ao vivo
16:32trazidas pela CNBC americana, direto do Alasca,
16:36onde já chegou o presidente dos Estados Unidos.
16:40Ele está aí dentro do Air Force One.
16:42Está tudo pronto já.
16:44Tem alguns minutos.
16:44na expectativa para que ele desembarque.
16:48Logo depois dessa escada, tem um tapete vermelho por ali.
16:52E a qualquer momento, a gente deve acompanhar.
16:54A imagem é a chegada de Donald Trump.
16:58E logo também, né?
16:59O presidente russo, Vladimir Putin,
17:02nesse encontro, que é muito cheio de simbolismos, né?
17:06Já faz alguns anos, né?
17:08Que eles não se encontram ali presencialmente.
17:11E o fato disso acontecer ali no Alasca
17:13também é muito simbólico,
17:15porque tem a ver com Guerra Fria.
17:18E é um território que tem uma conexão histórica com a Rússia.
17:22Exatamente.
17:23Vamos lembrar que o Alasca era um território russo
17:25que foi vendido para os Estados Unidos em 1867.
17:29É vendido, né?
17:29Foi vendido, né?
17:30O valor, né, Felipe?
17:33Você tem de cabeça?
17:34O valor, eu acho que em números atualizados,
17:36ele não chega a um bilhão de dólares.
17:37E é uma terra enorme.
17:39E uma coisa que é curiosa é que naquela época
17:41não se sabia de muitas riquezas minerais
17:43que hoje a gente sabe.
17:44Por exemplo, terras raras, minerais raros
17:46que hoje existem no Alasca,
17:48que ainda não são explorados,
17:49até por uma questão ambiental,
17:50mas não duvido que serão explorados em breve, infelizmente.
17:55Mas, enfim.
17:55Então, o Alasca tem esse significado.
17:57Mas uma coisa que eu queria dizer também é outra coisa, Natália.
18:00Eu acho que esse encontro no Alasca,
18:02do ponto de vista de uma mensagem subliminar,
18:05ele diz o seguinte.
18:06O Alasca era da Rússia e hoje é dos Estados Unidos.
18:09Então, por que a Ucrânia, que era da Ucrânia,
18:12por que ela não pode também ser da Rússia?
18:14Quer dizer, essa mudança no mapa, né,
18:16é uma questão subliminar bastante subjetiva e delicada,
18:20mas é uma amostra de que o mapa mundial
18:23ele está em constante mudança ao longo da história.
18:26Então, eu acho que é um detalhe que pode parecer pequeno,
18:29mas, assim, todos os detalhes ajudam a compor esse cenário, né,
18:36com tantas detalhes, com tantas questões que envolvem esses dois países,
18:43a história desses dois países.
18:44E agora também, claro, que um terceiro país, que seria a Ucrânia.
18:47Então, eu acho que não é uma coisa para se desprezar também a questão
18:50de que será feito na Alasca.
18:53E justamente numa base, Natália, só para chamar a atenção, para concluir,
18:56numa base que era usada justamente para espionar os russos.
18:59Porque existe um old saying, né, um velho ditado,
19:05que diz que do Alasca você vê a Rússia.
19:08Do território do Alasca você vê a Rússia.
19:10Então, isso é usado como uma metáfora para demonstrar
19:13como essa base americana, onde eles vão se reunir,
19:15era uma base que era usada justamente para espionar os russos
19:17durante a Guerra Fria, Natália.
19:19Mas uma curiosidade, quero ouvir o Renan também, né,
19:21sobre esse simbolismo da escolha do Alasca,
19:25que também tem a ver com questões ali de segurança, né,
19:28uma questão mais prática mesmo, de manter distanciamento de público.
19:32O que mais você traz de informação para a gente, Renan?
19:36Pois é, uma base completamente fechada, né,
19:39o público não tem acesso.
19:40Obviamente, foi um encontro discutido muito rapidamente, né,
19:44não deu tempo de preparar como se demanda esse tipo de encontro
19:48entre duas grandes potências.
19:50Só queria trazer alguns destaques aqui,
19:53enquanto o presidente Donald Trump não sai do Air Force One,
19:56porque ele falou durante 20 minutos com os jornalistas,
19:59durante o voo, eu recebi o áudio aqui,
20:02e aí eu separei alguns trechos para a gente poder destrinchar
20:05do que ele acabou de falar.
20:06Ele foi perguntado qual seria a medida para ele de sucesso desse encontro.
20:11Ele falou que quer ver um cessa-fogo,
20:13ele disse que a Europa não está dizendo para ele o que ele deve fazer,
20:18e também, mas que a Europa está envolvida no processo,
20:21assim como Zelensky.
20:23Ele falou que quer um cessa-fogo muito rápido,
20:26não sabe se esse cessa-fogo vai sair hoje,
20:29mas não ficará satisfeito se não for hoje.
20:33E ele falou que está todo mundo dizendo
20:34que não pode ter um cessa-fogo hoje,
20:37mas ele quer que as mortes parem, né?
20:39E aí ele foi questionado também sobre o fato da Rússia ter atacado
20:43com drones a Ucrânia antes dessa reunião.
20:47Ele disse que Vladimir Putin pensa que ele vai chegar mais forte,
20:51está querendo preparar o terreno,
20:53mas, na verdade, o fato da Rússia atacar a Ucrânia antes da reunião
20:58prejudica o próprio presidente Vladimir Putin.
21:01E aí ele foi questionado sobre um tema muito importante,
21:05se trocas territoriais, ou seja, da Ucrânia, né,
21:09em relação ao território ucraniano,
21:11serão discutidas nessa reunião.
21:14E aí ele falou assim,
21:15serão discutidas, mas tenho que deixar que a Ucrânia...
21:22...ponto que é importante,
21:23ele está sendo criticado pelo fato de que a Ucrânia
21:25não está envolvida nessa negociação,
21:27mas diz que a decisão final é da Ucrânia.
21:31E ele também foi questionado sobre a possibilidade
21:33dos Estados Unidos oferecerem garantias de segurança.
21:37E ele falou, Donald Trump,
21:39que talvez isso seja discutido,
21:42junto com a Europa e outros países,
21:44a questão de garantia de segurança.
21:46E aí ele foi questionado também sobre algo
21:48que já falamos aqui no Money Times,
21:50sobre o fato da delegação russa
21:52estar levando um grande número de empresários,
21:55pessoas que representam a economia.
21:56E aí ele foi questionado se estaria disposto
22:00a discutir negócio hoje com o Putin.
22:03E Donald Trump respondeu que sim,
22:06se houver progresso,
22:07ele discutiria negócio com Vladimir Putin,
22:11porque é uma das coisas que a Rússia queria
22:12é justamente se beneficiar
22:14da economia que ele está criando nos Estados Unidos.
22:18E aí Trump seguiu no assunto que ele mais gosta,
22:21que são tarifas.
22:23Ele disse que ainda não definiu todas as tarifas,
22:26em alguns casos de empresas que não abrirem nos Estados Unidos,
22:30ele vai levar tarifas para 200% e às vezes 300%.
22:34E disse que na semana que vem,
22:36ele vai divulgar mais tarifas em relação ao aço
22:39e também aos chips.
22:41Ele disse que essas tarifas de chip e semicondutores
22:45vão começar mais baratas e depois elas vão evoluindo.
22:49E aí, por fim, ele foi perguntado quais seriam
22:53as consequências severas que ele prometeu
22:56caso a Rússia não se comprometa com o fim da guerra,
22:59com o cessar-fogo.
23:00E Trump disse que serão consequências severas
23:05no campo econômico,
23:07mas não quis entrar em detalhes sobre o que seriam
23:10essas consequências.
23:12Então ele falou bastante, 20 minutos,
23:14vai falar mais,
23:14mas ele acabou adotando esse tom um pouco mais alto
23:19antes dessa reunião com o presidente russo,
23:22Vladimir Putin, Nath e Felipe.
23:25Natália, posso aproveitar que a gente está esperando
23:27aqui a imagem do presidente Trump sair?
23:29E se a gente conseguir, inclusive,
23:31pedir o pessoal jogar a imagem da CNBC,
23:33eles estão com outro ângulo, né?
23:34Agora mudou um pouquinho ali da porta,
23:36vamos ver se a gente consegue acompanhar
23:38essas imagens da CNBC ao viver enquanto o Felipe fala.
23:41Exatamente.
23:42Eu queria só trazer uma curiosidade aqui
23:43que eu estava acompanhando na imprensa americana.
23:45Essa época, o Alasca,
23:46o Alasca fica cheio, lotado de turistas,
23:49porque é uma época da pesca.
23:51Então isso foi uma outra dificuldade,
23:53quer dizer, eles tiveram que fazer esse encontro
23:56meio de última hora nessa base americana,
23:58porque todos os hotéis estão lotados de turistas,
24:01então eles não poderiam reservar um hotel
24:03para fazer um encontro mais daquele,
24:05com aquele luxo, uma coisa mais reservada,
24:08mais luxuosa, eles optaram pela base mesmo,
24:10porque os hotéis do Alasca estão lotados de pescadores.
24:13Essa época de pesca no Alasca,
24:15é uma época que é um clima um pouco mais ameno,
24:18então pescadores do mundo inteiro vão para o Alasca
24:21para fazer aquele fly fishing,
24:22que é uma técnica de pesca no Alasca,
24:26para pescar salmão, pescar truta, enfim.
24:29Tem uma série de peixes aí que atraem pescadores do mundo inteiro,
24:32então por isso que eles não conseguiram
24:33nem um hotel de luxo para fazer esse encontro
24:37de uma maneira mais tradicional, Natália.
24:43Curioso, e sem contar os jornalistas, né,
24:45que têm que acompanhar um evento como esse,
24:48certamente muitos viajaram para lá, né.
24:51A gente não vê aqui nas imagens porque eles estão por trás das câmeras,
24:55mas essas imagens que você acompanha ao vivo,
24:58transmitidas pela CNBC,
25:00agora mostram, né, de uma forma mais aberta,
25:02e a gente já vê ali uma comitiva esperando, né,
25:06para fazer essa recepção.
25:08Ali atrás, aquela pontinha azul, o nariz que a gente vê, né,
25:11é do Air Force One,
25:13e o tapete vermelho ali.
25:15Exatamente, esse é o Air Force One,
25:17é um Boeing 747,
25:19ainda não é o avião que o Trump ganhou do governo.
25:22Eu ia perguntar isso, ainda não é aquele, não está pronto.
25:24Eu acho que ainda não,
25:25eu acho que isso é uma coisa boa para a gente perguntar para o Renan,
25:27porque é lá da terra dele,
25:29lembra o que ele ganhou do presidente do Qatar,
25:32do príncipe do Qatar,
25:33ele ganhou de presente um avião,
25:35ele ainda teria que passar por várias reformas,
25:38mas a gente,
25:39como é que está essa história, Renan?
25:40A gente faz tempo que não fala dela.
25:42Foi aceito mesmo?
25:44O governo americano aceitou mesmo esse presente?
25:48Felipe, esse avião já está nos Estados Unidos,
25:51a reforma está acontecendo,
25:54o avião ainda é sobre muito secreto, né,
25:57essa reforma, os dados não são divulgados
25:59divulgados pelos Estados Unidos,
26:02então a gente sabe que vai demorar um tempo,
26:05porque tem que ter toda uma revisão de segurança,
26:07do Air Force One,
26:09do novo Air Force One,
26:10mas o avião está nos Estados Unidos, sim,
26:13passando por essa reforma,
26:15mas ainda não tem clareza se o presidente Donald Trump
26:17vai conseguir utilizar o novo Air Force One
26:20até o final deste segundo mandato.
26:23Felipe?
26:23É, exatamente, Renan,
26:25e daí que chega aquela coisa
26:26que a gente sempre questiona aqui, né,
26:29o presidente Donald Trump,
26:30esse avião,
26:31ele quer usar no mandato dele,
26:32será que ele está pensando em ter mais um mandato?
26:35Outra questão é a questão do salão de baile
26:39que ele está construindo ali na Casa Branca,
26:41que seria um salão que,
26:43teoricamente, não ficaria pronto
26:44até o final do seu segundo mandato,
26:46quer dizer,
26:46será que o Donald Trump ia fazer
26:48um salão de baile para o próximo
26:50presidente dos Estados Unidos
26:51e ele não usar?
26:53Essas questões incomodam um pouquinho os americanos,
26:56que tem essa coisa do terceiro mandato
26:58como um tabu muito forte,
27:00é uma regra prevista na Constituição
27:02que não pode,
27:04o presidente só pode ser presidente duas vezes,
27:06enfim.
27:06Então, esse terceiro mandato do Trump
27:08é uma espécie de um fantasma, né, Renan,
27:10que ronda aí a democracia americana
27:12e o presidente Donald Trump
27:13dá essas pistas
27:16de que talvez estaria interessado
27:18no terceiro mandato, né?
27:19O que você acha?
27:20É, recentemente, inclusive,
27:24na entrevista que ele deu
27:25recentemente à CNBC
27:27nos Estados Unidos,
27:29ele descartou, né,
27:30essa possibilidade
27:31de um terceiro mandato.
27:32Mas, obviamente,
27:33vira e mexe,
27:34a imprensa o questiona,
27:35os americanos têm o medo, né,
27:37e ele acaba dando informações
27:39dúbias, né,
27:41sobre esse possível
27:42terceiro mandato,
27:43que, obviamente,
27:44a Constituição dos Estados Unidos
27:45não permite.
27:47Mas o presidente Donald Trump
27:48faz um planejamento
27:49de longo prazo aí
27:51que vai até depois
27:52deste mandato.
27:53Sobre a questão do Alasca,
27:55especificamente,
27:56o que está acontecendo agora,
27:58eu só queria salientar
28:00dois pontos importantes
28:01para a gente poder analisar
28:03nas próximas horas,
28:04não exatamente só aqui
28:05no Money Times,
28:06mas no radar adentro, né,
28:08que vem em seguida de nós,
28:10o que a gente precisa olhar
28:12dessa cúpula.
28:13Primeiro ponto
28:14foi essa mudança
28:16de última hora
28:16da Casa Branca,
28:18a reunião não vai ser
28:19mais one-on-one, né,
28:21um Putin e Trump,
28:23e sim três contra três, né,
28:25mudou o escovo da reunião,
28:26mudou o formato da reunião,
28:28e muito antes
28:30do encontro
28:31entre Putin e Trump.
28:32Então, isso chama atenção,
28:33pode ser positivo,
28:34como o presidente Donald Trump
28:35quer sair daí
28:36com o César Togo,
28:37mas, obviamente,
28:38isso pode incomodar
28:39de alguma maneira
28:40os russos.
28:42Segundo ponto
28:42que a gente precisa pensar
28:44é que o presidente Donald Trump
28:46deu pistas
28:47durante a semana
28:48sobre como vai ser.
28:49Ele disse que se ele sentir
28:51que nos primeiros dois minutos
28:53a reunião com Vladimir Putin
28:54não avançou,
28:55ele vai abandonar a reunião.
28:57E aí,
28:57a coletiva de imprensa,
28:59que até agora
29:00está mantida,
29:01uma coletiva
29:01com Putin e Trump,
29:03pode talvez nem acontecer,
29:05ou pode ser uma coletiva
29:06apenas com o presidente
29:07Donald Trump.
29:07Então,
29:08é importante
29:09a gente prestar atenção
29:10nas próximas horas
29:11nesses sinais,
29:13o que vai sair dali,
29:14porque o sinal
29:15do presidente Donald Trump,
29:17a gente vai entender
29:18um pouco com a leitura
29:19o que ele está levando
29:20desse início de encontro
29:22com Vladimir Putin,
29:23que, inclusive,
29:24acaba de chegar,
29:25como a gente vê
29:25nas imagens exclusivas
29:27ao vivo
29:28da CNBC
29:29dos Estados Unidos.
29:30Exatamente,
29:31movimentação,
29:32então,
29:32do avião presidencial
29:34ali da Rússia.
29:35presenciando,
29:36estamos presenciando
29:38aqui um encontro
29:39diplomático histórico,
29:42a gente tem comentado
29:43sobre isso,
29:43temos tido oportunidade
29:45à nossa geração
29:46de acompanhar
29:47vários fatos,
29:49vários acontecimentos
29:50que,
29:51venha o que vier,
29:52de resultado
29:52desse encontro,
29:54daqui a um tempo
29:55vai constar aí
29:57nos livros de história,
29:59né, Renan?
30:00E quem vem aí
30:01com Putin,
30:02você comentou,
30:03então,
30:04desculpa, Renan,
30:04mas só já emendando
30:05mais uma pergunta
30:06que mudou um pouquinho
30:07essa configuração
30:08do encontro,
30:09que seria a princípio
30:10bilateral,
30:11só os dois presidentes,
30:13mas que vem
30:13outras pessoas juntos
30:15e do lado
30:15de Vladimir Putin,
30:16o que a gente tem
30:17de informação?
30:20Nath,
30:21do lado russo,
30:22a gente não teve
30:22nenhuma alteração,
30:24né,
30:24aparentemente,
30:25a Rússia está sendo
30:26convidada,
30:27então,
30:27está seguindo
30:28as orientações,
30:30os conformes
30:31da Casa Branca,
30:31mas a gente sabe
30:33que esse tipo
30:34de mudança
30:34pode acabar
30:35incomodando
30:37o presidente russo,
30:38Vladimir Putin,
30:38se não é,
30:39se não foi o que
30:40ele planejou
30:40na cabeça,
30:42né,
30:42então tem esse lado
30:42que a gente precisa
30:43levar bastante
30:45em consideração
30:46também,
30:46mas como você falava,
30:48é um dia histórico,
30:49é a primeira vez
30:50que um presidente russo
30:51vai para o território
30:53norte-americano
30:54em quase uma década,
30:55inclusive para discutir
30:57um conflito,
30:58e que como pano
30:59de fundo desse conflito,
31:00a gente tem uma questão
31:01econômica
31:01envolvendo a Rússia,
31:04né,
31:04uma questão econômica
31:04muito grande
31:06e muito delicada,
31:07né,
31:07além da guerra,
31:08obviamente,
31:08em si,
31:09que está ceifando
31:10milhares de vidas
31:11entre ucranianos
31:12e russos,
31:12Nath.
31:15A gente vê,
31:16então,
31:16essa movimentação,
31:17né,
31:17do avião presidencial
31:19russo,
31:20conhecido como
31:21Kremlin voador.
31:24Será que,
31:24será que a gente vai ver
31:25o presidente Putin
31:26descendo do avião
31:27antes do presidente
31:28Trump,
31:28Natália?
31:28Está saindo um pouquinho
31:30ali do combinado,
31:32né,
31:32o presidente Trump
31:33já deveria ter saído
31:34de acordo com a agenda
31:35que foi divulgada,
31:36então,
31:37agora,
31:38podemos ter uma cena
31:39um pouco inusitada,
31:39de repente,
31:40os dois presidentes
31:41saindo ao mesmo tempo,
31:41Natália,
31:42não está esperando o outro,
31:44seria um pouco inusitada
31:45a cena,
31:45mas,
31:46seria interessante,
31:48mas eu acho que
31:48o presidente Putin
31:49vai esperar,
31:50porque,
31:50na verdade,
31:50o presidente Trump
31:51tem que recebê-lo,
31:52é parte da,
31:53enfim,
31:54seria uma parte,
31:56uma questão tradicional
31:58da diplomacia,
31:59que o presidente
31:59anfitrião receba o outro
32:01na saída do avião,
32:03né,
32:03então,
32:03vamos esperar
32:04que é o que deve acontecer.
32:05vai acompanhando,
32:09então,
32:10essas imagens ao vivo,
32:12direto do Alasca,
32:14e de olho,
32:15né,
32:15nos detalhes todos,
32:17ali,
32:17então,
32:18o tapete vermelho
32:19estendido também,
32:20na direção da escada,
32:21que já está posicionada ali,
32:23por onde,
32:23daqui a pouco,
32:24deve descer,
32:24né,
32:25Vladimir Putin
32:26e sua comitiva,
32:29e fui pesquisar
32:31essa inscrição ali,
32:32ó,
32:32não falo russo,
32:33tá,
32:33ainda,
32:34mas,
32:35pesquisei,
32:37busquei aqui,
32:37porque fiquei curiosa,
32:39e,
32:39o que encontrei foi que significa
32:41ponto de comando,
32:41ou centro de comando,
32:43já que essa é uma aeronave
32:44que funciona como uma central móvel,
32:46né,
32:47permite que o presidente
32:48russo controle forças militares,
32:50faça comunicações seguras
32:52dali de dentro,
32:53mesmo durante o voo.
32:53O Renan que está sempre em contato,
32:58está no pool dos jornalistas também,
33:00que cobrem esse tipo de encontro,
33:02tendo qualquer complemento,
33:03Renan,
33:03por favor,
33:04microfones abertos
33:05nesses segundos finais aqui,
33:07de Money Times.
33:07Nath,
33:10eu tenho só um complemento,
33:12que até este momento,
33:14o protocolo está mantido,
33:16o presidente Donald Trump,
33:17muito provavelmente,
33:18vai ser o primeiro a sair do Air Force One,
33:22e ele recebe o presidente russo,
33:24Vladimir Putin,
33:26depois,
33:27muito provavelmente,
33:28um momento ali de foto,
33:29antes de começar a reunião em si.
33:31Então,
33:32só,
33:33seguindo a reunião,
33:35com três pessoas,
33:36né,
33:36de cada lado,
33:37depois,
33:38um almoço,
33:39e depois,
33:40possivelmente,
33:41uma coletiva de imprensa.
33:43E aí,
33:43o presidente Donald Trump,
33:44depois dessa reunião,
33:46vai ligar para os líderes europeus,
33:48e Zelensky também,
33:50e agora,
33:50Trump se prepara para descer,
33:52sair do Air Force One,
33:54para cumprimentar Vladimir Putin.
33:58Obrigada, Renan,
33:59pelas informações.
34:00Seguimos aqui,
34:01então,
34:01olha só que interessante essa imagem,
34:03né,
34:04imagem histórica,
34:05aqui,
34:05ao vivo,
34:06no Money Times,
34:08tela dividida,
34:10da mesma base militar,
34:12então,
34:12posicionados ali,
34:13o avião Air Force One,
34:16onde a qualquer momento,
34:18de onde a qualquer momento desce ali,
34:20sai o presidente dos Estados Unidos,
34:22Donald Trump,
34:23e,
34:25do seu lado direito,
34:26o avião russo,
34:27o presidente se encontrando nesse momento histórico,
34:32com essas imagens ao vivo,
34:35a gente vai chegando ao fim dessa edição do Money Times,
34:38eu quero agradecer a sua audiência,
34:40a sua companhia,
34:41a participação do Felipe Machado,
34:43a colaboração do Renan de Souza também,
34:46sempre fundamentais nas nossas análises,
34:49e você continua acompanhando esse dia histórico,
34:52importante,
34:52cheio de expectativa agora,
34:54com o Fábio Tussi,
34:56que está chegando com o radar.
34:59Boa tarde, Natália,
35:00boa tarde, Felipe,
35:02começando agora o radar,
35:04pegando de vocês aí o bastão,
35:06e seguindo aqui na cobertura,
35:08desse evento tão importante,
35:10para o futuro da humanidade,
35:11para o futuro do planeta,
35:13aguardando,
35:15em Anchorage,
35:16cidade do Alasca,
35:17o desembarque dos presidentes,
35:19dos Estados Unidos,
35:20Donald Trump,
35:21e da Rússia,
35:22Vladimir Putin,
35:23como vocês vinham transmitindo aí,
35:24os dois aviões oficiais,
35:26já na pista do aeroporto,
35:28seguimos aí na expectativa pela chegada deles,
35:32uma boa tarde para você,
35:34Natália,
35:34bom retorno para casa,
35:36bom fim de semana,
35:37e a gente pega aqui então,
35:38na cobertura.
35:40Obrigada,
35:40audiência,
35:41bom trabalho para você e para a sua equipe,
35:43todos.
35:44Obrigado,
35:44Nat,
35:45a gente está aí com a transmissão ao vivo da CNBC,
35:49dos Estados Unidos,
35:50aguardando a saída dos dois presidentes,
35:53os dois estão nos aviões oficiais,
35:55que já chegaram,
35:56é um encontro bastante aguardado,
35:59em que os dois líderes vão tratar da guerra na Ucrânia,
36:02de forma interessante,
36:04sem a presença do outro lado da guerra,
36:06o presidente ucraniano,
36:08Volodymyr Zelensky,
36:09que não foi convidado para esse encontro,
36:11o que levanta muita preocupação do mundo,
36:15mas em especial das autoridades europeias,
36:18que temem aí um acordo que possa ser muito vantajoso para a Rússia,
36:23que reivindica o reconhecimento das quatro províncias,
36:27das quatro regiões da Ucrânia,
36:29que as forças militares russas conseguiram ocupar durante essa guerra,
36:33que já dura três anos e meio,
36:35começou lá em fevereiro de 2022.
36:38Donald Trump tem insistido que a posição dele nessa guerra,
36:42ou nessa conversa de hoje,
36:44nessa reunião de hoje,
36:45é uma posição de ouvir,
36:47tentando tirar aí um pouco de pressão
36:49sobre uma eventual responsabilidade
36:51de já sair desse encontro com uma decisão tomada.
36:55Trump tem dito que vai ouvir.
36:58A gente vem acompanhando nas últimas semanas
37:00uma mudança de postura de Trump
37:02em relação a Vladimir Putin.
37:04Trump vinha com uma postura amigável,
37:07cordial em relação a Putin.
37:10Isso em oposição a uma postura muito dura, hostil,
37:14com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky,
37:17quando ele visitou a Casa Branca.
37:19Mas, nas últimas semanas, Trump mudou um pouco de posição,
37:22vem colocando mais pressão sobre o Kremlin,
37:24dizendo que vai haver consequências muito severas
37:28se Putin não concordar com o cessar-fogo na guerra da Ucrânia.
37:32Mas, o fato é que, nessa conversa de hoje,
37:36estarão apenas Trump e Putin
37:38sem outros lados representados.
37:43Nesse momento,
37:44a porta da aeronave russa está aberta.
37:48Há uma expectativa pela descida do presidente russo,
37:50Vladimir Putin.
37:53Eu estou aqui no estúdio com o nosso analista,
37:55Felipe Machado.
37:55Boa tarde, Felipe. Tudo bem?
37:56Tudo bem, Turc. Boa tarde. Boa tarde a todos.
37:58É, Turc, é uma cena curiosa,
38:02uma cena inusitada.
38:03Os dois presidentes podem sair dos aviões
38:06ao mesmo momento.
38:07Então, é uma cena que, de acordo com o protocolo,
38:09o presidente Trump sairia
38:10até com 40 minutos, 45 minutos
38:13de antecedência em relação ao presidente russo.
38:16O que aconteceu foi que os dois aviões
38:17chegaram um pouco ali na mesma hora.
38:20A distância de Anchorage, de Washington,
38:23é mais ou menos a mesma distância de Moscou,
38:25quer dizer, 7, 8 horas de voo.
38:26Então, acabaram se encontrando ali
38:29na pista de pouso dessa base aérea americana
38:32onde vai ocorrer esse encontro histórico.
38:35Então, uma cena curiosa, né?
38:37As duas portas abertas.
38:39Vamos ver quem vai sair antes, Turc.
38:40A gente segue aguardando aí a saída.
38:42É um encontro que o Kremlin anunciou
38:44que poderia durar várias horas.
38:46Há uma expectativa aí de que
38:48não haja uma definição nesse encontro hoje,
38:51pelo menos é o que se espera,
38:53já que apenas esses dois lados estão representados,
38:56apenas Estados Unidos e Rússia,
38:58o que significa que o outro lado da guerra
39:00não está presente,
39:00os europeus não estão presentes.
39:02Aos europeus, essas conversas interessam muito
39:05porque isso pode...
39:07O resultado dessa negociação
39:09pode redefinir toda a geopolítica mundial,
39:12mas em especial no continente europeu.
39:14Putin vem dando sinais de que
39:17tem interesse em seguir avançando militarmente
39:21nos países vizinhos,
39:22estender os seus domínios,
39:24caminhar em direção a algo
39:26parecido com o que um dia foi a União Soviética.
39:30E, portanto, os europeus temem muito
39:34um acordo que possa legitimar as conquistas russas
39:37no território ucraniano,
39:39validar a invasão de um país soberano
39:42e, portanto, abrir espaço
39:44para que Putin dê novos passos
39:47como esse que deu na Ucrânia
39:49daqui para frente.
39:51Os europeus têm muito em jogo
39:53nessas conversas,
39:55nessas negociações
39:55que buscam a paz na Ucrânia, né, Felipe?
39:59Exatamente, Turcio.
39:59Agora, uma coisa que eu acho que é crucial
40:01nessa discussão toda
40:02é a questão do território,
40:04porque a questão...
40:05Vamos imaginar o que pode ser...
40:07O que pode sair de uma negociação
40:08entre o presidente Trump e o presidente Putin, né?
40:10A Rússia sairia,
40:12a Rússia voltaria
40:13às suas fronteiras anteriores?
40:15Quer dizer, o que ela conquistou ali
40:16na região do Dombás,
40:18principalmente Donetsk e Lugansk,
40:20ela voltaria atrás?
40:22Eu acho muito difícil isso, né?
40:23Talvez a região da Crimeia
40:25pode ser uma região
40:26que pode ser negociada.
40:27Será que o presidente Zelensky
40:29e a própria Ucrânia
40:31aceitariam ceder à região da Crimeia,
40:34que foi uma região que já foi...
40:36que tem mais influência russa
40:38do que o leste da Ucrânia?
40:40E aí é uma região que foi invadida
40:42muito antes
40:42e sem muita polêmica,
40:44sem muito alarde
40:45pela comunidade internacional.
40:46Em 2014, a Crimeia foi invadida.
40:49É uma região que tem
40:50uma ascendência de russos, né?
40:53Uma ascendência russa
40:54mais forte do que a região do Dombás.
40:58Então, a região da Crimeia,
40:59eu acho que é estratégica
41:00e eu acho que é muito importante
41:01nessa questão da negociação.
41:03Pode ser que o presidente Donald Trump
41:04ofereça, vamos dizer assim,
41:06não é a palavra correta,
41:07mas ofereça a Crimeia
41:09como uma espécie de prêmio
41:11para o presidente Putin
41:12e o presidente Putin
41:13talvez sairia do resto
41:15das suas conquistas territoriais.
41:17De qualquer maneira,
41:18acho muito difícil, né, Turci?
41:19Que um país que perdeu muitas vidas,
41:22o presidente russo perdeu muitas vidas,
41:24algumas estimativas chegam
41:25a um milhão de pessoas,
41:26de russos que morreram nesse confronto.
41:29Então, entre mortos e feridos,
41:31na verdade,
41:31um milhão de vítimas da guerra.
41:34Agora vemos a imagem
41:35do presidente Donald Trump, Turci.
41:36O presidente Trump saindo agora,
41:38é o primeiro a aparecer,
41:41faz ali um sinal de força,
41:44vai sozinho descendo
41:45a escada do Air Force One,
41:47o avião oficial da presidência americana.
41:50A gente estava acompanhando
41:51há pouco aí na transmissão da CNBC
41:53um post de Volodymyr Zelensky,
41:57o presidente ucraniano,
41:57na rede social X,
41:59dizendo que conta com a força
42:01dos Estados Unidos nessa conversa.
42:05Uma referência óbvia e direta aí
42:07à defesa de uma postura de Trump
42:10firme em relação à Rússia,
42:11no exato momento em que Vladimir Putin
42:13também vai saindo.
42:14Os dois, portanto,
42:15praticamente ao mesmo tempo,
42:16deixando os aviões oficiais
42:18dos seus países,
42:19Putin também sozinho descendo a escada.
42:23Trump vai seguindo ali
42:24em direção ao centro da pista.
42:26Vladimir Putin também
42:29segue ali passando pelo tapete vermelho.
42:34Pelo ângulo aí das câmeras,
42:37a gente não consegue saber exatamente
42:39se eles estão indo um em direção ao outro
42:41ou se estão se dirigindo
42:42a algum ponto em comum no aeroporto.
42:45Agora Trump também chega ali
42:46a uma extremidade do tapete vermelho
42:48estendido para ele.
42:50Uma formalidade aí dentro do cerimonial
42:53para a recepção de dois chefes de Estado.
43:07A gente vai acompanhando a transmissão
43:09ao vivo da CNBC americana
43:11diretamente da cidade de Anchorage,
43:14o Alasca.
43:15Alasca que um dia já foi
43:17posse da Rússia.
43:23Trump para ali,
43:26parece que faz uma saudação,
43:29uma pose para fotos.
43:37Trump disse inúmeras vezes,
43:39inclusive disse durante a campanha eleitoral
43:40do ano passado,
43:41que acabaria com a guerra na Ucrânia
43:43em um dia,
43:44o que evidentemente não aconteceu.
43:46A gente nota que
43:47Trump vem buscando ter essa marca
43:50no governo dele,
43:51de um pacificador,
43:53o mais contraditório
43:55que isso possa ser
43:56até com algumas
43:57ou muitas políticas internas.
43:59Agora é o momento
44:00que os dois presidentes
44:01se encontram,
44:02se cumprimentam,
44:04sorriem,
44:05apertam as mãos.
44:11Expressões muito amistosas
44:12dos dois presidentes aí,
44:13muito cordiais.
44:16Os dois sorrindo.
44:17se encontraram ali,
44:20portanto,
44:20na pista do aeroporto,
44:21da base aérea.
44:23Trump agora faz
44:24a continência
44:25aos militares americanos
44:27que estão ali perfilados.
44:31Lembrando, né,
44:31Tur,
44:31esqueceu o primeiro encontro
44:32dos dois
44:33depois da guerra,
44:34que a guerra da Ucrânia começou.
44:36Ele já viu
44:36se encontrado lá
44:37para o 2018
44:38na Finlândia,
44:39numa cúpula também bilateral.
44:41Mas depois que a guerra
44:41começou em 2022,
44:43que a gente não conta
44:44aquela invasão da Crimea
44:44em 2014,
44:45a partir de 2022,
44:47primeiro encontro
44:47do presidente Donald Trump
44:49e do presidente Vladimir Putin.
44:53Parece um encontro
44:54de velhos amigos,
44:55né, Tur,
44:55uma cordialidade
44:57um pouco até
44:57fora dos padrões ali,
45:00sorrindo.
45:01E agora vou posar
45:01para a foto.
45:02É isso.
45:02Aperto as mãos
45:15mais uma vez
45:16ali agora
45:16para fotos.
45:17os colegas
45:33da CNBC
45:34vão observando
45:35também que há
45:35cumprimentos
45:37bastante cordiais
45:38aí dos dois lados.
45:41Eles agora vão entrar
45:42nos carros oficiais.
45:44conseguindo o mesmo carro,
45:50pelo visto.
46:03Imagine um esquema
46:03de segurança
46:04para cortejar
46:06um carro
46:06que tem
46:07o presidente
46:08dos Estados Unidos
46:09e o presidente
46:09da Rússia
46:10como passageiros,
46:11Felipe Machado.
46:11Exatamente.
46:12Estava pensando
46:13nisso agora também.
46:15Imagina a responsabilidade
46:16desse motorista, Tur.
46:17Você sabe que
46:18o carro oficial
46:19da presidência
46:20dos Estados Unidos,
46:22e eu não sei
46:22se é exatamente
46:23esse automóvel aí,
46:24mas ele é conhecido
46:25como The Beast,
46:26a besta, né,
46:28dado todo o esquema
46:30de segurança
46:30que ele tem
46:30com blindagem,
46:31inclusive no assoalho
46:32do veículo
46:34para proteger
46:34a autoridade máxima
46:36do país,
46:37inclusive de explosões
46:37que possam vir do chão.
46:39Não deve ser nada
46:40muito diferente
46:41o esquema de segurança
46:42envolvendo esse veículo
46:44e a preparação
46:44desse veículo.
46:52Eu acho, Tur,
46:55que essa foto
46:57que a gente viu agora,
46:58os dois de mão dada,
46:59já é uma vitória
46:59para o presidente Putin,
47:01porque até pouco tempo atrás
47:02ele não podia nem viajar
47:03para alguns países
47:04e sob o risco
47:05de ser preso.
47:06O Tribunal de A
47:07emitindo ali
47:08uma ordem de prisão
47:09contra ele,
47:09então, ser recebido
47:11nos Estados Unidos
47:12e pelo presidente Trump
47:13de mãos dadas,
47:15ali sorrindo e tal,
47:16é uma situação
47:17que legitima
47:19um pouquinho
47:20o presidente Putin
47:21diante da comunidade
47:22internacional.
47:23Então, só essa aparição,
47:24só esse encontro,
47:25ele ter sido recebido,
47:26ele ser recebido
47:27pelo presidente americano,
47:28eu acho que já é uma vitória
47:29política do presidente Putin.
47:30Exatamente.
47:31Ele não tem saído
47:32da Rússia, né,
47:33por ter uma condenação
47:34penal internacional,
47:36em tese poderia ser preso
47:37se saísse da Rússia.
47:40Evidentemente,
47:41não vai acontecer aí.
47:42Olha aí,
47:42agora uma imagem
47:43lateral do carro,
47:44o clima ainda cordial
47:46entre os dois ali
47:46dentro do veículo,
47:47os dois sorrindo,
47:48acenando.
47:49os colegas da CNBC
47:56vão observando aí
47:57que bombardeiros
47:58B2 americanos
47:59estão sobrevoando
48:00essa base aérea
48:02nesse momento,
48:06o que aí
48:06certamente cumpre
48:07dois objetivos,
48:08né, Felipe?
48:10Um,
48:10o próprio esquema
48:11de segurança,
48:11mas o outro também
48:12uma demonstração
48:13de força militar americana.
48:16Com certeza,
48:16com certeza.
48:17A gente vê
48:18é uma base aérea,
48:19é uma base aérea americana.
48:22A gente estava comentando
48:23aqui antes,
48:23o Alasca,
48:24nessa época do ano,
48:25é um estado
48:26que está muito cheio
48:27de turistas
48:28por causa da época
48:29das pescas,
48:30é um estado
48:31onde existe muito
48:32esse turismo da pesca.
48:33Então,
48:33esse encontro
48:34tem sido feito
48:35um pouco de última hora,
48:37foi um encontro
48:37que foi arranjado
48:38com uma velocidade
48:39até impressionante
48:40por uma questão
48:41tão importante quanto essa.
48:43Então,
48:43na base aérea,
48:44que era justamente
48:44uma base aérea
48:45que era usada
48:45pelos Estados Unidos
48:46para espionar a Rússia
48:47na época da Guerra Fria.
48:48Então,
48:49tem esse componente a mais
48:50que não deixa de ser
48:51uma certa curiosidade.
48:52Num estado
48:53que você lembrou bem,
48:54foi comprado
48:54pelos Estados Unidos
48:55da Rússia
48:55em 1857,
48:581867,
48:59terminou o processo
49:00de compra
49:00do Alasca
49:01pela Rússia.
49:02E foi um processo,
49:03foi até uma certa
49:04mixaria,
49:04na época,
49:06pelos dados atualizados,
49:08não chegaria
49:08a um bilhão de dólares
49:09um estado que a gente sabe
49:10que hoje tem muitas riquezas
49:11naturais que na época
49:13justamente ninguém sabia.
Recomendado
0:26
Seja a primeira pessoa a comentar