ASSINE O ANTAGONISTA+ COM DESCONTO: https://urless.in/6M3jH -- Felipe Moura Brasil comenta recuo do ministro da Economia Paulo Guedes sobre proposta de financiamento do Renda Cidadã. -- Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://www.oantagonista.com
00:00Muito bem, depois da repercussão negativa, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou atrás e afirmou hoje que o governo não vai usar a parte do orçamento destinado ao pagamento de precatórios para financiar o Renda Cidadã.
00:14Esse Renda Cidadã, que é aquele Bolsa Família turbinado com o pessoal que estava recebendo o auxílio emergencial.
00:20Na segunda-feira, o governo anunciou que o novo programa social seria financiado com a sobra de recursos que viria dessa limitação no pagamento de precatórios, que são dívidas do governo reconhecidas pela justiça.
00:34Esse é um suposto recuo parcial, porque ainda a gente não tem a decisão consolidada, mas a gente sabe que a outra parcela seria desviada do Fundeb, o que é considerado por muita gente como uma tentativa de drible no teto dos gastos.
00:49Durante uma entrevista coletiva para detalhar os números do emprego, o Paulo Guedes reforçou que o governo vai respeitar o teto de gastos.
00:56Solta a sonora do Paulo Guedes aí, produção.
00:59Então não se trata de buscar recurso para financiar isso, e muito menos o recurso de uma dívida que já transitou de julgado e que é líquida e certa.
01:09Nós não faremos isso.
01:11Nós estamos aqui para honrar compromisso, compromisso fiscal, compromisso de dívida, tudo isso será honrado.
01:15Agora, nós temos o direito de examinar uma dívida que cresce 20, 30, 40 bilhões em dois ou três anos, como se não houvesse amanhã.
01:26Muito bem, o ministro reconheceu que a fonte de recursos dos precatórios não é saudável, limpa, permanente ou previsível.
01:33Paulo Guedes disse, aspas, como é uma despesa permanente, tem de ser financiada por uma renda permanente.
01:39Não pode ser financiado por um puxadinho, por um ajuste.
01:42Feche o aspas.
01:43Aliás, eu não pude deixar de pensar que vê o ministro da Economia falando assim, nós estamos aqui para honrar os compromissos,
01:49enquanto o presidente da República não está honrando o compromisso com a palavra.
01:53A gente está mostrando aqui muitas diferenças do que ele dizia na corrida eleitoral e do que ele está fazendo hoje.
01:59Segundo o ministro da Economia, o senador Márcio Bittar está fazendo os próprios estudos,
02:04enquanto a equipe econômica também faz avaliações sobre o programa.
02:08Bittar é o relator daquela PEC emergencial na qual seria inserido o texto do Renda Cidadã.
02:15Foi ele quem detalhou como iria funcionar o mecanismo de custeio do programa.
02:18E além dos recursos destinados ao pagamento de precatórios, o governo havia anunciado justamente que pretendia usar parte dos recursos destinados ao Fundeb para financiar o Renda Cidadã.
02:29Eu já estava antecipando isso.
02:30A perda do prestígio do Paulo Guedes foi tão grande, de acordo com muita gente falando na imprensa, com esse anúncio de segunda-feira,
02:39que foi o Ricardo Barros, como a gente apontou aqui, o Diogo Mainardi na conversa comigo citou, a gente comentou,
02:46que foi o Ricardo Barros quem conversou com o representante do mercado financeiro para tentar acalmá-los.
02:51Então, a gente está vendo aí que isso que muita gente esperava que fosse um balão de ensaio já está gerando uma certa mudança de perspectiva por membros do governo
03:04para ver como tentar ajustar, como tentar fazer com que a coisa não soe tão ruim, tão perigosa como soou para muitos economistas naquele dia do anúncio.
Seja a primeira pessoa a comentar