Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Cade recomendou uma análise mais criteriosa da fusão entre Petz e Cobasi. A repórter Bessie Cavalcanti explicou os riscos apontados pelo órgão e as preocupações do mercado e do Congresso. A fusão criaria uma gigante com 28% do setor. 

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasil

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O CAD, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, recomendou uma análise mais criteriosa antes da aprovação final da fusão entre as redes de Pet Shop, Pets e Cobase.
00:12E quem está de volta aqui ao Agora com todos os detalhes é a repórter Bess Cavalcante.
00:18Oi Bess, se fosse concretizado ou aprovada essa fusão, as duas juntas poderiam englobar mais da metade desse mercado pet, né Bess?
00:30Isso, Klein, são consideradas as maiores dos setores, inclusive por terceiros interessados aí nessa possível fusão.
00:40A Pet Love, por exemplo, alega exatamente isso, essa dificuldade em relação à concorrência por serem as maiores empresas desse setor que comercializa produtos para animais de estimação.
00:51Dentro dessa avaliação que foi feita pelo CAD, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica aponta exatamente possíveis riscos à concorrência e sugere uma melhor análise para que veja-se a viabilidade dessa fusão.
01:05O órgão analisa, aprova ou suspende fusões para evitar prejuízos à competição.
01:11O estudo sobre pets cobase indicou que a fusão pode resultar em alta concentração no mercado varejista de produtos de animais, sobretudo em lojas físicas.
01:21E aí, como eu falei, terceiros interessados têm essa preocupação, né, que seja enfraquecida exatamente a concorrência não só entre os pet shops, mas também os marketplaces como Amazon e Mercado Livre.
01:34A nota técnica examinou 491 mercados locais definidos a partir de lojas das empresas e do tempo de deslocamento dos consumidores de 10 a 15 minutos.
01:46A fusão vai ser debatida também, inclusive, Klein, no Congresso Nacional.
01:50A Comissão de Participação Legislativa da Câmara dos Deputados aprovou uma audiência pública para que seja discutida essa fusão entre pets e cobase.
01:59O requerimento foi proposto pelo deputado federal Fred Costa, do PRD de Minas Gerais, e ele expressa a preocupação exatamente em relação aos impactos dessa operação sobre a concorrência e também sobre os consumidores.
02:13A gente vai seguir de olho nessa possível fusão e traz mais detalhes aqui ao longo da nossa programação. Volto com você.
02:19Combinado, então, Bess Cavalcante. Qualquer novidade, você nos chama aqui. Bom trabalho para você.
02:24Mariana Almeida, falávamos ontem que essa fusão poderia acontecer sem regras ali, numa avaliação mais superficial.
02:35Parece que o Cade nos ouviu, né? Agora pediu aí uma análise um pouquinho mais detalhada dessa fusão, porque realmente haveria quase um monopólio, né?
02:45Porque mais de 50% do mercado ficariam na mão de pets e também de cobase.
02:52E aí os concorrentes vão reclamar, né?
02:55Pois é, a gente comentava ontem que o processo estava se encaminhando para uma eventual consolidação e aprovação da fusão e que o argumento que vinha sendo usado até então era de que é um mercado que ainda é muito pulverizado, na verdade.
03:09Que existe um perfil de consumo nesse setor que é dos pequenos pets de bairro e que isso seguraria de alguma maneira o efeito dessa fusão para gerar o que você estava comentando, por exemplo, que é a possibilidade de monopólio, né?
03:23A quem não é um pequeno mercado de bairro e que é uma terceira parte, digamos assim, o terceiro maior, que é a Pet Love, cumpriu um papel importante nesse movimento de pressionar por um olhar um pouco mais detalhado, por uma lupa mesmo,
03:36para entender porque realmente tem, apesar de ser concreta essa ideia dessa relação mesmo de consumidor com o seu pet shop de bairro, uma entrada tão pesada, né?
03:46Uma fusão que vai permitir um movimento de ganho mesmo do ponto de vista de logística e de ação de preço muito forte por essas duas grandes que vão oferecer no primeiro momento
03:56para os consumidores alternativas possivelmente de valor mais acessível e com uma integração de serviços muito grande.
04:04Isso pode provocar uma mudança, inclusive, para quebrar esses que hoje seriam a sustentação da concorrência, que são os pet shops de bairro.
04:11Então, é uma mini prática aí possível, né? Não estamos dizendo que ele faria, mas uma mini prática de um dumpingzinho ali dos pet shops de bairro e aí pensar no médio prazo depois como ficaria seria mais complicado.
04:22Vamos ver? O debate é importante, então vai para a Câmara, parece que vai ampliar aí a ação pública sobre isso e não é simplesmente chegar numa resposta
04:31e, como eu disse, pode ter um ganho para o consumidor em termos de oferta de serviços num momento imediato.
04:37O problema também é o médio prazo, o que isso vai acontecer e essa alta concentração, vamos ver o que o Cade e os debates conseguem construir em termos de alternativa
04:45para que seja possível que o setor como um todo ganhe eficiência sem perder depois em função de um excesso de concentração
04:53e a perda também daquela relação possível aí não ficar muito difícil para a sustentação desses pequenos negócios que são muito importantes para as economias locais.
05:00A alternativa de contato, de presença física dos pequenos negócios que também são importantes como o movimento da nossa economia.
05:08Eu acho que agora vai demorar um pouquinho mais para a gente saber o resultado aí dessa análise, dessa fusão PET-Cicobase,
05:16porque, como você disse, aí vai para a Câmara, aí você tem aí todo um trâmite, uma tramitação aí nas comissões,
05:23então acho que vai demorar um pouquinho para a gente ver o que vai acontecer.
05:26Obrigado.
05:27Obrigado.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado