Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 5 meses
ASSINE O ANTAGONISTA+ COM DESCONTO: https://urless.in/6M3jH
--
No Papo Antagonista, Claudio Dantas fez uma análise sobre a decisão da Segunda Turma do STF sobre a suspeição de Moro, que, na prática, garante Lula como candidato nas eleições de 2022.
--
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
https://bit.ly/2Gl9AdL

Confira mais notícias em nosso site:
https://www.oantagonista.com

Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista
https://www.twitter.com/o_antagonista
https://www.instagram.com/o_antagonista

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Essa decisão, gente, ela terá impacto, obviamente, no julgamento também do recurso, é bom que se lembre, né, o Cássio devolveu hoje, rapidamente, esse voto, né, de uma semana depois, devolveu, já devolveu o voto, voto vista, normalmente, se você, para conhecer um caso, ele deve ter estudado aí com afinco, 24 horas, esse caso tão rumoroso, né, o caso do Triplex, para poder, uma semana depois, já devolver o voto.
00:30Eu senti que uma pressa ali, por quê? Porque o Fachin estava cobrando do Fux, cobrou ontem pela segunda vez, e o Fux não pautou a questão das condenações, da decisão dele de anular todas as condenações do Lula. Por quê? Porque aí você vai ter a seguinte situação, se você tivesse um julgamento inconcluso da suspeição, você poderia usar o plenário, né, para anular esse julgamento, pelo simples argumento de que você não pode ter,
00:59uma decretação de incompetência de um juiz, e de suspensão desse juiz sobre o mesmo caso. Se o Sérgio Moro é suspeito, no caso do julgamento do Triplex, ele não pode ser incompetente para julgar o caso, concorda?
01:16Mas é, essa é uma novidade maravilhosa do nosso Judiciário, do nosso Supremo, a gente tem duas decisões hoje, né, uma monocrática do Fachin, que agora, não sei se vai perder o objeto, ou se eles vão reconfirmar isso também, agora, você tem duas decisões, uma do Fachin e a outra da segunda turma, dizendo o seguinte, olha, o sujeito, ele é suspeito e incompetente para julgar.
01:39Quer dizer, ele é suspeito por ter julgado, mas ele não tinha competência para julgar. É uma, é realmente um negócio fantástico, né, e isso, claro, vai ter um impacto enorme,
01:50e coloca aí, mata as chances, inclusive, que a esperança que o Bolsonaro tinha de tentar invalidar, assim, de tentar invalidar a candidatura do Lula. Por quê? Eu explico para vocês.
02:05O Lula, com a decisão de suspeição, a suspeição, ela tem um alcance maior, ela anula tudo, ela anula todas as decisões, os atos instrutórios, depoimentos, anula tudo.
02:19Se fosse só uma questão de competência, ficasse só restrita a decisão do Fachin, você poderia ter o aproveitamento dessas provas, dos depoimentos, de tudo que foi colhido,
02:28de toda essa parte de instrução do processo, poderia ter o aproveitamento disso aqui na Justiça Federal em Brasília.
02:35E se, de repente, o juiz aqui fosse célebre, você podia ter novamente a confirmação da condenação do Lula, e até uma condenação em segundo grau,
02:43antes das eleições de 2022, portanto, o Lula poderia ser novamente declarado ficha suja e ficar de fora dessa disputa.
02:51Neste caso, agora, a partir de agora, está anulado, está cancelado tudo.
02:57Então, você ainda tem uma outra condenação do sítio, mas a condenação do triplex, a principal, acabou, está anulada.
03:05Anulada definitivamente, anulada tudo, não só a condenação, mas anulado todo o processo.
03:10Então, virou fumaça a chance do Bolsonaro ver o Lula candidato, ver o Lula fora da eleição de 2022,
03:22e dois, como ele chegou a mencionar, não, não vai ser e tal, a gente comentou aqui no programa.
03:26Então, agora, você confirma, o Lula vai vir sim candidato, e nós já sabemos como é que vai ser essa eleição do ano que vem.
03:34De fato, o brasileiro é amaldiçoado.
03:40De fato, o brasileiro é amaldiçoado.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado