Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A Azul anunciou na última sexta-feira (06) a conclusão de uma oferta privada no exterior que levantou US$ 1,375 bilhão em títulos de dívida sênior com garantia prioritária e vencimento em 2031. A operação foi realizada por sua subsidiária Azul Secured Finance LLP e prevê remuneração de 9,875% ao ano.

Os recursos fazem parte do chamado exit financing, mecanismo usado para financiar a saída do processo de reestruturação da companhia nos Estados Unidos, conduzido sob o Chapter 11 do Código de Falências americano. Acompanhe a análise de Rodrigo Loureiro.

🚨Inscreva-se no canal e ative o sininho para receber todo o nosso conteúdo!

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nas redes sociais: @otimesbrasil

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: https://timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

#CNBCNoBrasil
#JornalismoDeNegócios
#TimesBrasilCNBC

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Vamos agora ver um destaque do nosso site. É sobre a Azul, que concluiu captação de 1 bilhão 375 milhões de dólares para financiar a saída do Chapter 11.
00:13Esse valor contempla títulos de dívida sênior com garantia prioritária e vencimento em 2031.
00:20A operação foi realizada por uma subsidiária da companhia. Os recursos fazem parte do mecanismo usado para financiar a saída do processo de reestruturação da companhia nos Estados Unidos,
00:32conduzido sob o Chapter 11 do Código de Falências americano. O plano de reestruturação foi aprovado recentemente e já tinha sido comunicado ao mercado em fatos relevantes divulgados no fim de janeiro.
00:46E o Rodrigo Loreiro está aqui comigo para ajudar a gente a entender a importância de mais esse passo, então, rumo à saída do Chapter 11.
00:55Exato, rumo à saída do Chapter 11 e ao equilíbrio das contas da Azul. A Azul precisa deixar suas contas equilibradas e está no Chapter 11 exatamente para isso.
01:06O Chapter 11 é o equivalente à nossa recuperação judicial, digamos assim.
01:11Claro que é um mecanismo diferente, é um mecanismo que acontece nos Estados Unidos, tem algumas regras diferentes, mas quando a gente traz para uma comparação um pouco mais simplista,
01:20é como se fosse o nosso mecanismo de recuperação judicial.
01:23Para que o Chapter 11 serve? Serve para que a companhia tenha um prazo para que ela formule um plano para que ela pague seus credores,
01:31seja com desconto, seja com prazo um pouco mais alongado.
01:35O que a Azul fez agora com essa nova emissão de dívida é o seguinte, olha, eu vou trazer mais 1 bilhão 375 milhões de dólares para o meu caixa,
01:46eu vou pagar esse dinheiro, esse dinheiro ele vai ser pago, para quem me emprestou esse dinheiro, esse dinheiro vai ser pago,
01:52num prazo determinado com um juros determinado.
01:55Esse juros é de pouco mais de 9% ao ano, um juros alto, se a gente considerar que o Tesouro Americano paga 3% a 5% ao ano, 9% é um pagamento ali bem robusto
02:08para esses investidores que aplicam no Tesouro Americano e agora vão aplicar nos títulos da Azul.
02:15Mas tem um risco, o risco da Azul realmente não pagar os credores de faltar dinheiro, então é aquela operação, será que vale o risco, será que não vale?
02:22Para os investidores, aparentemente esse risco está valendo, porque a oferta teve uma subscrição muito alta, sete vezes maior do que a Azul estava esperando.
02:32Então, o investidor está acreditando que a Azul vai pagar e está confiando que esses juros são juros ali bem robustos, que vale a pena fazer esse risco.
02:41Que vale o risco.
02:42Exatamente. Então, para a Azul é o seguinte, olha, eu vou alongar a minha dívida, eu trago esse quase 1 bilhão e 400 milhões para sanar meus problemas de agora,
02:50reduzo a minha dívida, saio do Chapter 11 eventualmente, é um primeiro passo para isso, e aí depois eu começo a equilibrar cada vez mais a minha dívida.
03:00A dívida da Azul, negociada no Chapter 11, fica em torno ali de 3 bilhões e 700 milhões de dólares.
03:08Se já traz 1 bilhão e 400, quase, já reduz bastante, e aí tem o resto para resolver, mas aí o resto muito provavelmente é dívida de longo prazo, você tem um período um pouco maior.
03:18Então, é um primeiro passo bem interessante da Azul e que o mercado aprovou, porque a oferta teve uma subscrição muito alta.
03:26Legal. Obrigada, viu, pela atualização.
Comentários

Recomendado