Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A proposta de criação de um código de conduta para ministros dos tribunais superiores, idealizada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, recebeu o apoio dos presidentes do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho.
Reportagem: André Anelli

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/kSbn1xFO5r0

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O Código de Conduta, idealizado pelo presidente do STF, Edson Fachin, ganha apoio de presidentes de tribunais superiores.
00:08A reportagem é de André Anelli.
00:11O apoio mais recente ao Código de Conduta proposto pelo ministro Edson Fachin foi do presidente do TST, o Tribunal Superior do Trabalho, Luiz Felipe Vieira de Melo Filho.
00:21Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do TST disse ser absolutamente contra palestras pagas por empresas ou entidades que podem ser parte em processos porque, segundo ele, o conflito é evidente.
00:37O ministro se referiu a eventos que já tiveram integrantes da Suprema Corte como principais mentores.
00:43Ainda de acordo com a publicação, o presidente do STJ do Superior Tribunal de Justiça, Hernan Benjamin, e a presidente do Superior Tribunal Militar, STM, Maria Elizabeth Rocha, também já afirmaram apoio ao Código de Conduta.
01:00Toda essa discussão tem chamado atenção em um momento em que diversos ministros têm sido alvos de questionamentos por supostas relações com empresas ou pessoas que possuem processos em tramitação.
01:15O ministro Dias Toffoli, por exemplo, viajou de jatinho para um jogo de futebol acompanhado do advogado de um dos executivos do Banco Master e, horas depois, assumiu a relatoria do caso, que envolve a instituição financeira.
01:29Já o ministro Alexandre de Moraes também teve o nome ligado ao Banco Master devido a um contrato de R$ 129 milhões, contrato esse que a instituição financeira firmou com o escritório de advocacia da esposa do ministro, Viviane Barsi de Moraes.
01:48O ministro Edson Fachin, principal defensor do Código de Conduta, apenas complementa a renda do STF com aulas em uma universidade particular aqui de Brasília, algo que é permitido pela lei orgânica da magistratura.
02:03De Brasília, André Anelli.
02:06De Brasília, André Anelli.
02:06Obrigado.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado