00:00Alguns consumidores têm reclamado na rede social que postos de combustível aqui no Brasil,
00:05inclusive já subiram o preço, alegando que era por causa dessa guerra, desse conflito.
00:12O Brasil hoje está em uma posição muito confortável.
00:16O Brasil hoje é exportador de petróleo.
00:18Então o petróleo hoje é o principal item da balança comercial brasileira.
00:23Então o petróleo mais caro, a nível de balança comercial,
00:26é até bom que no Brasil você vai gerar mais receita na balança.
00:30Por outro lado, também tem outro aspecto positivo, que você aumenta a arrecadação de royalties.
00:36Então tanto a União quanto os Estados, os municípios produtores de petróleo,
00:40quer dizer, também se beneficiam de um petróleo alto.
00:43A própria Petrobras, como já foi dito aqui pelo meu colega,
00:46também se beneficia porque toda petroleira, quando tem petróleo alto, as nações da empresa crescem.
00:52Agora, o que é ruim para o Brasil?
00:54Muito para o Brasil, como para todo mundo.
00:56É que se a Petrobras repassar esse aumento do preço do barril do mercado nacional
01:02para a gasolina e para o diesel, você gera inflação, está certo?
01:06E além de gerar inflação, você também acaba, num ano de eleição,
01:10tirando popularidade do governo, o que é ruim para o presidente Lula.
01:15Agora, os postos de gasolina hoje não podem ainda aumentar a gasolina e diesel,
01:19porque a Petrobras não mexeu no preço.
01:21Quer dizer, lá fora, se for dos Estados Unidos e na Europa, é diferente.
01:26Lá nos Estados Unidos e na Europa, o preço na bomba de gasolina e de diesel já aumentou essa semana,
01:33porque lá a transferência é imediata, tanto quando sobe e quando desce.
01:37No Brasil, não.
01:39No Brasil, a Petrobras demora tanto a subir o preço quanto a abaixar o preço.
01:43principalmente nos governos do PT, onde há sempre uma interferência maior no preço da Petrobras,
01:49na política de preço da Petrobras.
Comentários