Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O presidente Lula (PT) afirmou que vetará o PL da dosimetria assim que o texto chegar à sua mesa e minimizou a possibilidade de o Congresso derrubar a decisão. Em declaração pública, o chefe do Executivo adotou tom de confronto ao dizer que, se os parlamentares quiserem, poderão derrubar o veto. O projeto trata da redução de penas ligadas aos atos de 8 de Janeiro.

Assista na íntegra:
https://www.youtube.com/live/LfYwdidhQVA

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no X:
https://x.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#OsPingosnosIs

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Você que nos acompanha pela rede, nós faremos uma rápida parada, mas voltamos já já.
00:06Nós seguimos aqui pelas outras plataformas, inclusive tem uma informação, uma notícia que está conectada a essa que nós trouxemos no início do programa.
00:16O presidente Lula adiantou a sua decisão sobre a dosimetria e minimizou o fato do Congresso poder reverter o seu veto.
00:23Vamos acionar nossa reportagem, o Matheus Dias está acompanhando essas movimentações e vai trazer detalhes da manifestação do chefe do Executivo.
00:32Matheus, seja bem-vindo, ótima noite a você, seus destaques, por favor.
00:39Caniato, boa noite pra você, boa noite a quem nos acompanha, uma ótima sexta-feira.
00:42O presidente Lula, então, ele discursou hoje um evento em São Paulo e já adiantou, como você bem disse, que vai vetar o PL da dosimetria.
00:51Lula comentou que viu com certa preocupação esse PL, esse projeto que visa a redução de penas dos réus do 8 de janeiro de 2023.
01:00Ele viu com preocupação isso ter passado no Congresso, mas já afirmou que quando esse projeto chegar na mesa dele, ele vai vetar que essa opinião dele já era esperada,
01:10todo mundo já sabia e não esperem que aconteça o diferente, segundo Lula.
01:14Nas palavras dele, ele disse o seguinte, que pela primeira vez na história desse país, um presidente e quatro generais, quatro estrelas, foram presos por uma tentativa de golpe
01:24e por tentar marcar um plano pra matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes.
01:30E agora eles querem uma anistia.
01:32Com todo respeito aos deputados e senadores que votaram pela redução da pena,
01:37eu quero dizer pra vocês, eu vou vetar essa lei e se eles quiserem, me derrubem.
01:42Essa foi a fala de Lula nesse evento hoje, ele disse então que vai vetar realmente esse projeto da dosimetria.
01:49E essa fala de Lula, ela repercutiu inclusive até nos Estados Unidos, viu Caniato?
01:52Porque ao mesmo tempo que ele falou isso, o advogado Martin De Luca, que é ligado ao presidente Donald Trump,
01:59esse advogado norte-americano também, ele republicou uma fala de Lula no Twitter, no X, antigo Twitter,
02:06e postou a legenda, já com a pipoca em mãos, aguardando o desfecho desse caso.
02:11Martin De Luca, que inclusive recentemente já havia dito que pra ele o golpe do 8 de janeiro de 2023,
02:18a tentativa de golpe realizada aqui no Brasil, nada mais era do que um golpe da Disney, segundo esse advogado.
02:24Ele que, assim como parte do governo norte-americano, comemoraram esse projeto de lei da dosimetria no Congresso,
02:32disseram que essa é uma primeira etapa pra tentar acabar com essa polarização,
02:37e usando a política, usando a justiça pra influenciar na polarização do país, segundo as palavras de Martin De Luca,
02:44eles comemoraram esse primeiro ponto e agora não gostaram do posicionamento do presidente.
02:49Mas Lula pareceu bastante confiante com essa opinião, bastante confiante com o veto,
02:53inclusive confiante também com a recente parceria firmada com Donald Trump.
02:58Ele inclusive até brincou, disse que idade não é um problema,
03:02que ele com 80 anos tem muita vontade e, nas palavras de Lula, muito tesão pra governar esse país.
03:09Eu digo, sabem por que eu não vou envelhecer?
03:12Porque eu tenho uma causa e só envelhece quem tem um cérebro vazio.
03:15Se preparem, que eu quero viver até 120 anos.
03:20Forte declaração da dosimetria e confiança em relação às próximas eleições também, né, Caniato?
03:26É isso aí.
03:27Matheus, obrigado pelas informações.
03:28O Martin De Luca, que é o advogado da Trump Media, inclusive concedeu já a entrevista aqui à Jovem Pan.
03:33Teve um dia que ele falou ao vivo com a gente aqui no programa Os Pingos nos diz.
03:37Valeu, Matheus, obrigado.
03:38Viu, bom trabalho pra você.
03:39A gente volta a conversar.
03:40A gente segue aqui.
03:41Vamos repercutir com os nossos comentaristas.
03:43Eu só vou receber a Rede Jovem Panda e todos acompanharão a análise dos nossos comentaristas na íntegra.
03:50Inclusive, eu quero agradecer muito a participação de todas as pessoas.
03:54Rede Jovem Pan agora em sintonia com o programa Os Pingos nos diz.
03:58Há pouco trouxemos uma informação.
03:59O nosso repórter Matheus Dias destacou que o advogado de Donald Trump, na verdade uma das empresas de Donald Trump,
04:07o Martin De Luca, questionou, perguntou se Lula, o presidente brasileiro, vai vetar mesmo a dosimetria.
04:15Ele chegou, inclusive, a mencionar isso em dois eventos, antecipando a decisão, dizendo que esse projeto aprovado vai pro Palácio do Planalto e ele irá vetar integralmente.
04:26Enfim, há muitos questionamentos se de fato ele fará isso.
04:29Vou começar com o Roberto Mota, né?
04:31A gente tem tratado tanto da dosimetria e agora tem uma outra faceta, que é o presidente Lula antecipando a sua decisão.
04:39Disse que vai vetar.
04:40Bom, mas se há um acordo, num acordo e nesse roteiro há a previsão, inclusive, do veto, você acha que pode ser um grande jogo de cena, é isso?
04:49É o que os críticos diriam, Carinhato, mas há tantas facetas diferentes dessa notícia que a gente poderia explorar, né?
04:59Essa reação do Martin De Luca, eu fico pensando na reação de algumas pessoas do governo americano, que surpresas estão reservadas para eles.
05:11Olha, durante décadas, a esquerda construiu o seu projeto de poder em cima da imagem de defensora dos fracos.
05:22A esquerda diz que pegou em armas nos anos 60 e 70 para defender a liberdade.
05:28A esquerda chorou lágrimas de sangue pela anistia em 1979.
05:35A esquerda, até há pouco tempo, repetiu o slogan, censura nunca mais.
05:41Era uma coisa fofa.
05:43Eles se juntavam, colocavam uns esparadrapos na boca e seguravam cartaz, censura nunca mais.
05:50Hoje, esses mesmos políticos e artistas vão às ruas gritar contra a anistia.
05:57Eles aplaudem a censura, o exílio e a prisão de quem discorda deles.
06:05O que resta, então, para a esquerda, uma vez que ela perdeu essa bandeira de defensora dos mais fracos?
06:14Resta populismo, hipocrisia e uma sucessão de escândalos.
06:21Você, Diego Tavares, o posicionamento do presidente brasileiro se antecipando, dizendo que vai vetar.
06:27E aí, muito provavelmente, o Congresso derrubaria o veto do presidente da República.
06:34E aí tem o posicionamento também do Martin De Luca, esse advogado da Trump Media, questionando.
06:39Será que o presidente brasileiro fará isso?
06:42O que ele sabe que a gente não sabe, hein, Diego?
06:45Olha, boa pergunta, Caniato.
06:47Eu acho um pouco curioso o posicionamento do Martin De Luca, principalmente quando os membros mais ideológicos do governo Trump
06:54já tratam com positividade as relações entre Trump e o presidente Lula,
06:59o que fomenta também a teoria da existência desse acordo, contando, inclusive, com anuência e participação direta dos Estados Unidos.
07:07Agora, esse veto do presidente Lula, de fato, é parte desse balé, já era esperado.
07:13Os próprios senadores, antes mesmo do PL da dosimetria ser levado ao plenário,
07:19eles já anunciaram que não fariam obstrução, aquela obstrução regimental que frequentemente nós acompanhamos
07:25nos trabalhos das casas legislativas, não fariam para dar ao presidente Lula a possibilidade de oferecer esse símbolo,
07:32principalmente ao seu eleitorado, de vetar o PL da dosimetria.
07:37E isso vai muito ao encontro da tônica que o presidente Lula quer dar à sua campanha presidencial em 2026.
07:45Ele anunciou na última reunião que fez com os ministros, antes daquela foto de Natal com todos os titulares dos ministérios,
07:54que no dia 8 de janeiro de 2026 nenhum dos ministros estivesse fora de Brasília,
08:00que estivessem todos lá, porque haveria um grande ato em memória do 8 de janeiro
08:05para celebrar a democracia.
08:07Enfim, isso tudo já aponta para uma construção de narrativa que possivelmente será a narrativa de campanha de Lula.
08:15Então é natural, esse veto era mais do que esperado e também não atrapalha a dinâmica da existência
08:23desse possível acordo que favorece, favorece muito Lula e favorece também a ala bolsonarista.
08:30É bom para a polarização que toda essa questão do 8 de janeiro seja a tônica das eleições de 2026.
08:37Afinal, dessa forma, de um lado, o presidente Lula sai de cena todos os problemas que ele teria que enfrentar,
08:44o colapso fiscal que o Brasil enfrenta, o problema da segurança pública, a alta de preços, enfim,
08:50todos esses problemas saem de cena para se discutir a necessidade de combate ao fascismo,
08:55o fantasma do autoritarismo que tem sido a grande narrativa governista.
08:59E do lado do clã Bolsonaro, na pessoa do pré-candidato Flávio Bolsonaro, volta também a polarização,
09:07volta a possibilidade de ter mais protagonismo no campo da direita.
09:10Então, toda essa dinâmica de veto do projeto, derrubada do veto e fortalecimento do bolsonarismo
09:16ajuda também, de certa forma, a Lula e, com isso, com a retroalimentação da polarização,
09:21também ajuda Flávio Bolsonaro.
09:23Você, Nelson Kobayashi, qual aspecto dessa notícia você queria se debruçar e destacar aqui?
09:28Olha, Caniato, o fato do presidente Lula vetar e de jogar responsabilidade para o Congresso
09:35é muito parecida essa estratégia com a do líder do governo no Senado, o senador Jacques Wagner,
09:41que disse que não iria pedir um adiamento, não iria usar seus artifícios regimentais
09:48para atrasar a votação, de que iria fazer um acordo de procedimento, não de mérito,
09:55não a favor de diminuir pena para golpista, mas de procedimento para votar.
10:01E que, no voto, ele votaria contra, mas que já se votasse porque, votando agora ou votando
10:07daqui a alguns meses, o resultado seria o mesmo.
10:10Isso tudo significa, seja o método do presidente, seja o método do líder do governo no Senado,
10:15um grande teatro.
10:16É um grande teatro.
10:17Eles não podem carimbar, colocar digital deles em nada que seja a favor da dosimetria,
10:23porque, como o Diego disse, faz parte do enredo de campanha que nunca acabou,
10:29que é o tal slogan da defesa da democracia.
10:33Esse 8 de janeiro próximo vai ser um grande comício em Brasília, você pode ter certeza disso,
10:38e a prova disso vai ser a ausência do senador Davi Alcolumbre, presidente do Congresso,
10:43e do presidente da Câmara, Hugo Mota, eles não estarão lá, pode anotar.
10:47Justamente porque o presidente Lula vem requentando a cada janeiro esse tipo de estratégia,
10:54de campanha política e de slogan para tentar angariar alguns votos.
10:59Então faz parte, sim, da estratégia.
11:01Esse método do presidente está dentro do previsto, ele vai vetar, o Congresso vai derrubar,
11:07e eu não acredito que o STF vá declarar a inconstitucionalidade do projeto,
11:12porque isso faz parte, sim, de um grande acordo.
11:14Seria muita coincidência tudo acontecer tão rapidamente como aconteceu
11:19diante dos fatos políticos que nós tivemos nas últimas semanas.
11:23Pois é, Mota, você falava das várias facetas, né?
11:26É possível analisar essa notícia analisando muitos aspectos dela.
11:30E eu queria que você também trouxesse um pouco da participação dos Estados Unidos,
11:35porque há quem tivesse feito uma conexão entre a aprovação da dosimetria,
11:41inicialmente na Câmara Federal, com a retirada das sanções norte-americanas
11:46para algumas autoridades, né?
11:48Em algum momento acharam que tinha a ver, como se as instituições brasileiras
11:54tivessem enviado um recado, e aí as autoridades norte-americanas
11:58entenderam o recado e teriam retirado as sanções.
12:01Enfim, é possível a gente ainda conectar esses dois assuntos
12:05aquilo que os Estados Unidos fizeram e possivelmente venham a fazer?
12:12Claro.
12:12Eu primeiro quero dizer que eu não tenho opinião formada em relação a isso.
12:17Eu realmente estou muito confuso
12:19no que diz respeito à nova estratégia do governo americano de Donald Trump.
12:24Eu não consigo fazer uma leitura adequada ainda.
12:26Mas circularam pelas redes sociais uma grande quantidade de teorias
12:34sobre o que teria acontecido.
12:37E uma dessas teorias, que tem várias variações,
12:41mas uma dessas teorias diz que os Estados Unidos,
12:45por razões várias, resolveram fazer um acordo com o governo brasileiro,
12:51com o Estado brasileiro, e suspenderam as sanções,
12:54mas eles precisavam de alguma coisa concreta, né, companheira?
12:59Eu não posso simplesmente retirar tudo isso,
13:02porque aí o pessoal vai ficar falando que eu retirei
13:05por causa das terras raras,
13:07ou para vocês ficarem calados quando eu tirar o Maduro.
13:10Então eu preciso de alguma sinalização.
13:14E aí, olha, a sinalização que foi combinada é
13:17o PL da dosimetria.
13:20Um PL que é, como eu disse aqui,
13:23foi vendido por muita gente como sendo
13:26a passagem para os réus do 8 de janeiro,
13:30passarem o Natal em casa.
13:32Foi vendido como a última e a única saída.
13:35Esqueçam a anistia.
13:37E agora a gente está vendo as dificuldades
13:39que ainda terão que ser superadas
13:42para que efetivamente quem não deveria estar preso
13:45saia da cadeia.
13:47Enfim, então esse PL da dosimetria
13:50seria o combinado.
13:53É menos importante o resultado final dele
13:57do que o simbolismo do PL da dosimetria.
14:02Agora, o que se espera, eu imagino,
14:05isso talvez tenha a ver com a declaração
14:07do Martin de Luca,
14:09é que pelo menos os companheiros
14:11façam esse teatrinho de forma mais convincente, né?
14:15Porque do jeito que está, está muito ruim.
14:19Então daqui a pouco é capaz até do governo americano
14:21dizer, olha, não, aí não dá.
14:23Vocês, por favor, mostrem um pouquinho mais
14:26de sinceridade.
14:28Porque senão a gente vai mudar de estratégia.
14:31Pois é.
14:32Você, Diego, que é preciso considerar
14:34em relação à participação dos Estados Unidos
14:36nesse processo,
14:37é possível conectar aquelas atitudes
14:40e medidas tomadas,
14:41também a retirada das sanções
14:43com esse movimento feito pelo Congresso Nacional
14:46e a depender da lentidão
14:49do avanço desse processo
14:51para que essas pessoas saiam da cadeia,
14:53os Estados Unidos poderiam tomar
14:55algum tipo de atitude?
14:56Ou nós teríamos a resposta,
14:58se isso tem a ver com os Estados Unidos,
15:00se novas medidas fossem tomadas, né?
15:03Caniato, tem uma teoria um pouco diferente
15:06da do moto em relação à participação
15:07norte-americana nesse grande acordo
15:10e no peso do PL da dosimetria
15:13nesse contexto de acordo.
15:16Eu não vejo que o PL da dosimetria
15:18foi um aceno a Trump.
15:20Eu vejo que o PL da dosimetria
15:22foi um esforço do centrão
15:25que estava ficando de fora desse acordo.
15:28Porque o que me parece ter ocorrido
15:29é que o presidente Lula teve
15:32um interlocutor,
15:33um famoso empresário brasileiro,
15:35que intercedeu por ele junto a Donald Trump,
15:37já vista que ele também é um grande empresário,
15:40nos Estados Unidos da América,
15:42e que com isso,
15:43a troca que teria sido feita
15:45seria o alívio institucional para Lula
15:47aqui com o afrouxamento das sanções
15:49em troca dos acordos
15:51sobre terras raras,
15:52sobre energia,
15:53enfim, um acordo envolvendo aí
15:55diversas questões,
15:56o combate ao crime organizado,
15:58e isso acabou fazendo com que
16:00a continuidade do governo Lula
16:03fosse interessante para Donald Trump,
16:05para a manutenção dos termos desse acordo.
16:07Daí uma articulação norte-americana
16:09junto à família Bolsonaro,
16:11para que Flávio fosse lançado candidato.
16:13E todas as análises dão conta,
16:15todos os levantamentos dão conta
16:16que com Flávio Bolsonaro como candidato,
16:18a reeleição de Lula
16:20é praticamente certa.
16:21Alguns levantamentos
16:23apontam até uma possível vitória
16:25em primeiro turno.
16:26Esse seria o termo.
16:28E em resposta,
16:29o Centrão teria avançado
16:31com o PL da dosimetria
16:32para que isso fosse
16:33uma ferramenta de troca
16:35junto a Flávio Bolsonaro
16:37para tentar requentar
16:38essa candidatura
16:39de Tarcísio de Freitas
16:40ou de Ratinho Júnior
16:41que contaria
16:41com uma maior participação
16:43dos seus aliados do Centrão.
16:45Existe um ponto
16:46nesse teatro
16:47todo que vai nos dar
16:48essa resposta
16:49que é exatamente
16:50a possibilidade derrubada
16:51de veto.
16:52Eu acredito que esse
16:54vai ser o grande
16:55turning point do Centrão.
16:56Vai ser o momento
16:57no qual o Flávio Bolsonaro
16:59voltará para a mesa
17:00e será dito a ele,
17:02olha, agora
17:02ou você abre mão
17:04da sua candidatura
17:05em favor de Tarcísio de Freitas
17:07ou de Ratinho Júnior
17:08ou nós não vamos
17:10derrubar o veto.
17:11Nós vamos fazer
17:11uma bagunça institucional
17:12aqui e o PL da dosimetria
17:14vai acabar não passando
17:16o que seria
17:16uma grande vitória
17:17para o governo Lula
17:19no começo
17:19desse ano eleitoral.
17:21Novamente,
17:22tudo aqui
17:22no campo das conjecturas
17:24mas me parece
17:25que essa teoria
17:26para em pé.
17:28Afinal de contas,
17:29o Centrão
17:29foi quem perdeu mais
17:31com esse grande acordo
17:32porque não tem participação
17:34nenhuma.
17:34Algumas alas do Centrão
17:35inclusive já estão
17:36voltando correndo
17:37para o colo
17:38do presidente
17:39da república.
17:40Já estão fazendo negócios
17:41para 2026
17:43desvinculados
17:43dos diretórios
17:44federais
17:45de seus partidos
17:46o que é, enfim,
17:47uma tendência
17:48diante da desorganização
17:50da direita
17:51que com a candidatura
17:51de Flávio Bolsonaro
17:52voltou a estaca zero.
17:54Então, eu acredito
17:55que o PL da dosimetria
17:56não veio propriamente
17:58como uma cláusula
17:59norte-americana
18:00mas foi um esforço
18:01do Centrão
18:02para que voltasse
18:03também a mesa
18:04de negociações
18:05tivesse também
18:06o seu peso
18:06na composição eleitoral
18:08para 2026.
18:09Ainda que muitos
18:10entendam que isso
18:12vai conseguir
18:14atingir o objetivo
18:15avanço
18:16de PL da dosimetria
18:17com aprovação
18:18depois o veto
18:19mas derruba o veto
18:20mas no final das contas
18:21eles conseguiriam
18:22não tem um documento
18:24que possa ser apresentado
18:26para que a gente entenda
18:27quais são
18:28os detalhes
18:29desse acordo
18:29Nelson Kobayashi.
18:31E assim, pode acontecer
18:32de algum partido pequeno
18:34algum parlamentar desavisado
18:35a juiz de uma ação
18:36dizendo que
18:37o PL da dosimetria
18:39é inconstitucional
18:40digo, após a derrubada
18:42por parte do Congresso
18:43uma vez que o presidente
18:44vete
18:45e o que atrasaria
18:46ainda mais o processo
18:47porque aí o Supremo
18:48precisaria analisar
18:50o PL da dosimetria
18:51para se posicionar
18:54se entende
18:54que aquele projeto
18:55é inconstitucional ou não
18:56caso algum parlamentar
18:58faça isso
18:59qual deveria ser
19:00o posicionamento
19:01do Supremo
19:02Supremo é parte
19:03nesse acordo?
19:04Depende
19:04aparentemente é
19:05segundo o que
19:06deixou escapar lá atrás
19:08Paulinho da Força
19:09Michel Temer
19:10e Aécio Neves
19:11o Supremo estaria
19:12acordado
19:13com os atores
19:14aí do centrão político
19:15é
19:16é fato que
19:17há um acordo
19:17a gente só não sabe
19:18quais são
19:19as cláusulas
19:20desse acordo
19:20e a gente
19:21conjectura aqui
19:22eu trago uma terceira visão
19:23diferente do Mota
19:24e do Diego
19:25eu acho que isso tem
19:26pouco a ver
19:27não que não tenha nada a ver
19:28mas tem pouco a ver
19:29com a situação dos Estados Unidos
19:31eu acredito que esse acordo
19:32tem muito a ver
19:33com a possível retirada
19:35da candidatura
19:36de Flávio Bolsonaro
19:37e que este PL
19:39da dosimetria
19:39seria a primeira parcela
19:41ele não paga
19:42a retirada
19:43possível retirada
19:45da candidatura
19:45de Flávio Bolsonaro
19:46uma segunda
19:47terceira parcela
19:48uma nova fase
19:50de pagamentos
19:52desse acordo
19:52viria
19:53mais adiante
19:54com a decisão
19:55já aplicando
19:57a dosimetria
19:58ao ex-presidente
19:59Jair Bolsonaro
20:00e com a sua
20:01prisão domiciliar
20:02se a gente pega
20:04a linha do tempo
20:04tudo aconteceu
20:05muito próximo ali
20:06o anúncio
20:07da candidatura
20:08de Flávio Bolsonaro
20:09como abençoado
20:10o pedido
20:12da defesa
20:12por uma prisão
20:13domiciliar
20:13quase que no dia
20:14seguinte
20:15o avanço
20:16do PL
20:17da dosimetria
20:18que estava
20:19totalmente morto
20:20foi requentado
20:21reavivou
20:22de um jeito
20:22com uma velocidade
20:23tremenda
20:24na Câmara
20:25e no Senado
20:25já temos aprovação
20:26em poucos dias
20:27eu acho que tudo isso
20:29tem a ver sim
20:30com Flávio Bolsonaro
20:31retira a candidatura
20:32e se coloca
20:33a mesa
20:34um nome que tenha
20:35apoio
20:35viabilidade
20:36de poder
20:38em algum momento
20:39disputar
20:40com chances
20:41de ganhar as eleições
20:42e com apoio
20:43institucional
20:44político
20:44dos partidos
20:45de centro
20:46esse movimento
20:47do União Brasil
20:47por exemplo
20:48dessa semana
20:50o vai e volta
20:51do Desunião Brasil
20:53que agora
20:54quer ficar no governo
20:55tinha expulsado
20:56o Sabino
20:57porque ele
20:58estava no governo
20:59agora
20:59que ele
21:00pediu a saída dele
21:01para colocar outro
21:02do União Brasil
21:03na mesma cadeira
21:04eu acho que isso
21:05é um recado
21:05muito mais
21:06para a família Bolsonaro
21:07do que propriamente
21:08para o presidente Lula
21:09é meio que um recado
21:11assim
21:11olha só
21:12família Bolsonaro
21:12vocês precisam de nós
21:14se vocês não
21:14nos colocarem
21:15na mesa de negociação
21:16para a gente
21:17participar de uma
21:18construção
21:18e ficar impondo
21:20de cima para baixo
21:21qualquer nome
21:21para disputar a eleição
21:22a gente vai
21:23com o presidente Lula
21:24é mais ou menos
21:25esse o recado
21:26que eu acho que
21:26o União Brasil
21:26deu para a família
21:27Bolsonaro
21:28justamente no trâmite
21:30agora no trâmite
21:31dos pagamentos
21:32desse possível acordo
21:33vamos ver Caniato
21:35talvez a gente
21:35tenha uma prova real
21:36
21:36nas próximas semanas
21:37no início do ano
21:38quando o pedido
21:40de prisão domiciliar
21:41for avaliado
21:43pelo Supremo
21:44que pode ser ou não
21:45uma parte
21:46neste acordão
21:47se a gente tiver
21:48prisão domiciliar
21:49talvez seja a segunda
21:49parcela do acordo
21:51a derrubada do veto
21:52e aí a gente vai ver
21:53se Flávio tira
21:54ou não tira
21:55a sua candidatura
21:56se ele retirar
21:57e tiver apoio
21:58total do centrão
21:58aí estarão
22:00expostas
22:02as cláusulas todas
22:03desse acordo
22:04que existe
22:04a gente só não sabe
22:05de fato
22:06como é que ele é
22:07de verdade
22:07Pois é
22:08não
22:08mas essa é uma
22:09leitura importante
22:10é uma
22:11uma tese
22:12inclusive
22:13que eu escutei
22:14de alguns analistas
22:15você nota
22:16a candidatura
22:16de Flávio
22:17poderia ter sido
22:18lançado
22:18para permitir
22:19que principalmente
22:20a família
22:22negociasse
22:23os termos
22:23desse acordo
22:24a aprovação
22:25do PR da dosimetria
22:26seria uma parte
22:27desse pagamento
22:29relembrando aquela
22:30história do preço
22:31mencionado por Flávio
22:32Bolsonaro
22:33a domiciliar
22:34a Bolsonaro
22:35poderia ser
22:36a segunda
22:37parcela
22:37o que você acha disso
22:38é difícil
22:42dizer
22:43eu queria primeiro
22:44deixar claro
22:46aqui
22:46que eu não
22:47tenho nenhuma
22:48teoria
22:49sobre
22:50esses acontecimentos
22:52todos
22:52então
22:52essa teoria
22:53que eu mencionei
22:54aqui é uma
22:55das teorias
22:56que está circulando
22:57uma das
22:58que é mais
22:59popular
23:00tem outra
23:01que fala
23:02das terras raras
23:03que também
23:04tem muita
23:04popularidade
23:05tem outra
23:07que diz
23:07que tudo
23:07é fruto
23:08da intermediação
23:09de um grande
23:10pecuarista
23:11tem outro
23:11que diz
23:12não, não, não
23:12é tudo fruto
23:13da intermediação
23:14de um banqueiro
23:15então as teorias
23:16são muitas
23:17e do jeito
23:18que o Brasil
23:19está hoje
23:20eu acho
23:21que é concebível
23:22que qualquer
23:23uma dessas
23:24teorias
23:25seja verdadeira
23:26eu acho
23:27que a motivação
23:28principal
23:29da candidatura
23:30do Flávio
23:31é a situação
23:33do pai dele
23:34eu não acredito
23:36em nenhuma
23:37negociação
23:39tão clara
23:42óbvia
23:43direta
23:44simples
23:44objetiva
23:45como essas
23:47que estão sendo
23:48cogitadas
23:48a situação
23:50do Brasil
23:51é complexa
23:52demais
23:52nós já vivemos
23:54inúmeras
23:55situações
23:56em que se
23:57garantia
23:59que determinada
24:00coisa ia acontecer
24:01porque nada
24:03mais poderia
24:03acontecer
24:04e aconteceu
24:05tudo menos
24:06aquilo
24:07então
24:08a situação
24:09de Jair Bolsonaro
24:11é extremamente
24:11complicada
24:12eu não consigo
24:13ver
24:14como um PL
24:15da dosimetria
24:16especialmente
24:18com essas características
24:19que a gente discutiu
24:20aqui né
24:20um PL
24:21que na pior
24:22das hipóteses
24:23pode levar
24:25muitos meses
24:26ou até anos
24:27para ter
24:28o seu efeito
24:29que não vai ter
24:30o mesmo efeito
24:31para todo mundo
24:32e que deixa
24:34as pessoas
24:35essencialmente
24:35na mesma situação
24:36em que elas estão
24:37hoje
24:37a merced
24:39de uma decisão
24:40judicial
24:42em cima de
24:43como eu disse
24:44aqui no início
24:44que é
24:45uma situação
24:46com várias
24:47camadas de absurdo
24:48então
24:48realmente eu
24:50não que isso
24:51não seja possível
24:53isso é
24:53provavelmente
24:54uma falha
24:55da minha
24:56imaginação
24:57que não
24:58consegue
24:59acompanhar
25:00o ritmo
25:00dos acontecimentos
25:01no Brasil
25:03agora
25:03Diego
25:04é preciso
25:05também
25:05considerar
25:06que
25:06esse
25:07é um problema
25:09enorme
25:10para os congressistas
25:11
25:11eu escutei
25:12eu acho que
25:12há alguns dias
25:13um parlamentar
25:14dizendo
25:15grande parte
25:17do congresso
25:17quer resolver
25:18por isso que
25:18houve esse entendimento
25:20porque eles querem
25:21virar a página
25:21eles precisam
25:22se dedicar
25:23aos compromissos
25:24ligados
25:25à campanha
25:25eleitoral
25:26
25:26as articulações
25:27quem vai fechar
25:28com quem
25:28enfim
25:28há muitas demandas
25:30nesse sentido
25:31então era importante
25:32virar a página
25:33pelo menos avançar
25:35com o projeto
25:36que trata daqueles
25:36que participaram
25:37dos atos
25:38do dia 8
25:38porém
25:39se a tramitação
25:42ou avanço
25:43desse processo
25:43demorar tanto
25:44isso continuará
25:46sendo um problema
25:46isso inclusive
25:47poderá passar
25:49para a próxima gestão
25:50para o próximo
25:50presidente da república
25:52para a próxima
25:52legislatura
25:53enfim
25:54o novo presidente
25:55da república
25:55vai poder
25:56indicar novos
25:57ministros
25:58da suprema corte
25:59enfim
25:59é um problema
25:59que não se resolve
26:00como disse o moto
26:01isso poderá
26:02perdurar anos
26:03e aí
26:04como é que fica
26:05o que esses congressistas
26:06podem fazer
26:07você acha que
26:08em algum momento
26:09o PL da dosimetria
26:10talvez
26:11poderia ser
26:12se não descartado
26:14mas poderiam
26:15pensar em uma nova
26:16iniciativa
26:17via legislativo
26:19para
26:19abreviar
26:20todo esse processo
26:21apostar em anistia
26:23seria um exagero
26:24não
26:26não seria um exagero
26:27não caniato
26:27e aliás
26:28no Brasil
26:28toda aposta
26:29é válida
26:30como eu disse
26:30nós vemos
26:31uma era
26:32de insegurança
26:32institucional
26:33não só
26:34insegurança jurídica
26:35mas tem relação
26:36ao processo
26:36legislativo
26:37temos um exemplo
26:38dessa semana
26:39duas situações
26:39idênticas
26:40como a da Carla Zambelli
26:41e a do Ramagem
26:42foram apreciadas
26:43pela câmara
26:43de forma totalmente
26:44diferente
26:45então tudo isso
26:46é possível
26:47e esse contexto
26:48que você colocou
26:49sobre
26:49sobre uma espécie
26:51de ano novo
26:52vida nova
26:52para a câmara
26:53dos deputados
26:54foi também
26:54a desculpa
26:55de Hugo Mota
26:56para dizer
26:56olha
26:57eu pautei aqui
26:57o pele da dosimetria
26:59pautei essas cassações
27:00porque eu quero
27:01iniciar dois mil e vinte e seis
27:03com o foco
27:04da câmara
27:05em outra agenda
27:06quero superar
27:07virar essa página
27:08mas eu tenho minhas dúvidas
27:09caniato
27:10se isso é
27:10de fato
27:11opinião de todos
27:12os parlamentares
27:13ou de muitos parlamentares
27:14como eu disse
27:15no meu comentário anterior
27:16acho que
27:17pelo menos
27:18para a bancada
27:19do partido
27:19dos trabalhadores
27:20e também para a bancada
27:21bolsonarista
27:21da câmara
27:22que são duas bancadas
27:23muito relevantes
27:24esse é um debate
27:25que no ano eleitoral
27:26compensa muito
27:27é um debate
27:28que no ano eleitoral
27:29pode render muito
27:30capital
27:31político
27:32para esses parlamentares
27:33que vão buscar
27:34a reeleição
27:35principalmente
27:35porque
27:36a maioria desses
27:37parlamentares
27:38com todo o respeito
27:39que lhes é devido
27:41por serem
27:41deputados federais
27:43e senadores
27:44não tem grande
27:45trabalho parlamentar
27:47não tem grande
27:48produção parlamentar
27:49para apresentar
27:50para a sociedade
27:50vivem mesmo
27:52desse embate
27:52narrativo
27:53vivem dos recortes
27:54de rede social
27:55os lulistas
27:57falando
27:57do fascismo
27:58bolsonarista
27:59os bolsonaristas
28:00falando dos perigos
28:01do comunismo
28:02mas produção mesmo
28:03projetos de lei
28:04relevantes
28:05relatorias
28:06de projetos de lei
28:07participação
28:08em comissões
28:09tem muito pouco
28:10então é um debate
28:11que compensa
28:12então talvez
28:13para uma boa parcela
28:14dos parlamentares
28:15manter
28:16o debate
28:17eleitoral
28:18focado
28:18nesse tema
28:19seja compensatório
28:20possa garantir
28:21uma reeleição
28:22principalmente
28:23considerando
28:24do lado
28:24bolsonarista
28:25que nós não
28:26teremos a participação
28:27de três parlamentares
28:28nas eleições
28:29que tiveram votação
28:30expressiva
28:31em 2022
28:31Eduardo Bolsonaro
28:33com quase um milhão
28:34de votos
28:35Carla Zambelli
28:35com mais de um milhão
28:36de votos
28:37Ramagem
28:37com quase um milhão
28:38de votos
28:39também no Rio de Janeiro
28:40tudo isso gera
28:41um vácuo muito grande
28:42que pode ser ocupado
28:44por esses parlamentares
28:45que novamente
28:45dependem
28:46única e exclusivamente
28:47de narrativa
28:48para se elegerem
28:50porque trabalho
28:51infelizmente
28:52tem muito pouco
28:52oi
28:54oi
28:55oi
28:55oi
28:55oi
28:56oi
28:57oi
28:58oi
28:58o
28:59oi
28:59oi
Comentários

Recomendado